Marrocos proíbe fabrico da burca

Tanto a venda como o fabrico da burca foram proibidos pelo Ministério do Interior 

As autoridades de Marrocos proibiram o fabrico e a venda do véu islâmico integral, argumentando que a indumentária que cobre o corpo todo (desde a cabeça aos pés), está a ser usada para esconder a identidade de alguns criminosos.

"Tomámos a medida de proibir totalmente a importação, fabrico e comercialização desta peça de vestuário em todas as cidades e vilas do reino", avançou um funcionário do Ministério do Interior, ao site informativo Le360 e reproduzido pela Agência France Presse.

Segundo vários órgãos de comunicação social marroquinos, os comerciantes estão a ser informados de que têm 48 horas para escoar toda a mercadoria, através de ações de sensibilização que pretendem informar os donos das lojas desta iniciativa governamental.

A imprensa marroquina dá conta de que o principal motivo para esta decisão ter sido tomada tem a ver com “criminosos que repetidamente usam esta peça de vestuário para cometerem os seus crimes”. Desta forma, evitam a sua identificação por parte de testemunhas, já que estão completamente cobertos e irreconhecíveis.