Reino Unido pode avançar com novo modelo económico para competir com a Europa

Está em análise novo modelo económico e fiscal para manter país competitivo.

O Reino Unido está a estudar a possibilidade de mudar o modelo económico e fiscal para se manter competitivo, se não tiver o acesso desejado ao Mercado Único Europeu. A garantia foi dada pelo ministro da economia britânico.

“Nós deveríamos ser capazes de encontrar um acordo para permitir, sobre uma base da reciprocidade, o acesso aos nossos respetivos mercados sem a integração política que a adesão da União Europeia implica”, revelou Philip Hammond ao jornal alemão Welt am Sonntag.

Estas declarações surgem a poucos dias do Theresa May sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. E uma das hipóteses que está a ser estudada diz respeito à possibilidade de baixar os impostos e os encargos para as empresas sediadas no Reino Unido, com o propósito de serem competitivas apesar dos direitos aduaneiros europeus.

Philip Hammond disse ainda haver uma perspetiva inevitável de o bloco europeu evoluir “para uma grande integração política”, com o objetivo de manter o sucesso do euro, uma situação que o Reino Unido jamais desejaria.

No entender do ministro, o acesso recíproco entre os mercados britânico e da União Europeia é uma “lógica económica”, porque no seu país estão presentes “muitas empresas com grandes operações e vendas”. E lembra: “a Mercedes-Benz, a BMW e a Volkswagen também querem continuar a vender os seus carros no mercado do Reino Unido sem pagar mais impostos”, advertiu, apontando, também, que “o maior banco alemão tem uma filial em Londres e é de supor que deseja mantê-la”, acrescentou.