segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 8:05
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
O Mundo em resumo - 9 de Abril

9 de Abril, 2012por Nuno Escobar de Lima e Pedro Guerreiro
Rebeldes sírios recusam exigências de última hora de Assad antes do cessar-fogo. O número dois de Hosni Mubarak é candidato à presidência no Egipto. A Coreia do Norte ultima os preparativos para o teste de um míssil de longo alcance. A actualidade internacional em revista.

Europa

Ossétia do Sul:
Leonid Tibilov, um antigo líder do KGB, venceu as eleições presidenciais desta região separatista da Geórgia. O favorito de Moscovo obteve bateu por 12% o activista dos direitos humanos, David Sanakoyev.

Bósnia: Com a passagem do 20.º aniversário do início do cerco a Sarajevo, sucedem-se os balanços sobre a guerra que acabou com a Jugoslávia. A Bloomberg foca-se nos avanços da Bósnia, enquanto o New York Times lembra as tensões ainda existentes.

Alemanha:
Gunter Grass, o Nobel da Literatura alemão que em 2006 chocou o mundo ao admitir ter pertencido às Waffen SS de Adolf Hitler, agitou novamente o mundo judaico ao escrever um poema em que critica um eventual ataque israelita ao Irão. O Governo israelita proibi-o de entrar no país, mas há quem não concorde com a histeria.

Reino Unido:
  Mais de 200.000 documentos sobre o Titanic são disponibilizados na internet a seis dias do centenário do naufrágio que vitimou cerca de 1.500 pessoas.

Médio Oriente

Síria:
  Rebeldes recusam exigências de última hora de Damasco, a 48 horas do início do cessar-fogo proposto por Kofi Annan. O regime de Bashar al-Assad exige que os rebeldes se comprometam por escrito a respeitar a trégua.

Irão: Teerão recusa pré-condições para o reinício das negociações internacionais em torno do programa nuclear iraniano.

Arábia Saudita:
A filha do falecido rei Saud, princesa Basma bint Saud bin Abdulaziz, aponta à BBC as reformas que gostaria de ver postas em prática no reino muçulmano.

Américas

Estados Unidos: 
Morreu aos 92 anos o jornalista Mike Wallace, um dos principais rostos do programa televisivo de informação 60 Minutos.

Brasil:
O El País escreve sobre as romarias de compras dos brasileiros aos Estados Unidos.

Colômbia:  As FARC matam seis soldados e afirmam que «não estão debilitadas» numa mensagem vídeo.

África

Egipto: Omar Suleiman, antigo vice-presidente de Hosni Mubarak e ex-líder da secreta egípcia, anunciou a sua candidatura à presidência. Um anúncio que só parece agradar aos líderes militares que lideram o país interinamente e a deputados israelitas saudosos do antigo ditador.

Nigéria: A explosão de carros armadilhados junto a uma igreja cristã provocou ontem, dia de Páscoa, a morte de 68 pessoas na cidade nigeriana de Kaduna. A autoria do ataque é atribuída ao grupo islâmico Boko Haram.

Mali: Amadou Toumani Toure, Presidente deposto no golpe militar de 22 de Março, aceitou a sua demissão do cargo, anunciaram hoje os militares. O acordo, promovido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, prevê que os militares cedam o poder ao líder do parlamento numa altura em que os rebeldes tuaregues já declararam unilateralmente a independência da região Norte do país.

Ásia-Pacífico

Paquistão:
Os Estados Unidos enviam uma equipa de especialistas para ajudar as autoridades a resgatar as 135 pessoas soterradas por uma avalanche na Caxemira. Restam poucas ou nenhumas esperanças para os 124 militares e 11 civis engolidos pela neve no sábado.

Coreia do Norte:
Pyongyang realiza os últimos preparativos para o polémico e internacionalmente condenado teste de um míssil de longo alcance, teoricamente capaz de atingir os Estados Unidos. Os países vizinhos, nomeadamente a Coreia do Sul e o Japão, encontram-se em alerta elevado.

Indonésia: Eleições regionais no Aceh, a província separatista arrasada pelo tsunami de 2004. É um teste ao acordo de paz em vigor na única região indonésia onde a charia é lei.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt




0 Comentários


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt