quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 9:55
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
D. Duarte: Ditador sírio é 'muito bem intencionado'

7 de Julho, 2011
O presidente da Síria, Bashar al-Assad, é “um homem muito bem intencionado”, afirmou hoje o duque de Bragança, D. Duarte, que se encontra na capital síria para contactos com elementos do regime, à Agência Lusa.

Em declarações telefónicas a partir de Damasco, D. Duarte justificou a sua deslocação ao país: “O presidente da República [síria, Al-Assad] convidou-me para vir cá e, por um lado, conhecendo-o, [sei que] é uma pessoa com um fundo muito bom e um homem muito bem intencionado e, por outro lado, a instabilidade nesta região é, de facto, muito perigosa. Por isso, achei que devia aceitar e tentar ver se a minha intervenção pode ser útil”.

A repressão do movimento de contestação, que eclodiu a 15 de Março, na Síria, já provocou a morte a mais de 1.300 civis e milhares de refugiados, segundo várias organizações não-governamentais. A comunidade internacional tem apelado a Al-Assad para que reforme ou renuncie.

Reconhecendo que o anterior presidente, Hafez Al-Assad dirigia um “regime de força bastante violento”, D. Duarte defende que o actual presidente, filho do antecessor, é “um médico muito estimado por toda a gente” e que, “desde que assumiu o poder, tem tentado democratizar e humanizar a política, e já conseguiu grandes avanços”.

Considera que “a alternativa” a Bashar al-Assad é “o movimento islamista e a possibilidade de um grande caos local”, semelhante ao que se passa na Líbia.

D. Duarte afirma que está “pessoalmente convencido de que a intenção [de Al-Assad] de copiar o modelo marroquino é muito sincera”, acrescentando que, em Marrocos, “se transformou um Estado que era pouco democrático num Estado inteiramente democrático”.

De acordo com o duque de Bragança, “o ambiente é completamente calmo” na capital do país, Damasco, e “não há qualquer tipo de situação desagradável”, embora se assista a uma “situação bastante explosiva” em várias cidades sírias junto à fronteira com a Turquia.

Referindo-se às reuniões que teve com os membros do governo sírio, o duque de Bragança afirma que “há a nítida sensação de que as forças armadas não estão preparadas para lidar com este tipo de situação”, assegurando ainda que “mais de uma centena de militares e de polícias foram degolados pelos grupos de oposição militante”.

Adiantou também que existem “dois tipos de oposição”: por um lado, “os irmãos muçulmanos, que são islamistas e já fizeram noutros países revoluções violentas” e “a oposição que quer a democracia”.

Pela sua parte, esclarece que se tem “encontrado com o governo e com o presidente” para colaborar na criação da futura Constituição da Síria, “muito semelhante à marroquina”, que garante a liberdade de imprensa, política e religiosa.

D. Duarte esteve hoje reunido com o presidente, com o primeiro-ministro, Adel Safar, bem como com “individualidades da oposição moderada”, e pretende “aproveitar as boas relações pessoais” que tem com Al-Assad e outras pessoas na região para “tentar ajudar a que se encontre uma solução”.

Em Damasco há três dias, o duque de Bragança disse à Agência Lusa que o seu regresso não está marcado e “depende de quando achar que já não vale a pena continuar no país”.

A sua agenda está também “muito dependente das oportunidades de contacto” que surgirem mas, para já, não estão previstas deslocações a outras cidades do país.

Lusa / SOL




44 Comentários
sinadelis
02.10.2012 - 19:44
Força Assad!

Vamos vencer!
MauzinhoSilveira
21.08.2011 - 18:23
Tem aqui muito repúblicano, que não deve conhecer a história.

Só pode pelas asneiras que dizem.........

ENTÃO E ESTE JORNAL QUE É DOMINADO POR CAPITAIS DE UM LADRÃO DE ANGOLANOS...NÃO VOS CHOCA.....ESTE LADRÃO ESTAR NO PODER POR OBRA DE COMUNAS E SOCIALISTAS???????????????

TOMEM COMPRIMIDOS PARA O ESQUECIMENTO.
Acossamaki
11.07.2011 - 19:31
Bom... acho que fico por aqui. Conclui que já fiz uma tentativa de ajudar a chamar aqui a atenção para os desequilibrados mentais que frequentam este forum. Uma coisa é a liberdade de expressão, a outra é um comportamento como o teu, de malfeitor,xenófobo de tendencias claramente criminais. Acho que o SOL deveria vedar o acesso a gente como tu. No que me respeita, não te dou mais atenção, vou ali e já volto... não mereces o peido dum cigano (com todo o respeito pelos ciganos)
Anonymous
11.07.2011 - 08:10
Acossamaki, estou agora de madrugada exatamente as 4:05 hs da manhã a beber um belo 'prósec' branco a ler teus disparets ! uhauhauhauhauaha nada pior a fazer da vida pois não ???O que vale é justamente o prosec e a youtube do High Societ com o Sinatra , Bing Crosby,Celest Holm.... ehehehehehe Lehaim ! depois claro da 'roda de samba que vim de minha namada Vila Isabel e hoje muita gata.... Venhas ao Rio de Janeiro, a melhor cidade do planeta e deixe de ser esse c***** que tu és ! ! oh pateta !
Anonymous
11.07.2011 - 07:32
Por vc Acossamaki, vou mudar : KKKKKKKKKKKKKKKK
Acossamaki
10.07.2011 - 14:33
BARUCH esses teu riso imbecil ehehehehehe...ehehehehehe, revela um déficite preocupante de neurões, ou pior ainda, um tumor nos cornos que deverias tratar com urgência.
Anonymous
10.07.2011 - 14:23
ehehehehehehe
Acossamaki
10.07.2011 - 14:15
Baruch. Só te ocorre escrever estas baboseiras que escrves aqui em baixo? Realmente, a tua capacidade de argumentação só presta (?) para cuspir veneno xenófobo. Quando ao resto não és grande coisa....
Anonymous
10.07.2011 - 13:42
Acossamaki, conhecidíssimo entre as belas mulheres como o : "Gavião Pegador" ( não pode ver um 'pintão em pé' que já cai direto de boca ) rsrsrsrsrs Vens por cá com as suas sábias, informativas e culturais opiniões em paraleo com a do nosso Nobre "Conselheiro Acácio' , engrandecer-nos intelectualmente ! ( a não dizer o contrário rsrsrs)

Grande Acossamaki, um português com nome de molho japonês ... ehehehe

Acossamaki, tb é conhecido pelas camareiras dos hotéis que frequenta ( sempre bem acompanhado de atletas...) como o Dr.Morde Fronha ! Grande criatura ! Olha rapazzz vc esta a ficar famoso hein ! ehehehehe

Ilustríssimo Acossamaki...rsrsrs
Acossamaki
10.07.2011 - 13:00
O antiesquerdalha é o primeiro a chegar. Depois aparece o Baruch, depois outros parecidos, parecem abutres...
Como ninguém lhe dá importancia na vida real, vêm aqui cagar as suas infelicidades e frustrações na forma de opinião.
Acossamaki
10.07.2011 - 12:51
BARUCH Adoro as tuas piadas. Continuas cómico como sempre.
sapio
10.07.2011 - 10:38
este D. DE QUÊ, DEVE SER DOIDO...perdoem-lhe pf está senil decerto..
observadorazita
10.07.2011 - 08:09
Dom.....!
Mas dom de quê? Da tolice?
Será que os portugueses são pagadores do ordenado
deste desnaturado?
Cá por mim pode lá ficar indefenidamente desde que
lhe cortem todo o crédito...
Freda
10.07.2011 - 00:54
Sem comentários:

"Os Três Terrores"
http://www.youtube.com/watch?v=R-e33nl-Hek
Freda
09.07.2011 - 23:05
"O presidente da Síria, Bashar al-Assad, é “um homem muito bem intencionado”"(...)

Bem intencionado?
Um ditador, tirano e sanguinário?
Porque será, que as ditaduras de esquerda são bem recebidas pelos esquerdopatas de todo o mundo?
Só queria compreender!
Só sei, que as ditaduras de esquerda só provocam miséria, e as de direita desenvolvimento!
Alguém que me desminta?
Anonymous
09.07.2011 - 14:56
o0 Assad que em breve será 'assado' por atacar o ÚNICO país legítimo no Oriente Médio, (salvo o Iemen), que é Israel um povo tribal, em um país artificial como a Síria, tem o 'dirigente' que merece ! depuseram o rei que tinha aprendido a lição, agora aguentem...e vem chumbo grosso ppor aí.... Só lamento pelas crianças, que não tem noção na mer-da de hipocrisia em que vivem e nela serão educadas....
SheilaAG
09.07.2011 - 13:22
Espero que esse proncunciamento faça parte da diplomacia para adular Bashar ....ate por que ele logo manda matar quem discorda dele ...sem contar que de boas intenções o inferno estará cheio ...

Filipe Oliveira
09.07.2011 - 00:01
Porque no te callas?
Zedk
08.07.2011 - 23:03
JAAF : Redundou os princípios, os meios e os fins e quando me apercebi já estava na última linha e nas últimas palavras. Discurso políticamente correcto, onde impera mais o conhecimento de bonitas tiradas em português, que a explanação clara de intenções ou a transparência das ideias no concerne ao conteúdo da notícia.
Não desista. Os portugueses enfronham numa direcção é muito dificilmente a modificam. Até eu.
Renato Nunes
08.07.2011 - 20:00
JAAF : o senhor logo nas primeiras linhas denota tal elitismo e arrogancia que se perde a vontade de ler o resto que ewsceve.
Fico com a impresao que e mais um MOnarquico frustado que sabe tudo mais e melhor que ninguem.
Alias, ate sabe o que e que os outros precisam de saber...sao uns paisanos ignorantes.



PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt