quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 9:55
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Uma centena de baleias encalha em baía da Nova Zelândia

23 de Janeiro, 2012
Clique na imagem para ver mais fotos
99 baleias-piloto foram encontradas encalhadas na Golden Bay, na Ilha Sul da Nova Zelândia. Dessa centena de animais 22 já morreram, apesar dos esforços das autoridades no local.

De acordo com John Mason, do Departamento de Conservação (DOC), os animais foram avistados pelo piloto de um avião que, ao sobrevoar a zona, se apercebeu que o grupo de cetáceos se dirigia perigosamente para as águas pouco profundas da baía.

Funcionários do DOC tentaram, em vão, reorientar os confusos animais que, não tendo respondido aos seus estímulos, ficaram presos numa zona de águas pouco profundas.

Ao New Zealand Herald, Mason explicou que 70 funcionários do DOC, auxiliados por voluntários de uma organização neo-zelandesa que se dedica a salvar baleias (Projecto Jonah), estão a tentar manter as baleias vivas, cobrindo-as com toalhas molhadas.

Apesar de todos os esforços a situação no local é complicada. Quando a maré começar a subir e, por razões de segurança, as equipas terão de abandonar o local. Esse será o momento do tudo ou nada, para sobreviverem, as baleias terão de conseguir aproveitar a maré alta para voltar ao mar, caso a sua condição física o permita.

Os arrojamentos de baleias são um fenómeno comum entre os meses de Novembro e Abril. No entanto, este ano, têm sido mais frequentes que o habitual.

No início de Janeiro, a dois quilómetros de Golden Bay, deu-se o arrojamento de 25 baleias, 12 sobreviveram, e, em Novembro, no mesmo local 65 cetáceos encontraram a morte naquelas águas pouco profundas.

SOL




1 Comentário
Vampire
23.01.2012 - 12:15
Anda tudo doido... Até as baleias.


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt