segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 1:29
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
O Mundo em resumo - 1 de Março

1 de Março, 2012por Nuno Escobar de Lima e Pedro Guerreiro
Chávez regressa ao Twitter. Coreia do Norte suspende nuclear. ANC expulsa Julius Malema. Na Catalunha, a cannabis é uma arma contra a crise. A actualidade internacional em resumo.

Europa

Crise do euro:
Cortar ou investir? Duas visões opostas em confronto no Conselho Europeu desta semana. Na Itália, as medidas de austeridade prometidas por Mario Monti saem mais brandas do que o esperado. Na Grécia, nem a saúde escapa aos cortes.

Espanha: A cannabis tem fins terapêuticos, e também anti-crise. A localidade catalã de Rasquera vai receber 650.000 euros por ano de um associação privada de cultivo e consumo da planta alucinogéna que passa a utilizar um terreno do município. Ali perto, e depois de Valência, foi Barcelona o palco da contestação dos estudantes que protestam contra os cortes no ensino.

Américas


Estados Unidos:
Um ex-senador democrata patrocina uma queixa-crime de familiares de vítimas do 11 de Setembro contra a Arábia Saudita, que acreditam ter estado envolvida nos atentados de 2001. Em Washington, no entanto, é contra o Irão que cresce a pressão, por ocasião da visita do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu à Casa Branca.

Estados Unidos: Pelo menos 11 pessoas morreram na passagem de vários tornados pelo Midwest norte-americano.

Venezuela: Chávez regressa ao Twitter: «Viveremos e venceremos!»

Médio Oriente

Turquia:
Uma explosão junto à sede do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro Recep Erdogan, deixou dez polícias feridos em Istambul.

Síria: O enviado da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, apelou à comunidade internacional para que alcance uma posição consensual sobre o conflito no país. Annan diz que estará em Damasco «em breve».

Síria: O Hamas, grupo palestiniano que governa na Faixa de Gaza, anunciou ontem o corte de relações com o regime de Bashar al-Assad. A liderança do grupo já abandonou Damasco, a sua base de longa data.

África

Seicheles:
O Costa Allegra, cruzeiro italiano que passou os últimos três dias sem electricidade no Índico, já atracou na capital das Seicheles, Victoria. Os mais de mil passageiros estão são e salvos.

África do Sul: Julius Malema, irreverente líder da ala juvenil do Congresso Nacional Africano (ANC), foi expulso dos quadros do partido que governa a África do Sul. A decisão deve-se ao facto de Malema não mostrar remorsos pela falta de respeito pela hierarquia que o levou a ser suspenso em Novembro.

Ásia-Pacífico

Coreia do Norte:
O regime agora liderado por Kim Jong-Un decidiu suspender o seu programa nuclear a troco de ajuda humanitária. A China aplaude, mas Israel nem por isso.

Afeganistão:
Uma semana depois, os protestos contra a queima do Corão numa base militar norte-americana continuam a fazer vítimas entre as tropas ocidentais.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt




1 Comentário
Freda
01.03.2012 - 18:05
Nuno Escobar de Lima e Pedro Guerreiro, ainda não deram conta, que este vosso post "O Mundo em resumo ..." é um fiasco, sem comentários?
Cresçam e apareçam!


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt