Estou no WORDPRESS, mas isso não impede que...

Não é para quem quer. É para quem pode!

Publicação: Wednesday, February 21, 2007 5:05 PM por bluewater68
Arquivado em: ,

Comentários

 

JATavares said:

Excelente trabalho de divulgação  dos recursos e das oportunidades do turismo algarvio.

Eu,não é para ser do contra, mas gosto mais do outro lado, de Tavira, da Manta Rota, Cabanas, toda aquela costa até Santo António, condiz mais comigo. O barlavento acho-o muito para o Kisch e não diz comigo.

Um abraço do

JT

February 21, 2007 5:32 PM
 

bluewater68 said:

JATavares,

do Barlavento, ainda lhe vou dar umas dicas importantes.

E não é nada do contra pois eu durante muito tempo sempre fui adepto das praias do Sotavento. Fazia e faço 150Km ida volta, para ir para Altura.

E em Cacela Velha, junto à Fábrica, existe uma praia fantástica. Pena é que já começa a ser muito conhecida.

Mas este ano, quando levar a Princesa Jr para a praia, vou para o Ancão. É perto e dá para estar à vontade.

February 21, 2007 5:40 PM
 

ifabiao said:

Estou a pensar comprar uma casita dessas para passar férias ou fins-de-semana prolongados.Claro que pago a pronto!

:-)

Agora a sério:quando vou para o Algarve normalmente alugo casa em Armação de Pêra.Fica um pouco longe da praia, mas tem piscina.Não é topo de gama, mas o preço é bom.

bjks

bjs

February 21, 2007 6:23 PM
 

Mendro said:

Caro BW:

Sem duvida que o Algarve é um grande destino turistico, e sem duvida que isso é uma mais valia para o país.

Espero, que futuramente se torne ainda melhor, para bem do país e da região. O facto de utilizar o seu espaço para o promover, é bem vindo, quem sabe se outros, de outras regiões diferentes as promovem, seria tambem bem vindo.

cumprimentos

February 21, 2007 7:12 PM
 

Humanrace said:

Bom post,

Boa informação. Vale do Lobo é excelente

Obrigado

February 21, 2007 7:22 PM
 

Blanco said:

Olá blue:

O Algarve é destino de férias de muitos, onde me incluo, mas vou para perto de Tavira, para uma quinta com 10 casinhas, somos sempre os mesmos,é muito agradável.Mas estou a ficar um bocado farta da urbanização completamente desordenada, de montes de gente em todo o lado.

Realmente os sítios calmos são para os que podem não para os que querem.

Beijinho

February 21, 2007 7:49 PM
 

sentadaemcimadomuro said:

Olá:

Algarve ?

Burgau para descansar

Tavira para comer

Albufeira para a night

Mas nunca, nunca mesmo de 15 de Julho a 20 de Agosto.

Estas "barracas apalaçadas" das fotos, já têm dono?

February 21, 2007 8:55 PM
 

meiadeleite said:

Grande trabalho, Blue! (ainda bem que não falaste de cadeiras, já estava a ficar aflita..)

Há muitos anos que vou "passear" a Vale do Lobo, mas não conhecia esta área II e o novo empreendimento. Ainda bem que a qualidade existe no Algarve, dá gosto ver, embora seja para uma elite que pode pagar os tais 6000x150. (e não era frente a Vale de Lobo que se queria construir uma ilha artificial?)

Desde bebé que passo as férias no Algarve, agora já ando pouco de um lado para o outro, normalmente fico quieta em casa a apreciar a calma e sossego e o verde. Praticamente não vou aos Shoppings. Para passeio de um dia, adoro ir a Silves.

Beijinho, meiadeleite

February 21, 2007 8:56 PM
 

patana said:

Parabéns, Blue pelo trabalho.

Tenho costela algarvia, o meu pai era de Pêra e tenho muita família na zona de S. Brás. Mas realmente Vale de Lobo seria o sitio que escolheria para comprar uma casa, se tivesse € para isso! :). Estive lá em Setembro de 2005 no Ria Park Garden Hotel e recomendo!

February 21, 2007 10:09 PM
 

bluewater68 said:

Sobre este 'Vale de Lobo' e para quem eventualmente não conheça, eu saliento que ali, o turismo tem mesmo outra dimensão.

Veja-se o número de praticantes de Golfe por ano: 100.000

E se em Vale do Lobo se encontram casas a preços proibitivos, na Quinta do Lago ainda existem casas bem mais caras.

