Prepare-se para o frio a partir de quarta-feira

Os dias que já estão frios vão ficar ainda mais frios

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão descer entre os 4 e os 9 graus Celsius a partir desta quarta-feira devido a uma massa de ar continental ainda mais fria e seca.

Prevê-se para o início desta semana céu pouco nublado ou limpo e as temperaturas não irão sofrer grandes alterações relativamente às que se têm feito sentir nos últimos dias, “depois na quarta-feira e previsivelmente até pelo menos dia 20 ou 21 (sexta-feira ou sábado) vamos ter frio mais a sério porque neste momento o que temos a afetar o continente é uma massa de ar polar que vem na circulação do anticiclone que está localizado a noroeste da Península Ibérica e gradualmente até quarta-feira esse anticiclone vai-se estender em direção ao interior da Europa, principalmente Europa do norte”, avança o IPMA.

O IPMA adianta ainda que “a massa já não vai ser polar, vai ser uma massa de ar com características termodinâmicas e ar Ártico, ou seja, é mais seca e fria relativamente ao que temos tido até agora. Por isso, prevê-se, com um grau de probabilidade muito elevado, que a partir de quarta-feira ou exatamente na quarta-feira haja uma descida significativa da temperatura, quer da mínima, quer da máxima”.

Na sequência desta massa de ar fria e seca, está prevista uma descida da temperatura mínima da ordem dos 4 a 6 graus e uma descida das máximas de 7/8 ou 9 graus.

"As mínimas serão de zero graus junto ao litoral. Nas regiões do interior serão inferiores a zero, variando entre 3 e 7 graus no interior norte e centro. As máximas não vão ultrapassar os 10 graus, com exceção do Algarve onde podem chegar aos 12/14 graus. No interior haverá sítios onde serão mesmo inferiores aos 05 graus", avançou o IPMA.