sábado, 19 de Abril de 2014, 10:47
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Portugal assume comando da missão militar contra pirataria na Somália

14 de Abril, 2011
Portugal assume hoje o comando da missão militar naval da União Europeia no combate à pirataria, na Somália, com a fragata Vasco da Gama, disse hoje à Lusa o porta-voz do Estado-maior General das Forças Armadas (EMGFA).

«Pela primeira vez, Portugal assume o comando da operação naval da União Europeia (UE) no combate à pirataria marítima, no oceano Índico com a Operação Atalanta», disse o porta-voz do EMGFA, comandante Ramos de Oliveira.

A «força europeia será comandada pelo português Comodoro Silvestre Correia, durante os próximos quatro meses», que a bordo da «fragata Vasco da Gama, enquanto navio almirante, terá uma força de nove navios europeus», acrescentou o comandante Ramos de Oliveira.

A Operação Atalanta iniciou-se em Dezembro de 2008 e atingiu a plena capacidade operacional em Fevereiro de 2009, sendo a primeira operação de protecção ao transporte marítimo da UE realizada no âmbito da Segurança Comum e da Política de Defesa (PESD).

A fragata Vasco da Gama, apoiada por um helicóptero Lynx, é comandada por Diogo Arroteia, e enquanto navio almirante terá a bordo cerca de 200 militares, com a missão de proteger o corredor marítimo utilizado pelos navios civis para transporte de mercadorias junto à costa da Somália, entre as ilhas Seicheles e o Golfo de Áden.

A fragata Vasco da Gama, que entrou ao serviço em Janeiro de 1991, já representou Portugal em missões no mar Adriático, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste e mar Mediterrâneo oriental, de acordo com a informação disponibilizada pela Armada.

Lusa/SOL




7 Comentários
Anonymous
15.04.2011 - 17:28
NADA, a O.N.U quer é 'despesas' parapoderem roubarem mais das ONGS... facto similar só que de 'rebelde sem causa' foi a do PAQUETE do Patife-mor,Henrique Galvão, o homem da Cia .... ehehehe,lembram-se do c***** ? 1961, se não me engano ??? E veio o hamita canalha , a 'calhar' por cá na Baía de Guanabara, que está por sinal lindíssima.... Sò biquinizinho cavadinho.... E a noite , na Praça São salvador ... ehehehe Música ao vivo, chorinho, Bossa Nova... Coisa fidalga. Ser um Guerrilheiro assim até eu ! ehehehehe
Roberto Menezes Borges
15.04.2011 - 04:07
Não devem poder gastar muitas munições...nem gasóleo ou ainda ficam à deriva e sem dinheiro para reabastecer:)))É tipo a guerra do saudoso Solnado!
Anonymous
15.04.2011 - 02:20
Nada como voltar aos bons e velhos tempos do colonialismo ! Balas neles ! São hamitas ! E ainda por cima, islâmicos,pretos e LADRÕES ! Só faltavam serem Anões e serem torcedores do Flamengo ! Pq não suicidam-se ? É muita des-graça para um povo só ! ehehehehe
ASS1719
14.04.2011 - 23:47
OS PIRATAS, ANDAM NA COSTA SE S. BENTO, AO LARGO DO RATO, E ARREDORES. ESTA MARINHA, ANDA COM A BÚSSULA AO CONTRÁRIO, E FORAM PARAR A CASCOS DE ROLHAS.
farfalho
14.04.2011 - 14:51
Resolvam o problema da pirataria interna.
Como é possivel resolverem o da Somalia?
Depois queixem-se que não há dinheiro para pagar ordenados cá no burgo...
RogerUK
14.04.2011 - 12:38
O routo a tomar conta do nu. agora e que vai ser lindo.
parasol
14.04.2011 - 10:11
Segundo o botabaixão isto quer dizer que começou a guerra civil.


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt