sexta-feira, 18 de Abril de 2014, 19:12
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Economia em 2014: Celtas ou gregos?

1 de Janeiro, 2014
Saída limpa, com cautelar ou segundo resgate? O fim do programa da troika será o factor chave da evolução da economia.

Portugal

Tudo por um cautelar

Portugal tem seis meses para provar que é mais celta do que grego. O formato de saída do programa de assistência financeira da troika é o grande evento de 2014 no campo económico, que irá determinar não só o destino do próximo ano como o dos seguintes.

Para já, todas as opções estão em aberto. Um programa cautelar de um ano é a aposta mais certa entre os investidores e economistas, mas o Governo admite fazer uma saída 'limpa' - sem qualquer assistência, como a Irlanda. E o chefe de missão do FMI em Portugal, Subir Lall, em entrevista ao Expresso, não negou um segundo resgate.

Para evitar este último cenário, a primeira metade do ano será decisiva: Portugal terá de conseguir fazer com sucesso pelo menos duas emissões de dívida de longo prazo até Março. E até Junho deve esperar que os juros a 10 anos no mercado secundário desçam dos actuais 6% para um nível de 4,5%, pelo menos.

Sem segundo resgate, nova crise política, turbulência nos mercados ou quebra da confiança de famílias e empresas, a economia portuguesa deverá solidificar o ainda frágil ritmo de crescimento, através da recuperação do consumo privado e das exportações 'à boleia' da retoma da Europa.

Europa

BCE assume supervisão da banca

A Zona Euro deverá crescer 1% em 2014, com a Alemanha a ser o grande motor da região e Espanha a dominar as economias periféricas. Uma melhoria no consumo e no investimento poderá diminuir os riscos de uma deflação na região da moeda única, que é hoje a principal ameaça à segunda maior economia mundial.

Na esfera europeia, 2014 será o ano do Banco Central Europeu (BCE). A instituição liderada por Mario Draghi irá assumir-se como o supervisor único da banca da Zona Euro no quarto trimestre, uma etapa essencial para a construção da união bancária. Em meados do ano, serão conhecidos os testes de stress e a avaliação dos activos da banca europeia. Este exercício dará uma ideia das necessidades de recapitalização do sector e de quantos bancos europeus terão de fechar portas. A Comissão Europeia irá ter um novo presidente em Novembro. Há expectativa sobre se o sucessor de Durão Barroso irá apostar na continuidade ou apoiar uma política com menos austeridade e mais apoio ao crescimento.

EUA

Fed: nova chefia, nova política?

A Reserva Federal norte-americana (FED) também terá nova cara, em Fevereiro de 2014. Janet Yellen tem pela frente a tarefa de 'segurar' a retoma dos EUA ao mesmo tempo que diminui o gigante programa de estímulo económico, que tirou a maior economia mundial da recessão - os EUA deverão crescer 3% em 2014, o triplo da Zona Euro. O sucesso de Yellen será decisivo para o optimismo dos mercados mundiais.

luis.goncalves@sol.pt

Tags: 2014, Economia



3 Comentários
euvouvemseassim
01.01.2014 - 21:48
subam ao ringue calcem umas luvas vence que aplicar um K=O
sempreomesmo
01.01.2014 - 16:02
Olha, a ministra Maria swaps'a Albuquerque que andou na refer a fazer negociatas e que depois de estar no "poleiro", governo, encomendou um relatório q era tudo menos sério em q o dito relatório não referia NADA, claro acerca das ditas negociatas com a refer! Porque seria?? E são politicos destes que de sérios não teem nada que andam a governar o nosso país! Gente sem o mínimo de seriedade e honestidade! Gentinha de baixissimo nível intectual e moral...
tratorderasto
01.01.2014 - 14:56
Uma Intervenção Militar Externa,IME,e para a encabeçar o Mal Assado.Existe uma linha que não pode ser ultrapassada os produtos químicos têm de ter o sabor típico dos nossos antepassados,muita especiaria,alhos,loureiro e um cheirinho a coentros.açordas a voar é o meu sonho de menino.Que as TRIPAS nos ajudem a digerir 2014.Uma saudação muito especial para os habitantes do Vaticano.


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt