quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 19:40
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Iemenitas queimam véus em protesto contra o regime

26 de Outubro, 2011por Catarina Costa e Palma
Clique na imagem para ver mais fotos
Um lençol negro foi espalhado na avenida principal de Sana, depois as mulheres do Iémen lançaram os véus que as escondem do mundo – os 'makrama' – numa pilha à qual pegaram fogo. Enquanto as chamas aumentavam deixaram um recado aos chefes das tribos do seu país: «Quem protege as mulheres dos crimes dos bandidos?» e afirmaram, para todo o mundo ouvir, que «as mulheres não têm valor aos olhos de Ali Saleh».

À semelhança do que aconteceu no Egipto, as mulheres têm desempenhado um papel crucial nas manifestações que grassam no Iémen desde Março. No entanto, é a primeira vez, em nove meses de manifestações, em que um gesto tão simbólico tem lugar.

As iemenitas ganharam força e mobilizaram-se ainda mais inspiradas por Tawakkul Karman, a activista iemenita que, em conjunto com duas mulheres liberianas, foi laureada com o prémio Nobel da Paz pela sua luta pelos direitos das mulheres.

O protesto de hoje, no entanto, não tinha tanto a ver com os direitos das mulheres, como com um gesto de origem beduína segundo o qual, as mulheres ao queimarem o véu pedem auxílio aos líderes das tribos.

O gesto simbólico levado a cabo em Sana não é um desafio à autoridade conservadora islamita do país, mas um pedido aos líderes tribais para que se façam ouvir e enfrentem o regime de Saleh.

Querem quebrar o silêncio dos homens das tribos, assumem-se como as «mulheres livres do Iémen», que saíram para as ruas inspiradas por Karman, que foram atacadas por Saleh e que «queimam a sua makrama para que todo o mundo veja os massacres sangrentos levados a cabo pelo tirano Saleh», pode ler-se nos panfletos que hoje distribuiram na rua.

De acordo com uma manifestante citada pela CNN, este mês mais de 60 mulheres foram atacadas pelas forças do governo. De acordo com Ruqaiah Nasser, militares forçaram a entrada nas suas habitações e chegaram mesmo a matar mulheres.

Lamenta o silêncio das tribos acerca do assunto mas atesta que não vão ficar quietas: «vamos defender-nos, já que os homens não o conseguem fazer». Ruqaiah deixa um recado: «As tribos devem perceber que não serão respeitadas pelas mulheres do Iémen se ficarem sossegadas enquanto as suas mulheres são atacadas. As tribos que ignorarem a nossa chamada são cobardes e não têm dignidade».

catarina.palma@sol.pt

 




9 Comentários
Anonymous
28.10.2011 - 01:07
Nada Kalvin ! Elas adoram apanhar levarem surras, e na cara ! Por isso NADA aprendem da Vida, continuam pu-tas, desonestas , mentirosas, dissimuladas JUSTAMENTE para continuarem apanhando , sendo agredidas.. é cultural e genético dessa raça ...

INFELIZMENTE, mas são todas assim.

Mulher boa e a Portuguesa típica, mas será que ainda existem ??? Com essa mídia comunista toda a serviço do Grande Capital, que ridiculariza a Ética, o escúpulo, os princípios básicos de dignidade... nem sei,.. Há tempos não vou a Portugal e sei que está 'tudo muito mudado'...e para pior ! Só "a maquiagem mudou", virou país 'tecnológico, cheios de pirotcnias mas perdeu boa parte da ess~encia portuguesa a Casa Portuguesa com certeza, essa esta agonizante...

Tudo uma lástima, 'Tempos 'MU'dernos'...
Kalvin
27.10.2011 - 07:44
Ai coitadas das senhoras, temo pelo que lhes irá acontecer agora...
Anonymous
27.10.2011 - 01:08
Mas, por sorte, são facilmente desmascaradas, pq as mentiras deles tem pernas curtas como as serpentes de duas cabeças que são.

A VERDADE, que "é uma só e tem dono", SEMPRE, mesmo a demorar, prevalece ao Justo.
Anonymous
27.10.2011 - 01:01
A Continuar... Fique ligado !! Não ligue ao que até hoje ouviste da mídia esquerdista a trabalhar ao Grande Capital e ao Cartel dos petrodólares hamitóide ! Os "DISCURSOS HUMANISTAS E IGUALITÀRIOS" são puraDemagogia, sensacionalista Hipócrita !

