Ministro do Ambiente vai amanhã a Madrid para discutir Almaraz

Ministros do Ambiente de Portugal e Espanha têm encontro marcado para quinta-feira, em Madrid, às 11h30 (10h30 em Lisboa)

Os governos de Portugal e de Espanha reúnem-se amanhã, dia 12, em Madrid, para debaterem a construção de um armazém de resíduos nucleares em Almaraz, avançou o Ministério do Ambiente português.

Num comunicado enviado à Lusa, o governo português disse ter recebido garantias, por parte de Madrid, de que o processo de construção "não está encerrado". "Com garantias por parte de Espanha de que o processo do Armazém Temporário Individualizado de resíduos nucleares de Almaraz não está encerrado, e com o objetivo de se encontrar uma solução de consenso entre os dois países, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, estará amanhã [quinta-feira] em Madrid para reunir com os ministros do Ambiente e da Energia do reino de Espanha", lê-se no documento.

A reunião está marcada para esta quinta-feira, dia 12, às 11h30 hora local (10h30 em Lisboa), adiantaram fontes do Ministério da Agricultura e Pescas, Alimentação e Meio Ambiente de Espanha.

Recorde-se que o governo espanhol tomou a decisão de construir um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz, a 100 quilómetros da fronteira com Portugal, sem consultar o país vizinho. Nessa altura, já havia uma reunião agendada para amanhã entre os dois países para debater a questão e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, decidiu não participar no encontro caso a decisão de Espanha se confirmasse, argumentando que a sua presença só faria sentido se o assunto ainda pudesse ser debatido.