CGD já avançou com a primeira fase de recapitalização

A Caixa deu início ao processo de capitalização acordado com Bruxelas através de um aumento de capital de 1445 milhões de euros

A primeira fase da capitalização da Caixa Geral de Depósitos, com a conversão dos instrumentos híbridos conhecidos como CoCos e com integração total da sociedade Parcaixa, já foi concretizada.

"Nesta primeira fase, a CGD realizou um aumento de capital em espécie no montante de aproximadamente 1 445 milhões de euros, a subscrever e realizar integralmente pelo acionista Estado Português, pela entrega de 945 milhões de euros respeitantes a obrigações subordinadas de conversão contingente (Instrumentos de Capital Core Tier 1 ou ISE) e respetivos juros; e cerca de 500 milhões de euros, mediante a entrega de ações da Parcaixa", revelou, esta tarde, o ministério das Finanças, em comunicado.

Numa segunda fase, o Estado irá realizar um aumento de capital até 2 700 milhões de euros. "Adicionalmente, a CGD realizará uma emissão faseada de instrumentos de dívida subordinada elegível para efeitos de cumprimento dos rácios de capital regulatório, a ocorrer junto de investidores privados. O instrumento financeiro a emitir não será convertível em ações da CGD, assegurando-se a manutenção da CGD como um banco integralmente público", salientou no documento.