JAMAIS confie em um árabe Muslim ! Jamais ! NUNCA Dê-lhes sua amizade, amor, atenção, carinho, ajuda, empreste-lhes dinheiro $$, faça depósitos antecipados de $$$, confidencie-lhes segredos, apresente pessoas e ainda mais se forem suas desafetas ! Esses VERMES, vão te roubar $$, te trair, te difamar, para não te pagar $$, deturparão situações, te caluniarão de todas as formas e ainda se aliarão aos teus desafetos a tentarem te destruir !

devem serem esmagados , pisoteados feito vermes, insectos e depois detetize a área e se possivel queime !

Só quem não os 'conhecem' os compram ! NADA VALEM !

Contra factos, não há argumentos ! basta ver o que fazem de Terror, crueldade, o 'I'MUNDO MUÇULMANO ! São 1.400 bilhões de animais, 'ocupando ' 56 países ! NENHUM PRESTA !

Não queres acreditar , simples :

Pesquise MAPAS-MUNDI e HISTÓRICOS ! TERRORISMO, e a ORIGEM Dessa gente e o que fizerem e fazem até hoje ! O IDHs e realizações que eles AUTO-Denominam-se autores , como a Algebra, Astronomia etc TUDO MENTIRA E ROUBADO DOS HINDUS, GREGOS E JUDEUS !

ACHTUNG !

Cuidado ! Ao ver algum dessa gente se aproximar, Afaste-se ! e se possível, expulse-o de forma violenta, pois só conhecem essa linguagem ; SANGUE E LÁGRIMAS !

Abraços e Sorte.
Anonymous
27.10.2011 - 00:51
Hallotoyou, Quero ver essas pu-tas queimarem as calcinhas , cavadinhas e de "oncinhas", que essas 'piranholas' usam debaixo dos véus e essa vestimenta religiosa ridícula a encobrir apenas suas falsidades e dissimulações ! Bando de prostitutas de 1,99 R$ ! eheheheheh

Bando de vagabas "enrustidas" ! São as : "Queima roscas e "lambe-rolas sonsas" e quando 'casadas' com esses broxas bregas, broncos chifrudos, fedorentos hamitas muslins peidorreiros á mesa que arrotam mer-das, são umas pu-tas adúlteras do cara-lho ! Adúlteras até em internet. Pois ao 'público' querem parecerem mulheres honestas, religiosas... Não passam de umas CARNAVALESCAS ! E tu achas que essas MUQUIRANAS, MEDÍOCRES Vão assumirem-se agora ? Cambada de vigaristas ! "Halitosas" espermáticas as escondidas. Nojentas... ughhhh dá ansia de vômito só de olhar para os cornos dessas vagabundas 'hagarinas'.

Só quem não conhece a mentalidade e o "I"mundo que essa gentalha ocupa no planeta, é que sabe bem o que falo, AFIRMO E PROVO !!

Sem FILOSOFIAS, mas com FACTOS ! FACTOS MILENARES , HISTÓRICOS, ESPIRITUAIS E GENÈTICOS !

A "VERDADE" que é uma só e 'tem dono', não ofende e tampouco insulta, mas só DEFINE e faz doer ! E como !

Mulheres árabes muslim, portanto as árabes hamitas, quando a chorarem, estão com seus diabos 'a rirem', pois estão nas perspectivas de um pleno SUCESSO em uma nova vigarice $$ ou traição oportunista imediatista, já que essas pilantras vendidas não 'enxergam' 1 Metro a frente...

Elas a 'rirem', estão seus diabos a festejarem o 'Sucesso' ou "a dissimularem" seus fracassos, pois não admitem mostrarem-se erradas e ou derrotadas. Vivem da Mentira, Na Mentira e Para a Mentira , logo vivem de aparências e em função dos 'outros'...

Elas sérias, são seus Diabos pensando em algum 'novo golpe e traição a um incauto, seje um 'amigo, amante.. isso é o que menos importa, o quem, mas o resultado..

Elas distraídas , estão seus diabos a esconderem-se...


Hallotoyou, Fique 'ligado', não dei
SheilaNur
26.10.2011 - 16:32
se eu tivesse no Iemem queimava os meus tb ...

força ! estamos juntas...abaixo o tribalistas primitivos
SheilaNur
26.10.2011 - 16:30
se eu tivesse no Iemem queimava os meus tb ...

força ! estamos juntas...
pinto2007
26.10.2011 - 16:08
começou a verdadeira revolução árabe.
os não fundamentalistas , a maioria, terá que se impor e derrotar a minoria que sonha continuar a viver na idade medieval!
Hallotoyou
26.10.2011 - 15:58


Que belo país para ser governado por Passos Coelho...este ja esta bem pobre e ainda tem uma sociadade com um disenvolvimento do seculo passado.



PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt