sexta-feira, 25 de Abril de 2014, 8:38
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Tesouros do Kremlin exibidos no Museu Gulbenkian

20 de Fevereiro, 2014
Um conjunto 66 tesouros da colecção do Kremlin de Moscovo, que inclui jóias, tecidos e armas, vai estar em exposição no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir de 28 de Fevereiro.

O conjunto estará patente na sala de exposições temporárias do museu no âmbito da exposição "Os Czares e o Oriente - Ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo", anunciou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.

De acordo com a Fundação, é a primeira vez que o acervo oriental desta colecção, constituída fundamentalmente pelas luxuosas ofertas aos czares provenientes do Irão safávida e da Turquia otomana dos séculos XVI e XVII, é mostrado na Europa, fora dos Museus do Kremlin.

Considerado único entre as colecções museológicas do mundo, este acervo inclui tecidos, armas, arreios de cavalo e jóias, objectos que durante muito tempo foram essenciais na vida quotidiana da corte russa, usados como adornos nos actos oficiais dos czares, nas campanhas militares e cerimónias religiosas nas igrejas do Kremlin.

A selecção de 66 peças é proveniente essencialmente do Irão, Turquia e Rússia.

Guardadas durante séculos nos museus do Kremlin de Moscovo, estas criações de mestres orientais representam um testemunho das relações económicas, políticas e diplomáticas entre a Rússia e os seus vizinhos.

Anteriormente apresentada na Arthur M. Sackler Gallery da Smithsonian Institution, em Washington, a mostra é apresentada em quatro núcleos temáticos: "A Horda de Ouro", "O Irão no Período Safávida", "A Turquia Otomana" e "A Rússia dos Czares".

Comissariada por Inna Vishnevskaya, Olga Melnikova e Elena Yablonskaya, a exposição "Os Czares e o Oriente - Ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo" vai estar patente no Museu Calouste Gulbenkian até ao dia 18 de Maio.

Lusa/SOL




0 Comentários


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt