quinta-feira, 17 de Abril de 2014, 19:26
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
O Mundo em resumo - 16 de Março

16 de Março, 2012por Nuno Escobar de Lima e Pedro Guerreiro
Dia de luto na Bélgica. Eritreia garante que não responderá a provocação da Etiópia. Advogado de soldado americano diz que este teve um momento de loucura após incidente com camarada. A actualidade internacional em revista.

 Europa:

Reino Unido - O Governo conservador irá baixar os impostos dos mais ricos, situados actualmente nos 50% para quem tem rendimentos superiores a 150 mil libras por ano.

Bélgica - Dia de luto no reino belga com as cerimónias em memória das 28 vítimas de um acidente de viação na Suíça, na sua maioria crianças.

Hungria - Depois de Bruxelas aceitar uma pequena revisão em alta do défice espanhol para 2012, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán acusa os líderes europeus de «colonialismo»


Américas: 

EUA - Soldado que matou 16 civis afegãos no domingo, despertando uma onda de reacções no país, teve um momento de loucura depois de na véspera ter visto um companheiro ficar sem uma perna, argumenta o seu advogado.

Brasil - A norte-americana Chevron suspendeu as actividades petrolíferas no Campo Frade, a Norte do Rio de Janeiro, depois de ser descoberta uma nova fuga de petróleo. Em Novembro, uma fuga neste campo petrolífero deixou o equivalente a três mil barris de petróleo nas águas do Atlântico.

Chile - Após meses de protestos contra as reformas na educação em 2011, os estudantes chilenos voltaram às ruas da capital, onde entraram em confrontos com a polícia.

 

Ásia e Pacífico:

Coreia do Norte - O anúncio de Pyongyang de que vai lançar um satélite de observação já mereceu críticas dos EUA, que considera o acto «altamente provocador». O lançamento é visto como uma demonstração de força, pois a mesma tecnologia é usada para disparar mísseis de longo alcance.

China - A demissão de uma das mais altas figuras do regime chinês continua a dar que falar: a Economist explica a história da ovelha negra do partido unitário.

Afeganistão - Mais um incidente capaz de incendiar mais os ânimos no Afeganistão: um helicóptero da NATO caiu numa zona residencial nos arredores de Cabul, matando 12 militares turcos que seguiam a bordo e quatro civis afegãos no terreno.

 

Médio Oriente:

Síria - O Governo turco pediu aos cidadãos para saírem da Síria, onde consideram haver «sérios riscos de segurança». Ancara encerrou o consulado em Damasco, tal como a Arábia Saudita. Mas, continuando o registo propagandista, o sogro do ditador Bashar al-Assad veio comparar a revolta síria aos tumultos que agitaram Londres no ano passado.

Israel - Após visitar Barack Obama, que estivera com o primeiro-ministro israelita na semana passada, o líder britânico David Cameron diz que Israel não tem razões para atacar o Irão e não contará com o Reino Unido se o fizer.

 

África:

Marrocos - Após o suicídio de uma jovem de 16 anos que a lei obrigou a casar com o homem que a violou, a única mulher ministra em Marrocos exige reformas que protejam estas «duplas vítimas».

Eritreia - O Governo de Asmara garante que não irá responder à provocação da Etiópia, que ontem invadiu as fronteiras do vizinho com quem esteve em guerra entre 1998 e 2000.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt 




0 Comentários


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt