Ana Catarina Mendes: “Soares moldou para sempre a função presidencial”

Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, está convencida de que os portugueses não se vão esquecer do papel de Mário Soares na construção da democracia, na entrada de Portugal na União Europeia e na forma como moldou a função presidencial.

Ana Catarina Mendes: “Soares moldou para sempre a função presidencial”

No dia da sua morte, Ana Catarina Mendes descreve Soares como um "incansável combatente pela liberdade" e um "grande servidor da causa pública".

A dirigente socialista acha que Mário Soares "moldou para sempre a maneira como os portugueses olham para a função presidencial sabendo ser sempre o Presidente de todos os portugueses". E está convencida que momentos como a assinatura do tratado de adesão à União Europeia no Mosteiro dos Jerónimos fazem parte "da memória coletiva" do país e não farão esquecer o papel daquele foi um dos fundadores do PS.

"É uma figura ímpar e inesquecível da História de Portugal", defendeu Ana Catarina Mendes que, numa declaração na sede do PS no Largo do Rato, em Lisboa, enviou à família de Soares "os mais sentidos votos de pesar".