Marcelo falou com Trump por telefone

Presidente eleito dos EUA diz ter muita consideração pelos portugueses e “vários amigos” em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa falou hoje ao telefone com Donald Trump. A conversa durou cerca de 12 minutos e o presidente eleito dos Estados Unidos da América disse ter muita admiração pelos portugueses.

“Hoje, o Presidente da República e o Presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump, conversaram telefonicamente, reiterando as históricas relações entre os dois Estados e os dois povos, de que o reconhecimento pioneiro da independência norte-americana por Portugal foi um exemplo simbólico”, de acordo com uma nota publicada na página oficial da presidência da República.

Belém revela que “foram abordados os temas dos domínios de aliança atuais, da importante comunidade portuguesa e de lusodescendentes nos EUA, a dos Açores, bem como a presença portuguesa no mundo e o peso da CPLP”.

A presidência da República dá conta de que o presidente eleito dos EUA disse ter “muita consideração por Portugal e os portugueses – referindo ter vários amigos entre eles – e a intenção do frutuoso relacionamento entre Estados e povos no exercício das suas funções”.