António Capucho sobre Mário Soares: “Muito lhe devemos na construção do regime democrático”

António Capucho, que pertenceu ao governo do Bloco Central, destaca o papel de Mário Soares na entrada de Portugal para a CEE.

António Capucho sobre Mário Soares: “Muito lhe devemos na construção do regime democrático”

O ex-secretário-geral do PSD António Capucho afirmou hoje que Portugal deve muito a Mário Soares na construção da democracia. “A notícia era esperada, mas não deixa de me perturbar muito intensamente, pois muito lhe devemos na construção do regime democrático”.

Capucho considera que Mário Soares contribuiu de forma "muito corajosa e decisiva para a instauração de um regime democrático em Portugal” antes do 25 de Abril.

E a seguir à revolução “muito lhe devemos no sucesso do combate à tentativa das forças radicais no sentido de reverterem a revolução num regime totalitário de esquerda, culminada na derrota daquelas em 25 de Novembro”.

O ex-dirigente social-democrata, que esteve com Soares no governo do Bloco Central, destaca ainda o empenho do fundador do PS nas “negociações para a adesão de Portugal à então CEE, permitindo quebrar o isolacionismo a que fomos votados durante décadas”.

António Capucho conta que almoçou recentemente com Mário Soares em Sintra e constatou que, “apesar de já muito enfraquecido, mantinha todo o interesse pela vida nacional”

“A vida política portuguesa fica mais pobre e está de luto profundo”, afirma.