Mario Soares foi “um verdadeiro social-democrata”, disse ministra da Presidência

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa foi até ao hospital da Cruz Vermelha prestar condolências à família de Mário Soares em nome do Governo, uma vez que o primeiro-ministro António Costa está “ausente”, numa viagem à Índia.

Mario Soares foi “um verdadeiro social-democrata”, disse ministra da Presidência

Em declarações aos jornalistas, Maria Manuel Leitão Marques disse tratar-se de um "dia de luto nacional para todo o país". "Perdemos uma personalidade que faz parte da nossa história", acrescentou.

"Foi alguém que tive o privilégio de conhecer, de fazer parte da minha vida", disse a governante, recordando as histórias contadas nas aulas dadas pelo histórico socialista na sua faculdade, onde lecionou depois de ter sido Presidente da República. "Espero que as tenha deixado escritas porque eram histórias que fazem parte da nossa história – histórias de vida, no exílio, na prisão". 

Questionada sobre que imagem iria guardar do fundador do PS, Maria Manuel Leitão Marques afirmou que irá guardar "a imagem de liberdade", mas também a "imagem do empenho social" de Mário Soares. "Não basta a liberdade para que o país seja livre, é preciso outros direitos – direitos económicos, direitos sociais".

"Mário Soares sempre foi um lutador por essas componentes. Um verdadeiro social-democrata, mas também uma pessoa bem-disposta, alguém que conhecia muito bem o povo português nas suas diferentes dimensões".