A rapariga “furacão” que está a sensibilizar Portugal [Vídeo]

Chamam-lhe a rapariga “furacão”, tem 18 anos e precisa de um transplante pulmonar para sobreviver. 

Segundo avança o Correio da Manhã, Marta d’Orey é uma jovem de 18 anos e “precisa de um transplante pulmonar para sobreviver”.

A atriz Cláudia Vieira foi uma das caras conhecidas que se rendeu à história e publicou um texto no seu Facebook onde elogia o sorriso de Marta, “é de alguém que é feliz, ama a vida e a vive da forma certa!!! Grata por te conhecer, és realmente um furacão como te chamam. Tens uma grande lição para dar a muitos e ainda vais dar muito que falar…”, escreveu.

De acordo com o CM, Marta precisa de um transplante pulmonar para poder sobreviver, o jornal refere que a taxa de sucesso da intervenção é muito limitada e que apenas lhe dará uma esperança média de vida de cerca de dez anos.

A jovem “furacão” está dependente de uma bomba de oxigénio, esta situação clínica deve-se a uma gripe A, contraída em Londres há cinco meses atrás e que ficou mal curada, degenerando então uma bronquiolite obliterante pós-infecciosa.

Marta estuda Marketing e Publicidade no IADE, em Lisboa, e nutre uma paixão pela fotografia e pela escrita.

"Já foram várias as vezes em que me deitei naquela sala de luz fluorescente e cheiro a éter, com os lábios tingidos de azul, a pele encharcada em suor e lágrimas, a respiração ofegante por se fazer suficiente, os sentidos a escaparem-me por entre os dedos, e os médicos a rodearem-me o corpo inerte numa tentativa desesperada de o trazer de volta. E de todas essas vezes, tive medo. Tive medo, porque em todas elas vi o botão de "STOP" ao alcance de um palmo. Mas acabei por me encostar no modo "PAUSA", para depois voltar a pressionar o "PLAY". ", foram estas algumas das palavras que Marta escreveu acerca do seu caso.

A jovem afirma ainda que a doença muda o olhar que tem sobre a vida e dos outros à sua volta e que é isso aquilo que mais lhe custa, “saber o impacto que isto tem para o mau. Isto tem impacto que pode ser muito bom e é essa a escolha que eu faço todos os dias.”