Sobre a Ilha que a meiadeleite referiu, irei dedicar um texto a esse assunto. E a zona III de construção que vai agora arrancar, terá números próximos aos de moradias já existentes nas fases I e II.

----

Um aspecto interessante da história de Vale do Lobo:

«Numa época em que o Algarve se resumia, fundamentalmente, à pesca e agricultura, a fundação de Vale do Lobo, a construção do seu Hotel de 5 estrelas Le Meridien D. Filipa e do primeiro Campo de Golfe constituíram a razão fundamental para a inauguração do Aeroporto de Faro.»

«Em meados dos anos 70, Sander van Gelder, empresário holandês ligado à indústria da joalharia e diamantes com uma cadeia de lojas na Holanda, descobre Vale do Lobo. Apercebendo-se do enorme potencial do resort, Sander van Gelder adquire a empresa em 1977 e muda-se com a sua família para Portugal, iniciando então a transformação de Vale do Lobo num resort turístico de luxo único.»

---

Foi este Sander van Gelder que o ano passado desembolsou 2 milhões de euros para a recarga de areia nas praias de Vale do Lobo. A inevitável erosão ocorreu por causa dos efeitos a montante (em relação ao transporte de areia do Barlavento para Sotavento) provocados pelos esporões de Quarteira e barra de Vilamoura.

---

Outro aspecto que posso mencionar para terem uma ideia de preços (não trabalho para qualquer imobiliária):

na zonas das revendas, na página na Net de Vale do Lobo, a primeira vivenda que está à venda, tem um custo de 3.910.400€, com 4 quartos e possibilidade de adesão ao Clube de Golfe.

Note-se, 'possibilidade de adesão'. Ou seja, após gastar quase 4 milhões de euros, não significa que receba de bónus a entrada directa num clube restrito e mesmo muuuuuito caro.

---

É aqui que fica a maior parte do dinheiro do turismo.

February 21, 2007 10:35 PM
 

dissidencias said:

Olá BW,

Gostei bastante deste teu post, até porque nos meus tempos de estudante, passava os 3 meses inteirinhos no Algarve, a trabalhar e a namorar. Claro que Vale do Lobo é só para quem pode...

Mas quem me tira o cantinho da Ponta da Areia, em VRSA, tira-me tudo... É das paisagens mais belas que já vi em toda a minha vida.

um abraço

dissidencias

February 22, 2007 2:07 AM
 

bfolsc said:

Parabens pelo post e pela terra. Adoro Portugal todo mas tenho excelentes recordações do Algarve. Ainda há 8 dias consegui enfiar 2 bolas no lago no buraco 8 eheheheh, mas enfim azelhice à parte é só pena alguns locais tratarem os portugueses como turistas de segunda, mesmo em locais tradicionalmente inacessiveis para as bolsas lusas. Acredito que isso vá mudar, até lá fica a promessa do regresso várias vezes ao ano.

Um abraço

February 22, 2007 9:08 AM
 

Medeia said:

Caro BlueWater,

Obrigada por este post magnífico!

Um bem-haja a esta iniciativa de crónicas sobre o algarve!

Fico à espera de ler um sobre a terra onde escolhi viver: zona dos Salgados, na Guia, Albufeira!

Como se pode calcular adoro aquela zona!

Porém, o meu fascínio poderá estar perto do fim...será ali que nascerá, dentro de pouco tempo, um novo condomínio, Vila das Lagoas, que terá tudo lá dentro!!! E aquelas dunas agrestes onde me passeio todas as manhãs dos fins-de-semana poderão não estar lá no meu próximo passeio :(

February 22, 2007 10:24 AM
 

Tozzola said:

blue, os meus comentários acima podem ser apagados. Acho que isto já voltou ao normal. Abraço
February 22, 2007 10:56 AM
 

Reis said:

Excelente trabalho, excelentes conselhos

Eu nunca, mas nunca, mas mesmo nunca-nunca vou ao Algarve na chamada época alta.

Os meus meses "de Algarve" são Abril, Maio e Outubro. Concordas?

February 22, 2007 11:18 AM
 

bluewater68 said:

O bfolsc mencionou um aspecto que acontece mais vezes do que o desejado. Ainda se verifica com alguma frequência sermos tratados como turistas de segunda, mesmo nos locais mais inacessíveis, onde supostamente o dinheiro é igual para todos.

Ainda existe a ideia que quem é estrangeiro é que deixa boas gorjetas e como tal, deverá ter todas as atenções.

E claro que concordo com os meses apresentados. Este ano, a vida mudou com a Princesa Jr e já estou em 'transe' a pensar que vou ter que tirar férias em Agosto. Paga-se o infantário em Agosto, mas este fica fechado. Descobri que o Ancão, entre as 9h e as 11h tem pouca gente e vai ser assim que vou fazer praia.

E o passeio que sugiro, não é para fazer em época alta. Na foto aérea, podem contar os pontinhos que representam carros e as palhotas na praia.

February 22, 2007 12:02 PM
 

Anahory said:

Bom post.

E tens toda a razão Vale de Lobos e a Quinta do Lago são só para quem pode e não para quem quer.

Mas vale sempre a pena fazerem uma visita a estes dois locais.

Gosto imenso do Algarve desde que não seja no mês de Agosto.

No que se refere à praias e água quente (embora nem sempre assim seja) não há duvida que o Algarve é o ideal.

Fico à espera dos teus próximos posts sobre o Algarve.

Beijos

Kiki

February 22, 2007 7:13 PM
 

Luana said:

Meu caro Bluwater

Tenho muia vergonha de dizer uma coisa mas é confissão necessária neste momento: eu não conheço o Algarve. Pois é. Coisas da vida.

conheço todo o país menos o Algarve e, no entanto, não me tem faltado curiosidade e convites. Está prometido que irei um dia destes com uma amiga que tem um time-shering (será assim que se escreve?) e que passa por aí muito tempo.

Foi, por isso, muito importante para mim ler tudo o que escreveste e registar as tuas opiniões sobre o assunto porque sei que são, como sempre opiniões informadas e importantes.

Olhado para o turismo nos Açores sinto pena da minha ilha e da sua beleza quase etérea sem empreendimentos, sem regras, sem nada... A verdade é que já estou quase a acahr que os locais verdadeiramente paradisiacos não devem ser excessivamente iluminados pelo progresso turistico. Mas há um outro lado da questão que precisava discutir com quem sabe. Gostava mesmo que conhecesses bem os Açores. Isto tem muito que se lhe diga, acredita-me.

Beijinhos

February 22, 2007 7:44 PM
 

EuniceTavares said:

Olá Blue!

As casas são mesmo muito modestas, não haja dúvidas. Até que nem me importava de passar umas férias numa destas casas em pleno Algarve. Como isso sabia bem no final do estágio...

February 22, 2007 8:47 PM
 

amargura said:

Boa tarde Bluewater68,

Fazia férias no Algarve, conheço-o de uma ponta à outra. Chateia-me com essa região do país ...

Uma razão muito simples: os Algarvios são antipaticos para os nacionais, porém, tinha uma estratégia: fala outra língua que não fosse o português, e aí sentia-me rainha.

Isso não se faz: fartei-me ... Já há dois anos que lá não ponho os pés, prefiro praias estrangeiras ...

Beijinhos

February 23, 2007 11:24 PM
 

PapoilaAmarela said:

Mais faz quem quer do que quem pode! essa é q é essa!

Ó Amargura.....que pouca sorte a tua....encalhaste logo com algarvios....o que é raro encontrar no Algarve.

Eu gosto do Algarve. (não é o mesmo que dizer gosto dos Algarvios)

Bj

February 25, 2007 11:01 AM
 

Adao said:

Nao sou algarvio,nunca fui, nem nunca serei.......porem um dia por acaso (acidente de percurso) fui levado quase a forca para o algarve por um grupo de (imaginem) amigos holandeses.

Duas semanas onde os abusos foram mais do que o bom senso, e ao voltar (Aroeira) jurei que nunca mais voltaria ao Algarve.

Mas como ja alguem disse,....desta agua nao beberei.... acabei mesmo por voltar ao Algarve, e pasme-se....neste momento tenho uma barraquita  em Ferragudo que acabei de recuperar no principio deste mes.

Tudo isto para dizer que penso vir a viver neste paradisiaco local pelos menos 8 meses por ano assim que tiver direito a reforma (fora da epoca alta claro).

Dos algarvios tenho a dizer,sao portugueses como qualquer outros, tem coisas boas e mas......porem fazem a melhor "caideirada do mundo" e os caracois de Ferragudo, sao melhores do que lagosta.......

Para quem passa dois tercos da vida a viver em paises diferentes,que conhece o mundo as "avessas", eu elegi o Algarve e a vila de Ferragudo como um pequeno para iso na terra.

February 25, 2007 5:03 PM
 

bluewater68 said:

Adao,

só lhe posso dizer que é uma excelente decisão e quem me dera a mim, poder viver aqui oito meses do ano e os restantes quatro ir para um sítio onde houvesse pouca gente. Bom, não digo quatro, bastavam dois, o Julho e o Agosto.

Já fez onze anos que decidi trocar trocar Lisboa por Faro e digo que muita qualidade de vida.

Só quem vem aqui em Agosto é que não sabe como o Algarve é muito bom.

E Ferragudo tem um óptimo restaurante junto ao rio. Pena é que cada vez esteja mais caro.

February 25, 2007 5:18 PM
 

recardenense said:

Caro Blue:

Muito possivelmente nunca mais irei ao Algarve, pois só, não irei e a minha mulher, já não aguenta grandes viagens.

Normalmente ia para Armação de Pera. Ao principio ficava num apartamento em S. Pedro (perto de Alcantarilha), que é propriedade dum aguedense casado com uma natural dali. Ali havia muitas casas de ingleses, com que eu à noite me encontrava no café. Depois passei a ficar num apartamento mesmo em frente da praia "Marissol" ou nome pareceido. Havia um apartamento em que a dona era prof. na Univ. de Coimbra e cedia-mo duas semanas em Julho.

Mas as melhores férias foram uma vez que fui passar 10 dias a Oura. Faz agora anos, por esta altura, pois foi em finais de Fevereiro e começos de Março. Comi em bons restaurantes a preços de 50% dos preços de Julho.

Ainda tenhos grandes amigos em Portimão e até aí em Faro.

Um abraço.

Humberto

February 25, 2007 7:51 PM
 

bookworm said:

Adorei o post e as sugestões oferecidas (já para não falar nas casas). Curioso, que uma amiga minha inglesa deu-me um link de um artigo que saiu no "The Independent" sobre o alentejo ter potencial para ser o próximo destino escolhido para os estrangeiros, mas que nunca deixariam construir vivendas fora do estilo da região. Vamos ver!

Quanto a alguns comentários sobre os Algarvios serem antipáticos, como cá vivo, não confirmo nem desminto! =)

Digo apenas que os meus sogros são Ingleses e em certos cafés/restaurantes, etc os empregados não ficam mais simpáticos por isso, portanto não é só uma questão de nacionalidade.

O Algarve nesta altura do ano é o melhor que há! Quem cá vem só em Julho e Agosto nem sabe o que perde - olarilas! As praias quase desertas, a areia limpa, a paz e o sossego.

March 2, 2007 10:49 PM
 

anatarouca said:

Gosto do Algarve. Conheço melhor Monte Gordo. Adoro as expressões da região: ‘marafado’ ou  ‘temos a burra nas couves’ .

Bjs

Ana T.

April 18, 2007 12:32 PM
Para comentar necessita de estar registado

About bluewater68

 
Biografia Marafada
De forma abreviada posso dizer que em Lisboa, era assim que eu brincava. Mais tarde, divorciei-me da 7ª Arte e nunca mais fui ao cinema. Sempre tive certezas nas minhas escolhas académicas e profissionais. Para cortar com um dos vícios, tive que tirar a vesícula. E este foi, sem sombra de dúvida, um dos dias mais felizes da minha vida. Reconheço, tenho fobias. Gosto de andar. Não sei se gosto de Caracóis. Sei que gosto de Sardinhas. Já lá vai o tempo em que saía à noite, e sobretudo, não complico na forma de ver a vida.
 
Coisas do Ma Ke Jeto, Mosso

O Blogue: O Ma Ke Jeto, Mosso foi criado em Outubro de 2006. Depois de já ter ouvido falar bastante 'dessa coisa dos blogues', experimentei abrir um espaço onde iria escrever sobre tudo, sobre nada, mas sobretudo, onde iria escrever. Apesar da diversidade dos assuntos focados, o autor reconhece que os temas relacionados com Política Internacional, são os que lhe dão mais incentivo a escrever.

Bluewater68: Há muitos anos, andava eu a tentar criar uma conta num site. Depois de inúmeras tentativas, recebia sempre o aviso que o nickname pretendido já estava ocupado. Já com pouca paciência, ficou uma mistura entre a cor favorita, o elemento favorito e o ano da colheita (sim, este magano já entrou nos ‘entas’).

Avatar: É uma imagem do personagem Earl Hickey, interpretada pelo actor Jason Lee, na série “O Meu Nome é Earl”

 
5 Filmes

American Beauty

Blade Runner

Nuovo Cinema Paradiso

(em construção)

 
5 Músicas

Zero 7 - "Destiny"

Air - "All I Need"

(em construção)

 
5 Estrelas

Naomi Watts

Felicity Huffman

Edward Norton

Sean Penn

(em construção)

Pesquisar

 ok

Este Blogue

Syndication