Ex-director do SIED esteve hoje no encontro de quadros da Ongoing

O ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) assistiu hoje à reunião de quadros da Ongoing, na Fundação Oriente, em Lisboa. Confrontado pelo SOL se participou no encontro no exercício das suas novas funções, Jorge Silva Carvalho rejeitou ter sido contratado pelo grupo de media de Nuno Vasconcellos, garantindo estar ali apenas porque…

o interesse da ongoing na contratação do director cessante dos serviços de intelligence tem vindo a ser noticiada na imprensa, falando-se também que silva carvalho estaria a ser disputado por instituições financeiras, como o bes ou bcp, e outras empresas multinacionais.

a proximidade entre silva carvalho e nuno vasconcellos tem vindo a ser apontada como um dos factores a pesar na escolha do director cessante do sied pela ongoing. jorge silva carvalho demitiu-se do sied no dia 8 de novembro.

silva de carvalho criticado

afilhado de casamento do ministro da administração interna, silva carvalho, que começou a sua carreira no sis em 1991, é também muito próximo de júlio pereira, secretário-geral do sistema de informações da república portuguesa.

descrito como ambicioso, o ex-director do sied, 44 anos, era criticado por alguns elementos dos serviços por manter relações privilegiadas com alguns grupos económicos, nomeadamente, a ongoing, tal como escrevia o sol na sua edição do dia 19 de novembro, uma semana depois da sua demissão.

questionado no local, pelo sol sobre a presença do ‘homem das secretas’ na reunião da empresa, o director de comunicação da ongoing, ricardo santos ferreira, declarou que para participarem no encontro foram convidadas outras pessoas «com quem já trabalhamos, alguns consultores e três convidados», escusando-se, porém, a revelar nomes.

van zeller e teixeira pinto também na reunião

o sol viu que um dos presentes era ex-presidente da cip – confederação da indústria portuguesa. o ex-líder dos patrões está, segundo santos ferreira «a colaborar de forma graciosa», com a fundação rocha dos santos, entidade criada pela ongoing para desenvolver projectos de solidariedade na área da educação.

o social-democrata paulo teixeira pinto, fundador da editora babel, foi outro dos participantes. a ongoing estabeleceu, em abril deste ano, uma parceria estratégica com o grupo editorial do ex-presidente do bcp.

entre os presentes na fundação oriente estava ainda agostinho branquinho, ex-deputado do psd que, em outubro, trocou o parlamento pelo grupo de media.

na reunião de balanço de 2010 foram realçados os marcos do ano que passaram, nomeadamente, por internacionalizar o negócio para o brasil, além do estabelecimento de parcerias com media internacionais de referência como os new york times e financial times.

também a china e angola não foram esquecidas pela ongoing este ano, estando a empresa focada em estabelecer parcerias com grupos editoriais locais.

a mesma estratégia será mantida em 2011, segundo a mensagem que foi transmitida aos quadros do grupo liderado por nuno vasconcelos.

josé dirceu em lisboa

no encontro de quadros da ongoing esteve também evanise santos, directora de marketing institucional da ejesa, a empresa que edita os jornais do grupo no brasil.

questionada sobre a presença do ex-director do sied, a gestora declarou ao sol que «aquela era uma reunião de balanço do ano da empresa e das suas participadas», onde estavam apenas os seus quadros.

evanise santos é mulher de josé dirceu, homem forte do partido trabalhista, que foi afastado do ministério casa civil de lula da silva após o escândalo do ‘mensalão’ (esquema de compra de votos de parlamentares), em meados de 2005.

o ex-ministro da presidência de lula aproveitou a vinda da mulher a lisboa para também vir a portugal e está na capital portuguesa para uns dias de férias, depois da maratona eleitoral em que apoiou a presidente eleita dilma, que toma posse já no início do ano. de lisboa, josé dirceu voará para a suíça ao encontro de um velho amigo, o escritor paulo coelho.