Portugal vai tremer de frio. Frente polar a caminho

Estão previstas descidas dos valores da temperatura, em particular a mínima, entre 3 a 7 graus Celsius até ao inicio da próxima semana.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o território português vai ser afetado, esta quinta-feira, por uma superfície frontal fria, que vai fazer com que os valores da temperatura diminuam, em especial a mínima, que em algumas zonas do país estará abaixo de zero.

A temperatura voltará a descer de quinta-feira para sexta-feira e ainda no fim de semana.

Assim sendo, a partir de amanhã, dia 12 de janeiro, Portugal vai ser afetado pela passagem de uma frente fria que vai levar à descida das temperaturas entre os 3 e os 7 graus Celsius. Estas temperaturas irão manter-se até ao início da próxima semana.

Ainda de acordo com o IPMA, um anticiclone que estará localizado a noroeste da Galiza vai trazer ainda mais frio a Portugal, sendo este afetado por uma massa de ar polar pelo menos até segunda-feira.

Relativamente às temperaturas vai registar-se uma descida da máxima nas regiões do norte e centro entre 4 e 6 graus Celsius e na noite de quinta-feira para sexta desce a mínima entre 3 a 4 graus. Na noite de sexta-feira para sábado, a mínima voltará a descer mais 2 ou 3 graus.

Para o interior norte e centro do país estão previstas temperaturas mínimas abaixo de zero, como irá acontecer na Guarda e em Bragança (-2 graus).

Em Lisboa, a temperatura mínima poderá rondar os 5 e os 6 graus. As temperaturas irão descer gradualmente até sábado, dia 14 de janeiro. A partir daí não irá haver grandes variações.