sábado, 19 de Abril de 2014, 12:57
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
De volta à luta seis anos depois

27 de Março, 2012por Diogo Pombo
Seis anos depois, e o Benfica volta a estar entre as oito melhores equipas na Europa. O obstáculo antes da fase seguinte é um titubeante Chelsea, o clube londrino que tem feito um percurso irregular em Inglaterra e que se tem virado para a Liga dos Campeões como a salvação para um época em que já viu André Villas-Boas ser destituído do comando.

Em 2006, os ‘encarnados’ de Ronald Koeman atingiam os quartos de final da ‘Champions’ após ultrapassarem dois opositores ingleses: o Manchester United, na fase de grupos, e o Liverpool nos oitavos de final, partida que gravou na maior parte das memórias benfiquistas um golo de Fabrizio Miccolli, de pontapé de bicicleta, em pleno estádio de Anfield.

Nesse ano, o Benfica cairia apenas nos quartos de final diante de um Barcelona de Frank Rijkaard que, semanas mais tarde, se tornaria campeão europeu, empurrado por jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto’o e Deco.

Hoje, seis anos volvidos, os ‘encarnados’ sabem apenas que poderão voltar a enfrentar os ‘blaugrana’ caso consigam ultrapassar um Chelsea que, desde 2003, é impulsionado pelos milhões de Roman Abramovich, o seu proprietário, e pelo incessante desejo do russo em levar os ‘blues’ à conquista da mais importante prova europeia de clubes.

Esta época, o Chelsea não está a corresponder às expectativas. Prova disso é o quinto lugar que ocupa actualmente na Premier League, a 23 pontos do líder, o Manchester United, e onde por esta altura luta apenas por alcançar uma vaga entre os quatro primeiros para garantir uma presença na Liga dos Campeões da próxima época.  Apesar de tudo, a equipa está nas meias-finais da Taça de Inglaterra.

Na 'Champions', os londrinos soma duas derrotas: 2-1 em Leverkusen, frente ao Bayer, na fase de grupos, e 3-1 em Nápoles, na primeira mão dos 'quartos', resultado que conseguiu recuperar depois em Stamford Bridge, onde venceu por 4-1.

Um Chelsea envelhecido

Mesmo com a troca de André Villas-Boas, no início de Março (após 11 derrotas em 40 jogos), pelo italiano Roberto di Matteo, e apesar de algumas melhorias, a equipa continua a apresentar os mesmos problemas que tantas vezes foram apontados ao treinador português: uma equipa lenta, envelhecida e previsível.

Tudo porque, no seu plantel, os ‘blues’ albergam sete jogadores acima dos trinta anos de idade – John Terry, Frank Lampard, Ashley Cole, Didier Drogba, Florent Malouda, Paulo Ferreira e Hilário. Se os dois últimos raramente aparecem como primeiras opções, os restantes, principalmente Lampard, Terry, Cole e Drogba, são habituais titulares na equipa comandada agora por Di Matteo.

Apesar da qualidade que lhes é reconhecida, a sua avançada idade faz com que o ritmo de jogo do Chelsea seja por demasiadas vezes lento, assente nas investidas repentinas de Daniel Sturridge, na esquerda, ou nos lançamentos longos de Lampard para a frente de ataque, onde Drogba não apresenta o mesmo poder de explosão de há uns anos, e Fernando Torres continua a mostrar a sua intermitência em marcar golos ao serviço dos londrinos.

Pelo meio surge a criatividade do espanhol Juan Mata, assente em passes precisos e nos poucos erros que comete, e o ímpeto atacante que a equipa empurra pelo seu flanco direito, fazendo uso da velocidade de Ramires, apoiado ora por José Bosingwa ou Branislav Ivanovic, que alternam a titularidade no lado direito da defesa.

Quanto a Raul Meireles, o antigo médio do FC Porto perdeu minutos de jogo desde a saída de Villas-Boas, em contraste com a renovada importância que Frank Lampard  ganhou no onze inicial. Uma entrada do português implicará a saída do inglês, ou de Sturridge, de modo a colocar Meireles à frente do duplo-pivô de médios e deslocar Mata para a esquerda, de modo a conferir também mais capacidade defensiva à equipa. 

A luta pelas meias-finais da 'Champions' começa hoje, às 19h45, no Estádio da Luz.

