quarta-feira, 16 de Abril de 2014, 23:27
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Julian Assange no último recurso contra extradição para a Suécia

1 de Fevereiro, 2012
O Supremo Tribunal britânico vai começar esta quarta-feira a analisar o pedido de recurso de Julian Assange contra a extradição para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. A audição vai-se estender entre hoje e amanhã e consiste na última hipótese de o fundador do Wikileaks não ser enviado para a Suécia.

O pedido de extradição do australiano, que já foi anteriormente deferido pelo tribunal de primeira instância e pelo tribunal superior, chega agora ao Supremo Tribunal britânico para se apurar uma questão técnica fundamental para o desfecho do caso: saber se os procuradores suecos são uma autoridade judicial e se, nesse sentido, podem emitir pedidos de extradição à luz da legislação europeia.

No Reino Unido, assim como nos EUA, a regra diz que apenas juízes podem emitir este tipo de mandados e os tribunais britânicos só aceitam pedidos de extradição emitidos por entidades classificadas como autoridades judiciais.

Na Suécia, os procuradores responsáveis pelo caso defendem que naquele país, como em qualquer outro da Europa, o ministério público assume um papel judicial ou semi-judicial.

O recurso vai ser ouvido por um coletivo de sete juízes entre esta quarta e quinta-feira mas a decisão poderá ser adiada para mais tarde.

AP/SOL




4 Comentários
vicentearaujo2
02.02.2012 - 18:24
É crime mostrar ao mundo as baixarias do Império. Ele deve ser condenado para servir de exemplo.
spartano
02.02.2012 - 13:41
POIS! elçe não foi preso em portugal. mas se ele fosse Africano tipo o John Wright tinha mais hipoteses. pois podia alegar que era racismo. e com isso poderia ser solto. agora os grandes baroes capitalista da Suecia querem o devorar nem que seja com mentiras
veritatis
01.02.2012 - 18:49
Os corruptos não suportam a verdade...lá como cá,,,
parasol
01.02.2012 - 17:21
Os botabaixes aqui têm um pequeno problema... afinal a tão aplaudida justiça inglesa também se arrasta penosamente...
Até o Vale e Azevedo por lá se adia, adia...


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt