quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 22:38
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
O Mundo em resumo - 12 de Março

12 de Março, 2012por Nuno Escobar de Lima e Pedro Guerreiro
Esquerda vence na Eslováquia, direita vence em El Salvador. No Afeganistão, alerta máximo após o massacre cometido por um soldado norte-americano. A actualidade em revista.

Europa

Suíça: Helvéticos dizem 'não' a mais duas semanas de férias num dos seus recorrentes referendos. Em cima da mesa estava a extensão de quatro para seis semanas do período legal de férias. As associações patronais acenaram com a ameaça da desaceleração da economia.

Grécia: Evangelos Venizelos, ministro grego das Finanças, concorre sem adversário à liderança do PASOK, a mês e meio das legislativas.

Eslováquia:  Vitória esmagadora da oposição de centro-esquerda de Robert Fico nas legislativas de domingo, que obtém uma maioria parlamentar devido o escândalo de corrupção que arrasa grande parte da classe política eslovaca. No sábado, o dia ficou marcado na Eslováquia por um violento incêndio num castelo do séc. XIV na região de Kosice.

Médio Oriente

Síria: Kofi Annan esteve em Damasco para tentar forçar o diálogo entre o regime de Bashar al-Assad e os rebeldes, mas ambas as partes demonstram-se indisponíveis para negociar. Entretanto, a oposição denunciou a morte de 47 mulheres e crianças às mãos das forças governamentais - estas negam-no com veemência. Depois da batalha de Homs, a violência centra-se agora em Idlib.

Gaza: Pelo menos 20 palestinianos morrem em raide aéreo israelita.

Iraque:  Vaga de assassínios de jovens 'emo', uma 'tribo' musical incorrectamente conotada com a comunidade homossexual pelos extremistas islâmicos.

Ásia-Pacífico

Afeganistão: Soldado norte-americano foge da base e assassina 16 civis afegãos, incluindo mulheres e crianças que dormiam nas suas próprias casas, tornando ainda mais delicada a situação dos aliados no país. O Presidente norte-americano Barack Obama lamentou o caso e prometeu investigá-lo. Os talibãs ameaçam com represálias.

Birmânia: Os tempos de antena de Aung San Suu Kyi estão a ser censurados pelas novas autoridades civis birmanesas devido às críticas da líder da oposição ao antigo regime militar. É um primeiro retrocesso após sucessivas concessões e reformas democráticas decretadas nos últimos meses.

China:  Colapsa uma secção da novíssima linha de alta velocidade na província central de Hubei.

Américas

Estados Unidos: Nas primárias republicanas, o sábado ficou marcado pela vitória de Rick Santorum no Kansas (40 delegados) e de Mitt Romney em Guam, Ilhas Marianas do Norte e Ilhas Virgem (total de 27 delegados). A campanha vira agora a sul, onde na terça-feira vão a jogo Mississippi e Alabama. Esta semana, destaque ainda para o democrata Rod Blagojevich, ex-governador do Illinois, que começa a servir uma pena de 14 anos de prisão por corrupção.

El Salvador:  Direita vence legislativas, com o medo do crime a marcar a campanha e o sentido de voto dos eleitores.

África

Quénia: Subiu para seis o número de vítimas mortais do atentado de sábado em Nairobi. Os islamistas do al-Shabaab, da vizinha Somália, são os principais suspeitos.

Nigéria: Novo ataque contra uma igreja cristã em Jos vitima nove pessoas.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt




0 Comentários


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt