Políticos, artistas e clubes reagem à morte de Mário Soares no Facebook

Milhares de pessoas estão a usar as redes sociais para reagir à morte do antigo Presidente da República

Personalidades de todas as áreas da sociedade portuguesa usaram as suas contas nas redes sociais para prestar uma última homenagem a Mário Soares, que morreu este sábado, aos 92 anos, depois de ter estado vários dias internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

“Homenagear Mário Soares como escolheu ser retratado; por Júlio Pomar. O homem com tantas vidas como a nossa democracia. Contraditório, certamente. E sem esquecer nada, digo-vos que hoje escolho recordar com gratidão o homem que mandou a idade e o conforto às malvas para se levantar na aula magna, com toda a esquerda, na defesa do país contra a troika”, escreveu a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, no Facebook.

O diretor da revista Grante e moderador do programa Governo Sombra, Carlos Vaz Marques, partilhou uma imagem do antigo Presidente da República, com a frase “Devemos-lhe muito”. Margarida Pinto Correia, da Fundação EDP e da Fundação do Gil, partilhou uma notícia da morte de Mário Soares, escrevendo apenas a palavra “Obrigada”. O ator Joaquim Monchique fez o mesmo, partilhando a frase “Pela Liberdade”.

“Morreu um Homem Maior e o político a quem mais atenções devo. Há poucos anos ainda teve a generosidade de prefaciar a minha biografia. A seu devido tempo, acalmadas as histerias e saradas as feridas, a História saberá dar o devido valor à figura política mais importante do século XX em Portugal. Soares é – e será sempre – fixe”, escreveu o humorista Herman José no seu Facebook.

A nota de condolências de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, foi divulgada pela página oficial do clube nesta rede social: "Nesta hora de enorme perda para o País, expresso o mais profundo pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares”. Também o Sporting reagiu: “Na morte do Dr. Mário Soares, o Sporting Clube de Portugal curva-se perante a memória de um Estadista. Com o desaparecimento do ex-Presidente da República, ex-Primeiro-Ministro e um dos Homens a quem devemos a conquista da Democracia portuguesa, o País perde uma das referências da sua história contemporânea.

Como todos os cidadãos portugueses, também o Sporting Clube de Portugal exprime a sua gratidão ao Dr. Mário Soares pelo seu contributo decisivo para a conquista da liberdade. À família do Dr. Mário Soares, na pessoa do nosso ex-Presidente da Mesa da Assembleia Geral, o Sporting Clube de Portugal envia as suas mais sentidas condolências”.

O apresentador Daniel Oliveira decidiu recordar o momento em que conheceu o antigo Presidente da República: “Entrevistei Mário Soares em 2007 por altura do 25 de Abril, para o Só Visto!, da RTP. O Nuno Santos convenceu-o que apesar do interlocutor não ser o Daniel Oliveira que ele conhecia, valia a pena a deslocação a um estúdio, onde também estariam algumas crianças que o questionariam sobre a Revolução, sem que ele, todavia, não deixasse de me sussurrar que aquelas perguntas com certeza que vinham dos pais! Foi durante todo o tempo de uma grande gentileza, apesar de ter advertido para o facto de o entrevistador não usar gravata. Foi uma conversa que extravasou o âmbito que a viabilizara e percorreu toda uma vida pessoal, pública e política a todos os níveis assinalável e relevante na história do país! Não é consensual, como não o é nenhuma pessoa que decide, mas independentemente do que dele divirjamos, podermos fazê-lo abertamente também a ele lhe devemos. Na altura, como agora, fi-lo credor do meu obrigado”.

“Não tenho vindo muito ao Facebook por falta de tempo. Não sei como conseguem os grandes "publicadores"… Imaginei que a doença de Mário Soares provocasse aquela onda de desabafos, memórias, sentimentos, expressão de admiração ou de repudio, típica destes momentos. Nunca imaginei é que certas publicações tivessem tão pouca dignidade, para ser suave.

Prefiro já avisar que não vou debater com ninguém. Aqui fica o meu agradecimento como portuguesa ao lutador incansável e intransigente pela democracia. Mário Soares, político que admiro profundamente e que nunca conseguirei ver com nenhum tipo de paternalismo ou sentimentalismo. E se desejo que recupere, quero é recordar a sua coragem, a sua tenacidade, a sua frontalidade, a ambição para o país e o facto de nunca, nunca se ter resignado. Até ao fim um lutador”, escreveu a atriz Inês de Medeiros na sua página pessoal.

O membro do Parlamento Europeu Carlos Zorrinho preferiu partilhar uma opinião que escreveu sobre o antigo Presidente da República antes de este morrer. O título é “Soares é Fixe”.

Daniel Oliveira, do Livre, informou que irá escrever mais tarde sobre o assunto, mas deixou uma frase que considera “óbvia”: “Portugal perdeu um dos seus melhores democratas”.

João Galamba, do PS, partilhou uma fotografia do ex-Presidente da República, apenas com a legenda “Foste grande, Mário”. O mesmo fez José Eduardo Martins, do PSD. “Em duas palavras, sem mas, sem hesitações e com todo o orgulho : muito obrigado”, escreveu na legenda da foto que partilhou.

Pedro Marques Lopes, do programa da SIC Notícias Eixo do Mal, também partilhou uma mensagem em homenagem ao antigo Presidente: “Morreu o melhor de nós todos. Viva Mário Soares”.