Polícia ‘aluga’ cães a 75 euros por dia

PSP e GNR passam a cobrar para acompanhar os bombeiros no arrombamento de fechaduras.

Polícia ‘aluga’ cães a 75 euros por dia

A nova tabela foi já publicada em Diário da República através de uma portaria dos ministérios da Administração Interna e das Finanças.

Agora quando se esquecer das chaves em casa e tiver de telefonar aos bombeiros para arrombarem a fechadura terá de pagar 15 euros à hora à PSP ou à GNR.

Apesar de serem os bombeiros a executarem o trabalho de arrombamento a presença da polícia no local é obrigatória e esse serviço agora passa a ser cobrado.

Mas há outros serviços que agora passam a ser cobrados, quando antes eram gratuitos, ou que agora sofreram aumentos de preço.

A cedência de animais para produções televisivas, cujo preço era negociado entre a promotora e as autoridades, passa a ter um valor fixo de 75 euros no caso dos cães e 100 euros se for um cavalo.

O mesmo se passa com o aluguer de fardas e veículos policiais, que passam custar 40 euros e 20 euros, respetivamente.

A emissão de pareceres de segurança para iniciativas recreativas ou desportivas, sem custos até agora, será cobrado, segundo a portaria.

Outra das novidades pesará nos candidatos às próprias forças de segurança que terão de pagar 40 euros, quando até aqui as candidaturas eram gratuitas.

A nova tabela é justificada com "o acréscimo substancial do número de pedidos de cedência de animais, equipamentos e infraestruturas das forças de segurança, para fins que não decorrem diretamente da missão policial", lê-se na portaria publicada em Diário da República. 

O aumento da procura tem resultado numa "exigência acrescida na alocação de meios humanos e materiais" e um aumento significativo dos custos económicos da PSP e GNR, o que fragiliza, "por via do correspondente impacto orçamental, a capacidade de financiamento da sua atividade nuclear", consta ainda.