sábado, 18 de Maio de 2013, 18:37
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
OE2012: Oposição exorta ministro das Finanças a dizer se vai haver novos cortes no subsídio de Natal

26 de Junho, 2012
Deputados da oposição exortaram hoje o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, a dar «respostas concretas» sobre a possibilidade de recorrer a um novo imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal.

Durante uma audiência na comissão parlamentar do Orçamento, Gaspar reconheceu que a receita fiscal nos primeiros cinco meses do ano está abaixo das expectativas. Os deputados do PS, do PCP e do Bloco de Esquerda afirmaram que o decorrer da execução orçamental vai obrigar a medidas adicionais para cumprir a meta do défice.

O socialista Pedro Marques instou Gaspar a dizer se o Governo iria recorrer novamente a uma sobretaxa extraordinária sobre o subsídio de Natal: «Tem de dizer tempestivamente o que vai fazer», de forma a não apanhar os cidadãos de surpresa, afirmou o deputado eleito por Portalegre.

O bloquista Pedro Filipe Soares notou que o Governo já determinou a suspensão dos subsídios de férias e Natal para funcionários públicos e pensionistas.

«Face à derrapagem na receita fiscal, garante que não precisa de compensação?», perguntou Soares. «Esta é uma questão que não pode passar sem respostas concretas».

Gaspar não falou especificamente na possibilidade de uma nova sobretaxa sobre o subsídio de Natal.

O ministro reiterou contudo que o Governo não está «neste momento» a contemplar medidas de austeridade, mas notou que o memorando de entendimento prevê a possibilidade de tomar as medidas «que se revelem necessárias» para atingir as metas orçamentais definidas no memorando com a ‘troika’.

Lusa/SOL




2 Comentários
GUEDES1955
27.06.2012 - 14:32
Não sou economista,tenho a quarta classe antiga tirada ao som das reguadas e canadas que o professor me dava!
Sou contra os cortes de subsidios aos reformados e funcionários públicos!
Sou a favor da injecção massiça de euros nas empresas portuguesas!
Sou a favor do aumento do salário minimo já para750 euros mês!
Sou a favor do aumento do poder de compra de todosos portugueses!
Porque assim as pessoas compram mais, as fabricas produzem e vendem mais!
SOU A FAVOR DO CONSUMO POR PARTE DAS FAMILIAS!
Só com um forte poder de compra é que a economia pode desenvolver-se!
Assim sendo, com mais consumo, mais receita fiscal!
Desculpem a minha ignorancia, mas acho que com empobrecimento não se vai a lado nenhum!
O estado que diga de quantas pessoas precisa para ser eficaz, e que deixe à iniciativa privada a criação de riqueza, de emprego, de desenvolvimento!
O estado interfere imenso na vida das pessoas e das empresas, apenas para atrasar, para complicar, para sugar, para explorar e para manter algumas pessoas com direito especiais, que são os politicos e deputedos.
O ESTADO É UM VORAZ GLUTÃO, QUE COM SEUS VASTOS TENTÁCULOS,AFASTA,IMPEDE, CRIA OBSTÁCULOS AO EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO PRIVADO.
TEEZR
27.06.2012 - 09:47
Sim, mas taxem só aqueles que efectivamente recebem o subsídio de natal, porque a mim já mo retiraram... Como agora em sede de IRS vai ser muito complicado distinguir de quem já foi confiscado o subsídio, já estou a ver os FP e os reformados a serem taxados duas vezes...


PUB
PUB
Siga-nos
Marrocos Portugal
Passatempo SOL & ZOO: Ganhe bilhetes duplos para o Jardim Zoológico de Lisboa.
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt