Sabe porque é que os dinossauros se extinguiram? Pode não ter sido um asteroide

A teoria mais aceite para a extinção dos dinossauros é a de que um asteroide gigante chocou com a Terra, mas pode não ser essa a explicação.

Acredita-se que o que provocou a extinção dos dinossauros foi um asteroide gigante que chocou com a Terra há mais de 60 milhões de anos, o que provocou uma explosão tão forte que levou ao desaparecimento destes gigantes que habitavam o nosso planeta.

Mas agora há uma nova teoria que diz que o grande responsável pelo fim dos dinossauros é, afinal, o seu tempo de gestação.

Num estudo publicado na revista Science Alert, o biólogo Gregory Erickson, da Universidade da Florida, EUA, explica que, como o tempo de gestação dos dinossauros era maior do que o das restantes espécies, estes estavam em desvantagem.

A investigação analisou fósseis de embriões de dinossauros e descobriu que o período de incubação das espécies voadoras era de pelo menos seis meses. Esta descoberta fez com que os investigadores concluíssem que estes estavam em desvantagem face a outros animais com tempo de gestação mais curto.

“Pensamos que a nossa descoberta tem implicações para perceber porque é que os dinossauros foram extintos no final do período Cretáceo, enquanto anfíbios, aves, mamíferos e répteis conseguiram resistir e até prosperar”, disse Gregory Erickson.

"Enquanto biólogo, percebi as inúmeras implicações que o período de incubação tem para o grupo", acrescentou.