Combustíveis. A próxima semana traz boas notícias

Os preços dos combustíveis vão começar a descer na próxima semana. 

Ainda que seja uma alteração ligeira, ganha especial importância porque se trata da primeira vez que descem no espaço de mês e meio, marcado sempre por novas subidas.

As subidas que se fizeram sentir nas últimas semanas culminaram na revisão do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP), sendo que vai ser no gasóleo que a descida se vai sentir mais, até porque este tem sido o combustível mais castigado pela revisão que o Governo tem vindo a fazer.

Ao que tudo indica, poderá haver uma descida de um cêntimo por litro no gasóleo e de meio cêntimo no caso da gasolina. Ainda assim, as descidas previstas não vão permitir apagar as sucessivas subidas que se têm feito sentir nos postos de abastecimento nacionais.

Recorde-se que, de acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. A fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.