diogo.pombo@sol.pt




13 Comentários
drehde
28.03.2012 - 14:43
Penso que é ridiculo os dirigentes e treinador do Benfica nao aceitarem a expulsao justa do Aimar quando deviam sim era chamár atencao ao jogador da sua incompetencia e falta de responsablidade respeito pelos colegas de equipa e pelo clube que está acima dele em ter uma atitude que nao desconhecia as consequencias da mesma embora estejam mal habituádos e na maioria destas situacoes passem impunes deviam era descontár uma quantia e deixár bem cláro que nao passa dum funcionário e insignificante ao pé da grandeza do clube mas em carnide que manda é 1 capanga do Pintinho por isso siga a marcha.
apagaoerega
27.03.2012 - 18:35
O castigo do Aimar está na proporção da violência
da cacetada.
O Jesus é que ainda não percebeu.
apagaoerega
27.03.2012 - 18:31
Ó azul, isso não se chama ao bicho.
azulazuleazul
27.03.2012 - 18:19
Analfabeto enganado.
Estás só a dar confiança aos nervos ou é o sindroma do Drogba?
apitodourado
27.03.2012 - 18:10
ó labrego 84 esta visto que nada percebes de futebol meu palhaço, aqui alguns dias dizia este emb´rglio que o cartão vermelho dava um jogo afinal como eu tinha dito da 2 vejam o exemplo abaixo ou aregra é so para jogadores do Benfica?
O argentino Pablo Aimar vai falhar os encontros com o Sp. Braga e com o Sporting, das 25.ª e 26.ª jornadas da Liga ZON Sagres, por castigo, informou esta terça-feira o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

nota até capaz o asno saber do que fala por isso vomita o seu antibenfiquismo puro pela boquinha cheia de m"erda
apagaoerega
27.03.2012 - 16:41
Analfabeto enganado- 13.59
Não é apoiante do Jesus e espera que ele não invente, diz o novo pião de brega do sapal.
Cá para mim já tens as nalgas em ferida, até os capilares anais batem palmas.
Aguenta-te!
apagaoerega
27.03.2012 - 16:34
Analfabeto enganado:
Concluída que está a Operação Norte, eis que Braga e Porto consolidam a sua supremacia no futebol português e atiram os abutres CORRUPTOS do crematório para o melhor lugar possível ao seu alcance, o 3º, que mesmo assim lhes poderá dar acesso às pré-eliminatórias da Champions com estadia breve.
Perfeita a superioridade nortenha, a estratégia imaculada de dois presidentes do Norte mostra-se na altura própria, sem letra nem conversa da treta, antes servida fria.
Entretanto o Analfabeto enganado continua a acreditar sindicalmente em tudo o que o chefe da máfia lhe impinge.
Como dizia Vale Tudo, aí está a prova.
É sempre assim e acontece ano após ano.
Analfabetismo e ignorância é o que dá.
Na próxima época contamos com o Sporting ainda mais forte para a discussão do título limitada a
Porto, Braga e Sporting, os três grandes de Portugal.
Embrulha aí no sapal.
apagaoerega
27.03.2012 - 16:14
Analfabeto enganado:
Por falta de hábito nos grandes palcos europeus aceita-se a tua ignorância, ainda que animalesca.
Claro que quando a CORRUPÇÃO não é possível, tudo se complica para os abutres CORRUPTOS do crematório a quem faltam as pernas e sobretudo a cabeça,sobra-lhes o vómito bocal e a conversa da treta em últimos episódios.
O Pomar das Frutas de Carnide não colhe nadinha nesta etapa europeia,e a agremiação CORRUPTA não tem hipótese de comprar ninguém na Europa onde são uns simples desconhecidos hà mais de 50 anos.
É o grito da desgraça e da vergonha e a opção por serem já eliminados e evitarem nova humilhação do Barcelona,a melhor equipa do mundo.
Como sempre acontece, a tradição acaba por ser o que era, com a conquista da taçita da liga.
Eu acredito nos abutres do crematório e no seu total empenho esta noite.
Força abutres CORRUPTOS, há que comer a relva, há que esgotar todas as energias, para o Braga passear no crematório, fresquinho como uma alface
(do Minho, claro).
drehde
27.03.2012 - 14:27
Pobre criatura nem dás descanso nem o deixas fermentár as 8 melhores equipas da Europa e as estatisticas da IFHS nao intressam concerteza está atrás dos demais eh eh e Burros sao os outros.
FORCA SPORTING.
apitodourado
27.03.2012 - 13:59
como sempre disse não sou apoiante de jesus, apesar de lhe reconhecer ser um bom treinador mas peço que não venha com invenções no jogo de logo e claro la estarei para festejar uma vitoria para fazer engolir com penas e tudo os velhos do chelsea
G84
27.03.2012 - 13:58
Jogo engraçado entre 2 equipas em Crise...

50%-50% para cada lado, tanto para o jogo de hoje, como para a eliminatoria...

Se é certo que o Benfica apresenta rendimento Nulo e pouco joga, o Chelsea consegue com melhores jogadores fazer ainda pior. Os 2 Bomboms dos 1/4 final em confronto hoje em Lisboa.

apitodourado
27.03.2012 - 13:57
alguem me sabe dizer a que horas joga a tal famosa equipa corrupta fundada num bar de alternes ? nem na segunda da europa ? então a que horas jogam para o campeonato dos alternes heheheehhe
apitodourado
27.03.2012 - 13:53
AÌ esta o glorioso nas melhores 8 equipas da europa, com largas possibilidades de chegar as quatro... esta em terceiro nas estatisticas da UEFA "não confundir com as estatistias dos solteiros e casados da IFHS " da vontade de dizer ninguem nos vai parar............


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt