sexta-feira, 18 de Abril de 2014, 11:34
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Barroso e Wen Jiabao discutem hoje esforços conjuntos em tempo de crise

20 de Setembro, 2012
A crise económica deverá dominar a XV cimeira União Europeia-China, que se realiza hoje em Bruxelas, tendo ambas as partes reconhecido à partida a necessidade de cooperarem entre si, especialmente na actual conjuntura.

Do lado europeu, os presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Conselho, Herman van Rompuy, que representarão a UE, disseram esperar que esta nova cimeira permita aprofundar a cooperação entre as duas partes, «indispensável no mundo de hoje».

José Manuel Durão Barroso destacou que o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao – que participou em todas as cimeiras com a União Europeia desde 2003 –, «tem desempenhado um papel importante na consolidação das relações entre UE e China», e referiu que a reunião de hoje constituirá uma nova oportunidade de discutir formas de «nutrir estes laços e aumentar a cooperação em assuntos globais».

Van Rompuy sublinhou a necessidade de conjugação de forças para ultrapassar as dificuldades actuais no quadro da crise económica, apontando que a cimeira será uma oportunidade de discutir o estado de ambas as economias e formas de juntar forças para as impulsionar.

As palavras de Durão Barroso e Van Rompuy estão em sintonia com a «antecipação» da cimeira feita pelo lado de Pequim, tendo na véspera um vice-ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Song Tao, defendido também que «mais do que nunca, é necessário que a China e a União Europeia trabalhem juntas», referindo-se à «incerta conjuntura internacional».

A crise da dívida soberana na zona euro «está a ter um impacto negativo nas relações económicas» entre a China e a UE, realçou também o responsável, mas Pequim continua a manifestar confiança no futuro da zona euro e apoio ao processo de integração europeia.

A União Europeia é, há oito anos consecutivo, o maior parceiro comercial da China e este país é a principal fonte de importações dos 27.

No final da cimeira não haverá lugar à tradicional conferência de imprensa após as reuniões celebradas entre UE e os seus parceiros, já que, tal como em 2010, no anterior encontro na capital belga, as partes não chegaram a acordo sobre o seu figurino, tendo fontes diplomáticas europeias explicado que, uma vez mais, esteve em causa a vontade de Pequim de poder «vetar» jornalistas, algo que Bruxelas não aceitou.

Lusa/SOL




6 Comentários
fundamentalista00
23.09.2012 - 10:50
a china que comece a ter segurança social e a proteger os trabalhadores com leis como subsidios de desemprego ou pensões que quero ver como se safam.
Anonymous
21.09.2012 - 03:13
Faltou aquele BABUÍNO SAFADO que poluiu o 'Divino Sangue' de uma sueca ( na verdade uma imunda ) do MONSTRO "KUFI ANÂO" ! O carniceiro de Ruanda ! Entre outros genocídeos que deixou a correr frouxo na 'Sua África preta Independente' !!!

Cúpula de bandidos ! Fuzilamento é pouco a esses VERMES DEMAGOGOS DA O.N.U
Anonymous
21.09.2012 - 02:51
MALDITOS ILLUMINATIS !! MARXISTAS ! BOLCHEVIQUES CULTURAIS ! DEMOCRATAS OPRESSORES ESCRAVAGISTAS ! LOBOS COM BERROS DE OVELHAS !
Anonymous
21.09.2012 - 02:46
O Clà DOS MALDITOS ! Filhos de Belzebu Demôniocratas da Escola de Frankfurt !

Destruidores do Ocidente e do Alicerce Jerusalém ( Ética \ Moral ), Atenas ( Filosofia ) , Roma ( Direito e Justiça )! Querem dominarem o mundo raça de serpentes Socialistas e seus patrões os neo-Liberais !! Mas vamos destruí-los ! Somente a extrema-Direita libertadora a enfrenta-los cobras ! Mas com TODA as difamações históricas-educacionais que fazem conosco, estamos a crescer, pq deram um tiro no próprio pé ao inventarem a Internet... Se bem que logo,logo, vão criarem uma CENSURA MUNDIAL a tentar calar-nos ! Serpente de duas cabeças !

malditos democratas, malditos Islãmicos, malditos capitalistas apátridas da banca $$$ Internacional e seus sequases esquerdistas !
DownWithNewWorldOrder
20.09.2012 - 18:10
Não existe UE, só na tua cabeça, pelo menos não nesse formato de viveremos todos felizes para sempre.

A china é a menina bonita das Nações Unidas por ser o regime que todos queriam ter, eugenista e sem piedade.
manuel43
20.09.2012 - 11:19
Esta gente passa o tempo a discutir a crise, contudo, nada resolvem. Onde está a UE?


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt