Jaguar: A estética feita de velocidade

A elegância das suas linhas é o que de imediato capta a nossa atenção. Uma imagem harmoniosa e um perfil dinâmico abrem-nos o apetite para entrarmos e experimentarmos o Jaguar F-Type S Coupé, modelo que deriva do ‘irmão’ cabrio.

O motor V6 que lhe dá alma consegue transmitir toda a sua potência diretamente para o asfalto e basta um leve toque no acelerador para sentirmos essa entrega imediata. Com uma suspensão muito cómoda, uma direção rápida e precisa e uma caixa automática com oito velocidades, dá prazer irmos estrada fora e até ter tempo para algumas brincadeiras. O som grave que resulta das acelerações, por exemplo, pode ser modificado, bastando para isso premir um botão existente na consola.

Mas o que se revela bem mais importante é o sistema Intelligent Driveline de tração total, que em condições normais coloca toda a potência do motor nas rodas traseiras e que, caso exista perda de tração, divide-a entre os eixos. E o que se consegue com esta tecnologia? Acima de tudo, uma melhoria do comportamento em curva, logo, aumento de segurança.

Existem, no entanto, outros sistemas que também chamam a nossa atenção. Antes de mais, o InControl Secure, que em caso de furto avisa o condutor através de uma aplicação num smartphone e indica-lhe o lugar onde a viatura se encontra. Igualmente interessante é o sistema InControl Remote que nos permite ligar o motor de forma remota e que, entre outras funções, nos dá, por exemplo, o estado do nível de combustível. Enfim, tudo ‘brinquedos’ que aguçam ainda mais a vontade de conduzir o F-Type S Coupé AWD.

Com um habitáculo onde reina a grande qualidade de materiais, resta fazer-nos à estrada e encher de inveja quem nos olha e, acreditem, não conseguimos passar despercebidos.

jmoroso@netcabo.pt