O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, revelou hoje que a empresa de telecomunicações investiu, nos últimos três anos, dois mil milhões de euros em território nacional, levando a fibra ótica a 1,6 milhões de casas.
Esses indicadores, segundo Zeinal Bava, permitem que Portugal tenha já «uma das maiores penetrações de fibra ótica na Europa em percentagem de lares» e que a quarta geração de rede móvel da TMN já cubra 80 por cento dos clientes.
Em declarações à agência Lusa, o presidente executivo da PT acrescentou que a expansão da rede de fibra ótica no território português está agora limitada pelo regulador das telecomunicações.
«Há zonas onde temos restrições regulatórias que inibem o investimento que queremos fazer. Temos de conviver com os limites da regulação», disse, garantindo que, se essas restrições forem alteradas, a empresa avançará para a expansão da rede de fibra ótica.
«Vamos ter de fazer mais para levar a fibra mais perto das pessoas e das indústrias. Nós vamos estar à altura desse nosso desígnio», acrescentou.
Zeinal Bava comentava hoje em Paredes as queixas de alguns consumidores à qualidade dos serviços de Internet prestados pela PT no interior do distrito do Porto.
Naquela cidade do Vale do Sousa, o presidente da PT e o Polo de Design de Mobiliário de Paredes apresentaram hoje o concurso 'O Design é Meo', que visa o desenvolvimento de novos modelos de equipamentos Meo e uma cadeira para os clientes daquele serviço de televisão (Meo Chair).
«Temos que aliar as funcionalidades ao design, porque os clientes exigem isso. Queremos que os equipamentos convivam bem com a decoração que cada um tem na sua casa», disse à Lusa, explicando a parceria com Paredes.
No âmbito do concurso, a PT desafia os criadores portugueses a apresentarem propostas para o design de novos modelos de equipamentos do serviço Meo, incluindo o próprio comando. Ao vencedor será atribuído um prémio de 9.000 euros. As candidaturas poderão ser apresentadas até ao dia 21 de Outubro.
Noutra categoria do concurso, a empresa de telecomunicações admite propostas de design para a concepção de uma cadeira destinada a espectadores de televisão do serviço Meo. As propostas devem ser entregues até 7 de Setembro.
O modelo vencedor, a cujo criador será atribuído um prémio de 4.000 euros, será exibido em Paredes no âmbito do projecto Art On Chair, que vai decorrer de 14 de Setembro a 18 de Outubro.
A cadeira será produzida por empresas de mobiliário de Paredes.
À Lusa, o presidente executivo da PT disse esperar que a parceria com Paredes «demonstre o salto qualitativo não só nas aplicações e conteúdos, mas também no design dos equipamentos».
Zeinal Bava disse ainda estar esperançado que os modelos vencedores, das duas categorias, possam ser comercializados internacionalmente.
«Se nós já somos bons a exportar inovação tecnológica, tenho a certeza que vamos conseguir fazê-lo também noutras áreas», adiantou, referindo-se à qualidade do design português.
Lusa/SOL