quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 9:54
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
O Mundo em resumo - 21 de Fevereiro

21 de Fevereiro, 2012por Nuno Escobar de Lima e Pedro Guerreiro
Luz verde para o segundo empréstimo internacional à Grécia. Strauss-Kahn interrogado por suspeitas de envolvimento em rede de prostituição. Iémen elege sucessor de Ali Abdullah Saleh. NATO pede desculpa por profanação do Corão. A actualidade internacional em resumo.

Europa 

Grécia: No dia em que foram finalmente acordados os termos do segundo pacote de ajuda à Grécia, um economista norte-americano diz à Der Spiegel que a Alemanha ganhou a guerra da globalização e que os Estados Unidos da Europa estão para breve

Espanha: Os principais partidos assinaram hoje um acordo sobre a conduta a adoptar no processo de desintegração do grupo basco ETA. PSOE, PP, PNV y CiU convergem também na ideia de não ilegalizar o Amaiur, a nova coligação partidária dos separatistas bascos. 

França: O ex-director do FMI Dominique Strauss-Kahn foi hoje questionado pelas autoridades francesas sobre alegado envolvimento numa rede de prostituição

Médio Oriente

Síria: O Governo continua a repressão em Homs, o Irão já fez regressar os seus dois navios de guerra ao Mar Vermelho e a Rússia recusa-se a reunir com a Europa e os EUA para analisar o futuro de Damasco. 

Iémen: No dia em que se escolhe nas urnas o sucessor de Saleh, a BBC faz o resumo do que se escreveu no Médio Oriente sobre o próximo Presidente do Iémen

Iraque: A Árabia Saudita anunciou o envio de um embaixador para Bagdade, 22 anos depois de cortarem os laços com Saddam Hussein. 

África

Somália: O frágil Governo inicia uma campanha para reconstruir a capital Mogadíscio, mas tal implicará o despejo de dezenas de milhares de pessoas que entretanto fizeram casa em edifícios públicos devolutos, conta a Al Jazeera.

Nigéria: Autoridades dão caça aos rebeldes islamistas do Boko Haram, matando pelo menos 20 militantes no estado de Borno.

Américas

Cuba: O El País escreve sobre a peculiar resistência automóvel cubana. Desde o início do bloqueio norte-americano, há já 50 anos, não entram na ilha quaisquer peças para reparar os velhinhos Oldsmobile, Plymouth, Mercury, Chevrolet, Dodge, Cadillac ou Ford que pontificam nas ruas de Havana. E no entanto, estes movem-se.

Ásia-Pacífico

Afeganistão: A NATO pede desculpa pela profanação de exemplares do Corão em bases dos aliados naquele país islâmico. A descoberta de pedaços do livro sagrado dos muçulmanos entre o lixo recolhido em bases militares incendiou os ânimos dos afegãos.

Paquistão: A TIME conta como a Rua Sésamo está a ser utilizada como uma 'arma' da diplomacia norte-americana junto das crianças paquistanesas.

China: Poderão os asiáticos competir eternamente com as economias ocidentais através do baixo custo de mão-de-obra? Surgem sinais de que as coisas começam a mudar. A gigantesca Foxconn, maior fabricante mundial de componentes electrónicos, vai subir os salários até 25%.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt




1 Comentário
francisco192
21.02.2012 - 13:37
Muito obrigado, isto sim é um artigo interessante e util!


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt