quarta-feira, 16 de Abril de 2014, 8:14
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Alentejo deverá aumentar produção de azeite e chegar às 35 mil toneladas

20 de Novembro, 2011
O Alentejo, a região portuguesa que mais azeite produz, deverá registar um ligeiro aumento na produção da campanha olivícola de 2011/2012, que poderá chegar às 35 mil toneladas.

A produção estimada para a actual campanha olivícola, a decorrer até meados de Fevereiro, «deverá ser ligeiramente superior» à de 2010/2011, disse hoje à Agência Lusa Henrique Herculano, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.

As estimativas para os 165 mil hectares de olival no Alentejo apontam para uma produção de «200 toneladas de azeitona», a mesma quantidade registada na campanha olivícola de 2010/2011.

No entanto, estimou, os cerca de 60 lagares do Alentejo deverão produzir «35 mil toneladas de azeite», mais cinco mil toneladas do que na campanha olivícola de 2010/2011.

A «diferença» deve-se «sobretudo ao rendimento da azeitona em azeite», que, na actual campanha olivícola, está a ser «mais elevado», explicou.

«Até agora, a qualidade da azeitona tem sido boa, mas estamos na expectativa para ver o resultado das chuvas», que «poderão favorecer o ataque de fungos», o que irá «afectar e piorar a qualidade das azeitonas», alertou Henrique Herculano.

Lusa/SOL

 




2 Comentários
Zedk
20.11.2011 - 18:24
Porque será que a notícia omite que os olivais, uns renovados e salvos, outros novos, se devem a investimentos espanhois, que fizeram no Alentejo o prolongamento dos olivais da Estremadura espanhola, de quilómetros e quilómetros continuos?
Lateralmente, tenho resposta para a rentabilidade
do olival e não só, espanhol, quando em Portugal se deixam as azeitonas nas árvores: Em toda e qualquer operação comercial, agricola ou pescas, o ou os intermediários são necessidade incontornável(?).
vicentearaujo2
20.11.2011 - 15:34
Cuidado! De qualquer maneira trata-se de um óleo.A "Comunidade Internacional", à falta do outro, pode incluir os civis portugueses, e, generosamente, começar pelo Alentejo para defende-los.


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt