segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 1:28
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
UE decreta amanhã embargo ao petróleo do Irão

22 de Janeiro, 2012
Os chefes de diplomacia da União Europeia deverão adoptar na segunda-feira, em Bruxelas, um duro pacote de sanções contra o regime iraniano, devido ao seu programa nuclear, que visa “secar” as fontes de financiamento de Teerão.

Face à recusa das autoridades iranianas em retomar as negociações sobre o seu programa nuclear, que a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) suspeita ter fins militares, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE deverão endurecer a lista de sanções já existente, visando agora o sector do petróleo e o banco central.

A medida mais dura será um embargo ao petróleo do Irão, que entre Janeiro e Outubro do ano passado exportou cerca de 600 mil barris por dia para a UE, sobretudo para Itália, Espanha e Grécia.

Entre os Estados-membros, a Grécia é o único pais com algumas reticências a este embargo, já que importa petróleo do Irão sob condições muito favoráveis, uma vez que Teerão não exige garantias financeiras, mas segundo fontes diplomáticas os restantes parceiros europeus deverão apresentar a Atenas alternativas que não afectem ainda mais as finanças públicas gregas.

Por outro lado, e também com o objectivo de diminuir as receitas do regime de Teerão, os 27 deverão aprovar igualmente uma proibição da maior parte das transacções europeias com o banco central iraniano, permitindo apenas aquelas consideradas inofensivas e benéficas para a população iraniana.

Na agenda desta primeira reunião do ano dos chefes de diplomacia da UE, na qual participará o ministro Paulo Portas, contam-se ainda questões como o processo de paz no Médio Oriente, a situação na Síria e o diálogo entre Sérvia e Kosovo.

Lusa /SOL




32 Comentários
Ahamed
25.01.2012 - 12:36
O regime Persa é um regime criminoso,os paises da liga Arabe devem apoiar sansoes contra estes loucos!
quijote
23.01.2012 - 10:12
Está já prevista a subida do gasoleo para 5 dollars.
vitorpm
23.01.2012 - 07:28
Estamos fu... vamos passar a pagar o gasóleo a 2 euros não tarda muito.
Michio
23.01.2012 - 03:31
666, primeiro: não sou religioso, segundo, parece que te esqueces dos ataques de Madrid, de Londres isto para falar mais recentemente. Mas tambem se pode recordar outros, até em Portugal. Talvez nunca tenhas ouvido falar da al andalus ou Iberia Islamica. Nem tenhas escutado a pretenção de o islão dominar o mundo ou que declara que tudo o que não é seguidor do islão é considerado infidel e como tal merecedor da pena de morte. E tu como comunista estas tambem nessa lista.
Talvez não tenhas escutado tambem os 200 e tal que foram mortos este fim de semana na nigeria ás mãos de islamicos... sabes que mais?? deixa de ser burro!
Anonymous
23.01.2012 - 02:15
http://www.youtube.com/watch?v=Rbt5JKQPoZg&feature=related

SALVE SALAZAR !

Viajas fromhell66 ? Nunca ouviste um merdha muslim falar em atacar a Europa ?? És surdo, burro ou viajaste para onde ? Miami ? cala-te estúpido !
fromhell666
23.01.2012 - 01:46
michio, eu tambem viajo muito e nunca ouvi um muçulmano em falar atacar a europa, eu tambem conheço bem a realidade. mas deixa de ter odio por tudo e por todos. não te leva a lado nenhum. e já agora se es assim tão religioso deverias saber que, a biblia não fumenta odio, mas sim amor, vamos mandar bombas nucleares a todos os países arabes, menos para israel só para te agradar.
fromhell666
23.01.2012 - 01:42
michio, eu tambem viajo muito e nunca ouvi um muçulmano em falar atacar a europa, eu tambem conheço bem a realidade. mas deixa de ter odio por tudo e por todos. não te leva a lado nenhum. e já agora se es assim tão religioso deverias saber que, a biblia não fumenta odio, mas sim amor, vamos mandar bomba de nucleares a todos os países arabes, menos para israel só para te agradar.
Anonymous
23.01.2012 - 01:39
O pseudo-embargo' tem de ser contra a MALDIÇÂO HAMITÓIDE CHINESA ! Esse é o CÂNCER alimentado pelo ocidente, fora a imigração ! Os malditos de olhos rasgados são os maiores fornecedores de armas ao terror , junto com os vermes russos e o maior importador da imundície oleosa persa que é a fonte calórica do Terror internacional anti-ocidente, anti-israel ! TUDO isso é culpa das Democracias desgraçadas ! os hipócritas e demagogos ocidentais que pagam com a própria vida ao aalimentarem essas SERPENTES DE DUAS CABEÇAS AMARELAS E ISLÂMICA ! TUDO pelo imediatismo $$$ ... Rússsia, China e Imundo muslim e seus correlatoas CUbanos, Coreianos, ameríndios guerrilheiros esquerdóides e Africanos, são os cãnceres desse planeta ! estirpa-los e irredia-los deviam de ser a prioridade mundial...
Anonymous
23.01.2012 - 01:37
o embargo tem de ser contra a MALDIÇÂO HAMITÓIDE CHINESA ! Esse é o CÂNCER alimentado pelo ocidente, fora a imigração ! Os malditos de olhos rasgados são os maiores fornecedores de armas ao terror , junto com os vermesw russos e o maior importador da imundície oleosa persa que é a fonte calórica do Terror internacional anti-ocidente, anti-israel ! TUDO isso é culpa das Democracias desgraçadas ! os hipócritas e demagogos ocidentais que pagam com a própria vida ao aalimentarem essas SERPENTES DE DUAS CABEÇAS AMARELAS E ISLÂMICA ! TUDO pelo imediatismo $$$ ... Rússsia, China e Imundo muslim são os cãnceres desse planeta !
Michio
23.01.2012 - 00:39
mete a aprovação no orificio que tens abaixo das costas
Michio
23.01.2012 - 00:37
666 e tu pq não vais para a coreia do norte?

Para tua informação conheço sim islamicos comunistas por isso sei bem o que falo.E quanto a america ando cá e lá, por isso sei muito mais que tu que apenas sabes o que lês no granma, no avante, no resistir,ou na telesur. Eu falo com conhecimento de causa. tu falas do que ouviste falar, sem saber a realidade. Eu conheço-a.
vicentearaujo2
23.01.2012 - 00:25
Regras de acesso da Comunidade Sol: Não será permitido incitação ao ódio racial e os apelos à violência. Pergunta ao moderador: O comentário das 20:00 foi lido e aprovado?
fromhell666
23.01.2012 - 00:04
Michio
vai para a America que fazem falta lá gajos como tu, alguma vez conheceste algum muculmano para estares a dizer barbaridades, se outro país invadisse Portugal faria o mesmo que o hezbolah.
fromhell666
23.01.2012 - 00:01
Michio
vai para a America que fazem falta lá gajos como tu.
quijote
22.01.2012 - 23:42
A esquerda a valer pretende apenas destruir a liberdade e instaurar a ditadura do proletariado.
Michio
22.01.2012 - 22:25
666 esta quietinho o irão?? então não anda fartinho de apoiar o hezbolah, Gama'a al-Islamiyah, Egyptian al-Jihad, Algerian G.I.A., entre outros??

mas o que me espanta mais é a comunada tão ataista, tão anti-religiosa e defende com dentes um regime teocrata... mas tb a comunada já não me espanta em nada, andam fartinhos de dizerem que defendem a liberdade e onde quer que tenham tomado o poder é a primeira coisa que tentam abolir....
Michio
22.01.2012 - 22:14
Scallabis e nem com 2 bombas atomicas consequiram chegar nem de perto aos numeros do Mao do Pol pot ou do Stalin
ScallabisSniper
22.01.2012 - 21:24
Talvez os amnésicos devessem recordar que os EUA são o único país do mundo que já usou bombas atómicas contra populações civis, destruindo Hiroxima e Nagasaki. E os Britânicos estiveram a ponto de usá-las contra a Argentina durante a Guerra das Malvinas. Se não conseguissem recuperar as ilhas, Tatcher teria ordenado um ataque nuclear à cidade de Córdoba (uma das maiores cidades argentinas).
vicentearaujo2
22.01.2012 - 21:17
21:09- Não se trata de ser ridículos. Somente "procuram" nos desarmados.É medo mesmo.
fromhell666
22.01.2012 - 21:09
Para todos os que são a favor desta intervenção contra um País que esta sossegado, pensem bem antes de dizerem me***, caso não tenham noção vai haver aumento em tudo devido as sanções, segundo pode escalar para um conflito mais violento, só espero que estejam dispostos a pegar numa arma e combater pela U.N,U.S.A.
Já agora vamos invadir os U.S.A, eles também têm um programa nuclear.