SOL

AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Portugal à beira de se tornar em definitivo um Estado policial?


Portugal parece-se cada vez mais com um Estado policial, nada consentâneo com o regime democrático, como o conhecemos na Europa em que nos integramos (?). Começamos a encarar com demasiada naturalidade, factos que deveriam ser considerados execráveis por qualquer povo minimamente consciente. Alguns exemplos mais ou menos recentes?

 

Escutas telefónicas efectuadas à margem da legalidade,

 

Empresas que se aproveitam de alegadas dificuldades decorrentes da crise internacional para despedimentos colectivos, anunciando poucos meses depois chorudos aumentos de lucros,

 

Empresas que pretendem punir quem não se apresente ao trabalho de acordo com determinadas regras de apresentação,

 

magistrados, polícias e jornalistas que se conluiam (com políticos e jornalistas) para manobrarem politicamente casos de justiça,

 

crianças despudoradamente expostas ao vampirismo popular por jornalistas que desrespeitam o seu direito à privacidade,

 

organismos públicos que vasculham o correio electrónico de milhares de funcionários para tentarem descobrir a identidade de um bloguer incómodo,

 

De tudo um pouco como se vê, com um único fio condutor: a violação sistemática das mais básicas garantias que o cidadão (seja ele o comum dos mortais ou qualquer detentor dos mais elevados cargos da Nação: o direito à privacidade? O direito ao bom nome? A presunção da inocência? De tudo isto se faz constantemente tábua rasa e aos mais diversos níveis da sociedade portuguesa, como bem se percebe pelos exemplos citados! Mais um caso foi conhecido nas últimos dias. Desta vez, é uma empresa pública (a EPAL) a “violadora” e num mesmo acontecimento juntam-se a voragem vasculhadora de correspondência privada de uma colaboradora, com a “condenação” sumária da mesma e a respectiva exposição pública, vexatória! É obra! Vejamos o pormenor, relatado pelo Diário de Notícias:

  

«A EPAL dispensou uma estagiária um mês antes de esta completar o contrato. O seu erro foi criticar os israelitas no dia em que foi anunciado um acordo entre a empresa portuguesa e uma de Israel. A técnica superior fê-lo por mail e utilizando a rede informática interna para se dirigir aos colegas. Uma hora e meia depois, diziam-lhe para se ir embora. Ao mesmo tempo, é distribuída uma foto da jovem, em tamanho A4, com o texto: "Esta senhora, a estagiar no Museu da Água nos Barbadinhos, está proibida de entrar ou permanecer em qualquer instalação da EPAL. Os efeitos desta proibição são mediatos." O caso foi denunciado pela Comissão de Trabalhadores, já que a rapariga nunca mais apareceu.»

 

O que dizia o comentário que a estagiária juntou à notícia de que a EPAL tinha assinado um protocolo de cooperação com Mekorot Water Company (Empresa Nacional de Água do Estado de Israel)? «”Enquanto os israelitas vivem cada vez melhor devido, entre outras coisas, a associações com empresas com a competência técnica e excelência de trabalho como a EPAL, os palestinianos são privados do acesso à água, segundo fonte da Amnistia Internacional.” O mail foi enviado aos colegas no dia 28 de Outubro do seu computador de trabalho, no Museu da Água. E juntava uma foto que tinha tirado na Palestina de um reservatório de água, que dizia ter sido furado por soldados israelitas.»

 

Delito de opinião, é o que parece indiciar claramente este procedimento da EPAL. Mas o «director de Imagem e Comunicação da EPAL, José Zenha» apressou-se a esclarecer o jornalista do DN, que não: «quanto ao motivo da dispensa, nega que tenha sido por a funcionária criticar o Estado israelita. "A 'L.' enviou um mail recorrendo à rede informática da empresa e para emitir uma opinião contrária à que tinha sido expressa pela empresa", justifica, sublinhando que o que está em causa é o facto de a estagiária ter utilizado a rede informática interna para benefício pessoal."Um trabalhador não o pode fazer sem pedir autorização, até para evitar congestionamento de tráfego", diz José Zenha».

 

Ou seja, tentando-se negar o motivo concreto do delito de opinião, acaba por se confirmar a existência desse mesmo delito, em absoluto! Esta argumentação, não deixa de ser muito pouco pacífica. Significa isto que se um “colaborador” (palavra da moda com que as organizações evitam utilizar a palavra “trabalhador”, o que me causa cada vez mais impressão…) ao telefone com um colega (meios da empresa) emitir um comentário crítico sobre qualquer posição ou negócio da empresa, isso é motivo de despedimento? E se o fizer em conversa com colegas no corredor, no WC ou no refeitório da Empresa? O trabalhador deve nas suas actividades profissionais defender os interesses da empresa, claro. Mas isso, deve-o inibir de ter e manifestar opiniões contrárias!? Continuemos para o “Bingo” justificativo da EPAL:

 

«Mas, quando confrontado com a possibilidade de esta utilizar a rede interna para difundir uma opinião favorável à da empresa, admite que, nesse caso, haveria lugar para "uma chamada de atenção". Já aconteceu com reenvio de postais de Natal»

 

Pouco pacífico de novo! Tem havido grande discussão entre juristas sobre esta utilização dos mail’s profissionais para fins particulares. O que é certo é que penso não ter havido até hoje uma só decisão do tribunal condenatória deste tipo de situações… E voltemos às analogias: se é certo que as empresas que colocam ao dispor dos seus trabalhadores, endereços de mail, o fazem no intuito de o mesmo ser mais uma ferramenta de trabalho, pretender controlar e limitar a sua utilização ao estritamente profissional, é hoje em dia tão absurdo, como se pretenderem que o telefone não possa servir para receber um telefonema de um familiar, durante o horário de trabalho! Bem sei que há empresas que o tentam evitar. O que não deixa de ser absurdo! E se um trabalhador, no decorrer de uma conversa com um colega (em trabalho) fizer um comentário de cariz pessoal, estará também a violar a adequada utilização do instrumento de trabalho? E se – descendo na escala do caricato – um trabalhador escrever com a caneta (que a empresa lhe forneceu para trabalhar), numa folha de papel (que a empresa lhe forneceu para trabalhar) um comentário opinativo (que seja crítico, ou não, das posições oficiais da empresa) e o der a ler a um colega, deve por isso ser “chamado à atenção” ou “dispensado”!? Mas a EPAL, aparentemente nem teria estas práticas condenáveis e atentatórias do direito de opinião dos seus “colaboradores” (ainda que estagiários): fui ver op que dizia o Código de Ética e Conduta da empresa e… surpresa!!! E aplauso: «Desenvolver e manter o diálogo na resolução de conflitos e o respeito pela diferença de opiniões»!!! Calma. Não há contradição nenhuma. Este princípio deve apenas aplicar-se no relacionamento entre “colaboradores”… é assim que lá consta!

 

Curioso que a EPAL, sobre o repugnante facto de ter mandado afixar a foto da “criminosa” em todas as portarias da empresa, apenas tenha a dizer que «só enviaram a folha para as portarias»!!! E sublinho a candura com que o “só” é utilizado! Alguém explicará a estes senhores que o “só”, neste caso significa “muito”. Ou, melhor, significa “tudo”! “Só”??? Mas qual seria a alternativa (pior) que está subjacente a este “só”? Talvez fazer a referida estagiária atravessar os átrios e pátios da empresa para poder ser vaiada, insultada, quiçá apedrejada pelos colegas? Sim, isso seria um pouco mais grave do que “só” terem afixado a foto A4 da estagiária e os tais dizeres, a fazer lembrar aqueles cartazes acerca dos celerados do velho Oeste Americano, com a respectiva foto e a palavra “WANTED”… Não seria melhor estarem calados, do que darem justificações destas? Vindas de um Director de Imagem e… Comunicação!? Hum… vou passar a estar atento às notas de imprensa que a EPAL coloque no seu site! A coisa promete… mas de momento, fiquei desiludido, quando lá fui À procura!

 

 

Não envolvendo desta feita nenhuma figura pública, o caso não mereceu aberturas de telejornais nem foi capa de nenhum dos jornais que temos. O sensacionalismo não existia em dose suficiente para o justificar? Enganam-se, os senhores jornalistas, “omissos”! Existia. Pelo menos, lá por fora o caso até já deu que falar, ainda que, aparentemente essa repercussão possa estar a ser promovida por alguns movimentos pró-Palestina.

 

Fico ainda com uma dúvida: a celeridade da decisão da “dispensa” da estagiária, ter-se-à devido ao facto de a mesma ter encaminhado o mail para algum dos “censores” de opinião da empresa, ter-se-á algum colega zelota, encarregado de encaminhar o mail para um desses destinatários pouco recomendáveis, ou existirá na EPAL um sistema de rastreio de mail’s tão eficaz que o tenha permitido? Nenhuma das hipóteses é agradável, mas a última é sem dúvida a mais preocupante. Que pena ninguém ter inquirido o diligente “porta-voz” da EPAL sobre este aspecto. Que para mim, é central.


Publicação: Monday, November 23, 2009 7:40 PM por xadrezismo

Comentários

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Monday, November 23, 2009 9:59 PM by ahbruto

Meu caro Xadrezismo

Ao que sei, a EPAL-Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA. é uma sociedade anónima de capitais integralmente públicos,que está desde 1993 integrada no, então criado, Grupo AdP-Águas de Portugal SGPS, SA.

Sabe dizer-me quem a tutela? Isto é, quem tais desmandos permite? (Claro que sabe. A questão é uma alfinetadazita.)

Um abraço

ahbruto

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Tuesday, November 24, 2009 1:12 AM by xadrezismo

Meu caro Ahbruto

Já tive oportunidade de lhe explicar que me estou a borrifar para quem seja politicamente responsável por factos e práticas absolutamente reprováveis e execráveis como este.

E também já lhe disse que quem queira posições sectárias, deve procurar outros locais.

Acima de tudo para mim há princípios. e quem os viole, seja próximo ideologicamente daquilo que defendo, ou não, merecerá o meu comentário crítico e reprovador. Já o fiz antes e fá-lo-ei sempre que seja relevante.

Isto não invalida que defenda as minhas convicções com todo o arreganho. Há que saber distinguir isso de sectarismo puro.

Assim procedessem todos e talvez não se lessem tantas aleivosias tendenciosas em tantos locais.

Por isso, meu caro, alfinetada a despropósito, não é? Aliás bastava ter reparado nas "tag" do texto, para ver que não desconheço quaisquer tutelas...

Acabei foi por ficar sem saber o que o amigo pensa de toda esta situação. Logo agora que, presumo eu, poderia ser uma das raras ocasiões em que estivéssemos de acordo...

Um abraço.

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Tuesday, November 24, 2009 12:48 PM by Espuma

Encaramos com bastante naturalidade as cunhas, que aliás já se encontram institucionalizadas cujo impacto negativo se revela nas empresas, na função publica e na sociedade em geral.

Agora, as escutas foram efectuadas à margem da legalidade? Claro que não!

Empresários oportunistas e desonestos! Isto sim, tem que se combater!

Corrupção! Também.

Crianças quê?! Não se deve fazer mal nem às crianças nem aos velhinhos!

Cusquices! Também se deve combater, mas… enfim, quem não gosta de uma boa cusquice, ao som de uma boa musica acompanhada por uma boa bebida, num ambiente agradável?

Se foi apenas aquilo que a estagiária escreveu e não fez mais nada, é realmente uma barbaridade!

Mas, já há muito tempo que se fala sobre isto! Nunca ouviu falar na asfixia democrática?

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Tuesday, November 24, 2009 2:34 PM by xadrezismo

Quanto aos seus considerandos prévios aos outros casos, já foram rebatidos nos posts anteriores... pleo que passo adiante, amigo Espuma.

Barbaridade! Concordo.

E sobre "asfixia democrática" nada tenho a dizer pois o infeliz slogan nada diz também. Se reparar bem é até um contrasenso apressadamente inventado (por um qualquer Pacheco dos soundbytes?), como já bastas foi explicado por gente bem mais competente do que eu para o efeito.

Quanto a  eventuais tentativas que muitos  fazem em asfixiar a democracia, aí concordo consigo. Neste caso parece-me ter havido esse sintoma! Mas como tenho escrito nos últimos dias, os exemplos dessas tentativas orquestradas por quem deveria preocupar-se com o contrário, são gritantes e preocupantes. pelo menos para alguns menos... espumosamente superficiais!

Um abraço.

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Tuesday, November 24, 2009 7:30 PM by ahbruto

Caro Xadrezismo

Calma meu caro, sou sectário mas, desta vez estava a brincar.

E ambos reconhecemos que os gajos se estão a portar como uns perfeitos PIDES, o que me deixa totalmente do seu lado. Nem sequer me interessaria se os responsáveis fossem da minha linha ideológica, o que há a fazer é arrear neste tipo de gente.

Agora que é preocupante que gente que diz ser defensora da liberdade comportar-se desta forma, lá isso é!

Um abraço

ahbruto

PS. Como é que se usa essa coisa dos TAGS? È que nem faço ideia para que servem.

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Wednesday, November 25, 2009 12:13 AM by xadrezismo

Eu percebi, caro Ahbruto, que estava apenas na onda da tal alfinetada. Limitei-me a surfá-la também! Mas pronto, lá o fiz manifestar expressamente a sua concordÂncia comigo em qualquer coisa (e que não é de somenos importância!). Como eu calculava que estaria.

Mais do que "arrear" nestas luminárias, é mesmo caso de "MALHAR" nos mesmos! E quero lá saber que ideologia perfilham. Como em todos os locais e profissões há bons e maus, competentes e incompetentes, dotados de bom senso e de capacidade de diálogo e perfeitos ditadorzinhos assim que se apanham com um bocadinho de poder. Eu estou em todos os casos do lado dos primeiros e em total oposição aos segundos.

As Tags dão um jeitão! Quando você está a editar um post, sobre... deixe lá ver... um tema que lhe interesse... OK! já sei: sobre o Benfica!!! Você edita o texto, escreve os seus elogios e na linha debaixo coloca uma tag (etiqueta) a dizer, algo relacionado com o tema: "GLORIOSO".

E sempre que colocar um post sobre o SLB, colocará a mesma tag: "GLORIOSO".

Ora qualque rum dos 6.000.000 de adeptos que incessante e permanentemente googlam a palavra "glorioso", encontrarão o seu blog. Entram e se quiserem ver tudo o que você escreveu sobre o SLB, clicam em "glorioso" no espaço das tag (experimente aqui mais acima, nas minhas com um tema qualquer; sugiro-lhe... "Cavaco" ou "MFL" Wink ) e acedem a um cardápio com todas as magnificas pérolas que o amigo publicou sobre esse grandioso e prestigiado clube...

Diga lá que não escolhi bons exemplos...

Falta-me alertá-lo para o facto de no rodapé de cada post aparecerem sempre as tags que você escolheu para o mesmo. Pois pode colocar várias em cada texto. Neste, por exemplo, coloquei: "Diário Noticias, Comunicação Social, Liberdade, EPAL, CM LISBOA". Quando as escreve, deve separá-las por ponto-e-vírgula.

Espero ter sido suficientemente explícito. Depois mando-lhe a factura da consultadoria... ou julgava que isto era à borla!?

Um abraço.

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Wednesday, November 25, 2009 12:46 AM by IRONMAIDEN2

 Viva Xadrezismo!

  Parabéns! Já tinha lido a notícia e também me deu vómitos.

   Sou assim também, estou-me é cagando para a escumalha que cada vez mais conspurca e corrói esta sociedade, sejam de que quadrante forem, estou à vontade.

  Continue com a força e empenho com que o faz, faz muita falta o debate e aclarar de ideias, pois sempre se disse e é facto de que da discussão nasce a luz.

 Só que andamos de tal forma desiludidos e impotentes para dar volta à porcaria de políticos que temos, que os nervos saltam logo.

 Um Abraço para si e também,abusando um bocadinho, para os comentadores acima, ok?

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Wednesday, November 25, 2009 1:03 AM by xadrezismo

Caro Iron2

Quase não tinha nada a acrescentar ao que diz.

Apenas 2 pequenos reparos: por mais desilusão que se tenha com algo, a pior coisa que se pode fazer é... desistir. Ainda por cima se estão em causa princípios. Penso que não estará contra isto, mas apenas pretendio clarificá-lo.

Por outro lado, nem sei se os decisores deste caso aberrante (foram ou pretendem vir a ser...) políticos. O que é incomodativo não é isso. Mas este arrogado direito de discricionariamente se permitirem "punir" delitos de opinião!

E não abusa nada em abraçar seja quem for! Essa agora!

devolvo-lhe o abraço

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Wednesday, November 25, 2009 10:51 PM by ahbruto

Meu caro Xadrezismo

Em relação ao "MALHAR", vai-me perdoar, mas lembra-me o SS, logo prefiro o arrear.

Sobre os TAGS, com os exemplos que me deu, e sendo eu um "bronco" nestas coisas, passo.

Quanto á factura da consultadoria, só pago se estiver colectado, passar factura e se demonstrar que nada deve á segurança social e ao fisco.

Sou do reviralho, mas cumpro as regras da contratação pública, apesar de estar no privado.

Um abraço

ahbruto

# re: AS ÁGUAS TURVAS DA EPAL

Wednesday, November 25, 2009 11:12 PM by xadrezismo

Bom, caro Ahbruto

Confesso que talvez tenha "alfinetado" demais no meu ultimo comentário...

Malhação, Glorioso, sugerir-lhe um passeio nas minhas colectâneas do Cavaco e da MFL... É obra! Espero não lhe ter provocado nenhum ataque de coração.

Mas pronto, ponha lá no seu cantinho, a tag "FCP" e olhe que passear na sua eventual tag "Sócrates" também seria uma viagem cheia de pesadelos!

Quanto à facturação, claro que é nos conformes. Ora essa!!! Acha que eu lhe ia pedir uma mala cheia de notas e ia buscá-la com um braço engessado, não!? Toma-me por algum sucateiro engravatado?

Você tem cada uma...

Um abraço

Para comentar necessita de estar registado