DBRS ameaça colocar rating de Portugal se Novo Banco for nacionalizado

Agência diz que esta decisão poderia colocar em risco elegibilidade de Portugal para o programa de compras do BCE que tem permitido juros mais baixos.

A nacionalização do Novo Banco pode piorar o rating de Portugal e, perante este risco, o país  perderia o estatuto de elegibilidade junto do Banco Central Europeu (BCE) no âmbito do programa de compra de dívida pública. O alerta é feito pela agência de notação DBRS.

Além disso, a agência canadiana considera que seria muito difícil que Bruxelas e o Banco Central Europeu aprovassem um plano de nacionalização.

A verdade é que a DBRS é a única agência que coloca Portugal num um rating acima de lixo, no entanto, já veio admitir que poderá alterar a sua avaliação caso as contas do Estado sejam prejudicadas com a nacionalização.

“O que podemos dizer é que não seria um processo sem dificuldades já que iria necessitar de aprovação da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu”, afirmou a analista. “O processo de venda do Novo Banco está em marcha e nós continuamos a monitorizar os desenvolvimentos”, acrescentou, lembrando que “não foi feita nenhuma declaração oficial sobre uma nacionalização do Novo Banco” e que “é prematuro comentar o tema”.

Recorde-se que, a hipótese de nacionalizar o antigo BES começou a ser posta em cima da mesa na semana passada no caso das negociações para a venda falharem. Aliás, o próprio ministro das Finanças, Mário Centeno chegou a admitir que “nada está fora de questão quando se trata de garantir a estabilidade do sistema financeiro”.