Aumento de compras e levantamentos com multibanco

Entre o final de novembro e o início do ano as compras através dos terminais do Multibanco ultrapassaram os 4 mil milhões de euros e foram levantados nas caixas automáticas quase 3 mil milhões de euros.

De acordo com a SIBS, “no período entre o dia 28 novembro 2016 e o dia 1 Janeiro 2017 foram efetuados, nos Caixas Automáticos da Rede MULTIBANCO, 41,8 milhões de levantamentos no valor de 2.919 milhões de euros”.

A entidade que gere a rede revela ainda que no “mesmo período foram efetuadas, nos Terminais de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO, 101,3 milhões de compras no valor de 4.023 milhões de euros”.

Os dados mostram ainda que nesta quadra natalícia o “valor médio levantado por dia foi de 70 euros” e que em “compras, o valor médio dos pagamentos em lojas foi de 40 euros”.

O comunicado da SIBS diz ainda que “em comparação com o ano anterior, registou-se um aumento global (levantamentos e compras) dos volumes processados na Rede MULTIBANCO de 8% no número de operações e de 7,8% no montante transaccionado”.

O comunicado aponta ainda que 23 de dezembro foi o dia com mais operações na rede “tendo-se registado 8,4 milhões de operações, mais 8,8% que o dia homólogo, também registado como o dia com mais operações em 2015”.

Já nos “supermercados foram efectuadas 31 milhões de compras, mas 7,6% que no período homólogo” e que as compras no comércio a retalho “registaram um aumento de 4% face ao mesmo período do ano passado, tendo-se registado 27,9 milhões de operações”.

Os pagamentos nos restaurantes e hóteis aumentaram 17,5% e os nas gasolineiras apenas 12,6%.  

A SIBS indica ainda que em dezembro passado aumentaram as operações com cartões estrangeiros, 18,6% em termos homólogos, tendo representado 2% do volume total de operações realizadas nas caixas e terminais de pagamento do Multibanco.

Os principais cartões estrangeiros usados tinham origem francesa, seguidos pelos do Reino Unido e pelos de Espanha.