Decisão de Costa de não regressar da Índia gera incompreensão no PS

Desde que António Costa anunciou que irá manter o programa da visita à Índia, os telefones do Largo do Rato começaram a tocar. Quem liga para a sede do PS não compreende a decisão do primeiro-ministro de não antecipar o regresso para assistir às cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República que começam na segunda-feira.

Decisão de Costa de não regressar da Índia gera incompreensão no PS

O i sabe que há vários militantes a questionar a decisão de Costa, dada a relevância do papel de Soares para o país e o partido e que têm expresso essa incompreensão através de telefonemas para a sede do Largo do Rato ou através de comentários no Facebook.

Costa, que decretou três dias de luto nacional pela morte de Soares, lamentou numa declaração aos jornalistas o facto de a viagem à Índia não lhe permitir estar presente.

"Estando em visita de Estado, não poderei estar pessoalmente presente, mas envio ao João, a Isabel, filhos de Mário Soares, e aos netos, envio daqui um grande abraço e uma saudade que, para mim, será sempre eterna", afirmou Costa.

SOARES TOMOU DECISÃO SEMELHANTE

Apesar da incompreensão de alguns socialistas, Mário Soares tomou uma decisão de alguma forma comparável em vida.

Quando o filho João Soares lutava pela vida num hospital na África do Sul depois de um acidente aéreo em Angola, o então Presidente da República optou por manter uma visita de Estado que estava já agendada, tendo Maria Barroso partido sozinha para o continente africano.

SANTOS SILVA ACHA QUE SOARES COMPREENDERIA

O chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, já desvalorizou a ausência de António Costa no início das cerimónias fúnebres de Mário Soares.

"Nós não podemos falar pelos outros, mas eu desconfio que que se o Dr. Mário Soares soubesse ficaria contente com esta decisão, porque ele sempre pôs os interesses do Estado, da nação e do povo português acima dos seus próprios interesses. Estamos a iniciar uma visita de Estado, que é muito importante, julgo que ela faz sentido", defendeu o ministro dos Negócios Estrangeiros, que acompanha o primeiro-ministro na viagem à Índia.

Costa manterá a agenda da viagem, que termina com a visita a Goa, local de origem do seu pai. Regressa a Lisboa na terça-feira, o dia do funeral de Mário Soares.

O i sabe que, entre os socialistas, houve quem questionasse o facto de o primeiro-ministro se referir à deslocação como uma "visita de Estado" e não como uma "visita oficial", por não ser chefe de Estado. Porém, o Governo indiano concedeu a Costa honras de visita de Estado, pela que a forma como se referiu à sua deslocação está correta.