quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 22:39
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Hoje é dia de museus abertos à noite

3 de Agosto, 2011
Hoje é dia de museus abertos à noite em Lisboa. Integrada no Festival dos Oceanos, a iniciativa conta com 28 instituições aderentes e volta a repetir-se no dia 11.

Esta é a terceira edição da iniciativa Museus à Noite do Festival dos Oceanos, em que as instituições do eixo ribeirinho da capital abrem portas das 18 às 24 horas.

Para o efeito, o Museu Colecção Berardo vai realizar visitas orientadas à nova mostra e à exposição de Pedro Cabrita Reis, respectivamente nos dias 4 e 11, às 22 horas, ambas direccionadas para público adulto.

Já o Museu da Marioneta oferece uma visita à exposição permanente às 19 horas, seguida da oficina para crianças 'Vem criar um monstro novo!', das 20 horas às 22h30, também nos dias 4 e 11.

O Museu das Comunicações está aberto até 12 de Agosto (excepto domingos), das 14h às 18h, realizando diariamente, às 16h, uma visita guiada a uma das peças da sua colecção. Além disso, terá três concertos: Hot Club Jazz, no dia 4; Concerto de Guitarra Portuguesa, no dia 9; e Ballet Contemporâneo do Norte, no dia 11 - todos às 21horas.

Os museus de Ciência e de História Natural têm um programa extenso de actividades para os dois dias da iniciativa, incluindo animação, jogos e surpresas, assim como observações astronómicas no terraço e de borboletas nocturnas no Jardim Botânico.

No Museu do Oriente, a proposta, para 4 e 11, sujeita a marcação prévia, é 'Um pé na Índia e outro em Timor', uma viagem pelas culturas indiana, chinesa, japonesa e timorense, enquanto o Museu Nacional de Arte Antiga, entre as várias ofertas de visitas guiadas, percorrerá o universo de Bosch às 22horas.

O Museu Nacional do Azulejo terá visitas guiadas, performances e actividades para jovens.

O Museu de Marinha faz uma visita temática sobre a vida a bordo na época dos Descobrimentos no dia 4 e uma visita guiada a instrumentos científicos no dia 11, entre as 20 horas e as 21 horas, seguindo-se, das 22h às 23h, a actuação de um saxofonista da Banda da Armada.

O Planetário Calouste Gulbenkian, contíguo ao Museu de Marinha, realizará, nos mesmos dias, duas sessões gratuitas, entre as 21.30 e as 22 horas, alusivas a temas relacionados com a astronomia.

O Museu da Água associa-se ao Festival dos Oceanos com música a acompanhar o pôr-do-sol no jardim, às 18 horas, e milonga com tango na rua, às 21.30 horas.

E mesmo os Paços do Concelho estarão abertos a visitas, em grupos até 50 pessoas, mediante inscrição prévia, às 19h, 20h, 21h e 22h.

Outros dos museus que aderiram ao evento: Casa Museu Medeiros e Almeida, Forte do Bom Sucesso, Mosteiro dos Jerónimos, MUDE - Museu do Design e da Moda, Museu de Arte Popular, Museu de Electricidade, Panteão Nacional, Museu de São Roque, Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, Museu do Fado, Museu do Teatro Romano, Museu Maçónico Português, Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Museu Nacional dos Coches, Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, Pavilhão do Conhecimento.

Mais informações em:  http://www.festivaldosoceanos.com/evento/museus+a+noite/20

Lusa/SOL




1 Comentário
AzeitonaAlbina
04.08.2011 - 04:06
A múmia está de prevenção...


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt