Novo gigante mundial de lentes

A Essilor vai comprar a Luxottica e criar assim um novo gigante mundial de lentes, a EssilorLuxottica. 

A fabricante francesa Essilor, líder mundial de lentes corretivas, chegou a acordo para comprar a italiana Luxottica, fabricante dos óculos de sol Ray-Ban. O anúncio conjunto levou a uma subida em bolsa de ambos os grupos.

O valor combinado de ambos os grupos será de 46,2 mil milhões de euros e, segundo o acordo, a família de Leonard del Vecchio, fundador e CEO da Luxottica, vai ceder a sua posição à Essilor. Depois a empresa gaulês fará uma oferta pública sobre as restantes ações.

Del Vecchio, de 81 anos, controla 62% da Luxottica e afirmou que “com este acordo, o meu sonho de criar um gigante global na indústria da visão, completamente integrado e excelente em todas as componentes, é realizado”.

“Finalmente, dois produtos que são naturalmente complementares, nomeadamente armações e lentes, serão desenhados, fabricados e distribuídos sob o mesmo tecto”, acrescentou, citado pela agência AFP.

O EssilorLuxottica terá 140 mil funcionários em todo o mundo e vendas anuais de 15 mil milhões de euros. Além da Ray-Ban a Luxottica é dona das marcas Oakley e Sunglass Hut e tem receitas de anuais de quase 9 mil milhões de euros. Em 2015 as vendas da Essilor superaram os 6,7 mil milhões de euros.

O acordo, que precisa ainda da aprovação das entidades reguladoras, deverá estar fechado no segundo semestre do ano.