Turismo está a aproveitar melhor a ‘Primavera árabe’

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, acredita que Portugal está hoje a tirar mais partido dos fluxos turísticos decorrentes da ‘Primavera árabe’, ainda que esse fenómeno não justifique a totalidade do crescimento verificado em 2013.

em declarações à lusa, adolfo mesquita nunes considera que os dados mais recentes do turismo português, que tem vindo a bater recordes nos últimos meses, mostram que há um sector em “portugal que consegue competir com os seus concorrentes europeus e fidelizar os turistas”.

“[temos] um crescimento substancial do número de turistas estrangeiros, nalguns casos igual ou melhor do que os nossos concorrentes europeus, o que significa que estamos a aproveitar melhor do que estávamos há três anos os efeitos da ‘primavera árabe’. não se pode justificar este crescimento apenas com a ‘primavera árabe’ como se não estivéssemos a competir com os restantes países pelo fluxo de turistas que é desviado do médio oriente”, disse o secretário de estado do turismo à lusa.

adolfo mesquita nunes sublinhou que o governo “está empenhado em manter e criar as condições para que seja possível manter este ritmo” de crescimento, mas ressalvou que não se deve dar por adquirido o crescimento alcançado até aqui.

“outro indicador importante é que finalmente começaram a subir os proveitos da hotelaria e o rendimento por quarto, ou seja, temos uma inversão da política de preços baixos que estava a ser praticada ainda que esteja consciente de que não estamos ainda, em termos de preços, ao nível que a hotelaria gostaria de estar e ao nível daquilo que existia antes de 2008”, acrescentou o secretário de estado do turismo.

em agosto deste ano, os turistas estrangeiros gastaram 1,344 mil milhões de euros em portugal, 5,3% acima dos valores registados em igual mês de 2012, de acordo com dados revelados na semana passada pelo banco de portugal e que representaram um recorde de receitas num mês de agosto.

no período acumulado entre janeiro e agosto, as exportações do sector totalizaram 6,197 mil milhões de euros, um crescimento de 7,3% face ao mesmo período do ano anterior.

lusa/sol