quarta-feira, 16 de Abril de 2014, 11:11
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Jardim cai 15% e CDS com ascensão meteórica [fotos]

9 de Outubro, 2011por Rosário Martins
Contadas as 54 freguesias, os resultados eleitorais finais são surpreendentes na Madeira ao nível da esquerda com a ascensão meteórica do CDS, que conquista o segundo lugar, com 16,2% e José Manuel Coelho que arrebata o quarto lugar, 6,7%, e consegue eleger um grupo parlamentar de três deputados.

Veja aqui a fotogaleria

Alberto João Jardim conquista a maioria absoluta mas cai para 48,6%, após ter obtido 64% nas últimas eleições legislativas. Mantém a maioria absoluta mas desce de 33 para 25 deputados.

A nota surpreendente destes resultados é da esquerda com o BE a perder a representação paralamentar. O MTP segura o deputado, o PAN e PND elegem respectivamente um deputado, o PTP três e a CDU desce de dois para um deputado.

O CDS elege 9 deputados e o PS desce de 7 para 6 deputados, naquele que é o seu pior resultado eleitoral de sempre. Aliás, os 11,6% obtidos pelo candidato Maximiano Martins consegue ser pior que os 14,4% conquistados por Jacinto Serrão em 2007. Um verdadeiro dilúvio para o PS, que deixa de ser o maior partido da oposição.

Com estes resultados, o SOL confirma a sondagem avançada em primeira mão por este partido, dando-lhe como certo o segundo lugar.

Resultados provisórios:

Inscritos - 255.406

Votantes - 147.344

Brancos - 0,74% (1.087 votos)

Nulos - 1,91% (2.813 votos)

Abstenção - 42,55%

PSD - 48,56% (71.556 votos, 25 deputados eleitos)

CDS-PP - 17,63% (25.974 votos, 9 deputados eleitos)

PS - 11,50% (16.945 votos, 6 deputados eleitos)

PTP - 6,86% (10.112 votos, 3 deputados eleitos)

PCP-PEV - 3,76% (5.546 votos, 1 deputado eleito)

PND - 3,27% (4.825 votos, 1 deputado eleito)

PAN - 2,13% (3.135 votos, 1 deputado eleito)

MPT - 1,93% (2.839 votos, 1 deputado eleito)

BE - 1,70% (2.512 votos)




54 Comentários
antoniopestana
10.10.2011 - 23:40
FICA A SABER QUE EU CONHEÇO A MADEIRA do tempo de Salazar e posso dizer que havia muita prepotência ,injustiça,mas também muita dignidade e com o Alberto João há prepotência,injustiça e NENHUMA DIGNIDADE.
antoniopestana
10.10.2011 - 23:34
COMO TENHO DITO DESDE QUE FOI DECIDIDO QUE AS ELEIÇÕES NÃO SERIAM ADIADAS,O MELHOR PARA A MADEIRA SERIA O ABERTO JOÃO GANHAR PARA NÃO COMPROMETER A OPOSIÇÃO COM AS MEDIDAS DE AUSTERIDADE QUE SERÃO IMPOSTAS À REGIÃO( QUEM FEZ A m**** QUE PAGUE),O QUE SIMULTANEAMENTYE PERMITIRÁ O JULGAMENTO POPULAR LOGO QUE O POVO COMECE A SENTIR OS EFEITOS DAS DITAS MEDIDAS DE AUSTERIDADE,CONSEQUÊNCIA ÚNICA DO DESPESISMO COM OBJECTIVOS PURAMENTE ELEITORALISTAS DO ALBERTO JOÃO.
Renato Nunes
10.10.2011 - 22:57
ADAO; Creio que a Contituicao foi aprovada com a A.R. rodeada de revolucionarios do P.R.E.C. a fazerem pressoespar que fosse uma Constituicao Esquerdista. Mas admito, ja la vao mais de 35 anos e talvez a memoria ja nao seja o que era...
ANTONIO PESTANA; Devia estra contente por ser sido o seu padrinho , o JARDIM, -- um Madeirense populista e bairrista -- a ganhar as eleicoes e nao um colonialista ao servico do Continente.
Ou sera que e um saudosista e preferia voltar aos velhos tempos de ter um Govendor nomeado pelo Salazar a impor a Madeira as regras que muito bem lhe apetecia ?
Ao menos o Ditador, o Soba, o Bokassa como alguns maldizentes o alcunham e vosso.
E Madeirense e mereceu mais uma vez a confianca da maioria do Povo da Ilha que prefere que seja ele a negociar com o Continente em vez de ser um dos Zeros a Esquerda do PS,BE ou PC.
Os tais que desta vez foram finalemnte colocado onde mereciam. Apagadinhos, na escuridao, por mais 4 anos.
JPVCA
10.10.2011 - 22:53
A grande vitória está no desaparecimento do Bloco, no quase desaparecimento do PC e no facto do PS ter passado para os 11% o que me parece claramente exagerado para um país economica e culturalmente evoluido como queremos ser. Esta esquerdalha faz parte do seculo 19, já morreu mas ainda não sabe.
antoniopestana
10.10.2011 - 19:48
fernandosscoelh
10.10.2011 - 19:24

Está a comparar contextos incomparáveis,o Alberto João governa há 33 com uma maioria arrasadora e de um só golpe perdeu 15% dos votos mesmo contando com a colaboração de Cavaco e P Coelho.Ele sabe que nunca irá recuperar quando chegarem as medidas de austeridade e que está em queda vertiginosa.Devia demitir-se para não arrastar consigo o partido para o abismo,mas como é demasiado orgulhoso e o partido apenas um pequeno rebanho de carneiros acéfalos,é exactamente o que irá acontecer.ELE ESTÁ A ENTREGAR O PODER À OPOSIÇÃO.
fernandosscoelh
10.10.2011 - 19:31
A proposito de divida é totalmente falso que a divida de Portugal seja 332.8 mil milhões de Euros conforme referiu a GRM. SE consultarem o site www.indexmundi.com/g/r.aspx?t=100&v=94 verão que é de 497.8
fernandosscoelh
10.10.2011 - 19:24
Desculpe Sr. António Pestana. O Sr. pensa que alguma vez por exemplo o anterior PM pensou em 2005 que apesar de ter maioria absoluta só tinha 45% dos votantes a seu favor?? Isso é totalmente irrelevante
Freda
10.10.2011 - 19:22
(...)"Mantém a maioria absoluta mas desce de 33 para 25 deputados"(...)

E daí?
O PSD-M, depois da vergonhosa campanha dos esquerdopatas da Madeira e do Continente, consegue manter a maioria absoluta e governar sem precisar de bengalas, muito menos do CDS!
Pelo que observo, este CDS é mesmo um esquerdopata encapotado!
Quem diria?
Ainda bem, que sou abstêncionista!
Não há partido nenhum em Portugal, que me seduza!
antoniopestana
10.10.2011 - 18:55
O que realmente importa é que os deputados PSD na Assembleia Regional jamais esquecerão que não representam a maioria da população,sentimento apenas reservado ao conjunto dos deputados da oposição.Apenas isso é suficiente para o Alberto João começar a bater a bola baixo.
Adao
10.10.2011 - 18:45
O Renato um pouco de coerencia não faz mal a ninguem......

Então voçe acha que a constituição foi aprovada no PREC?
Vá lá homem, não lhe fica mal dizer umas bacoradas para a plateia de ignorantes, agora reescrever a história de Portugal para satisfazer esse maldito ego não lhe fica muito bem.
Depois e para lhe avivar essa memória que já lhe vai pregando estas partidas...segundo conta, depois do PREC já governaram o PSD/CDS cerca de 18 anos e o PS e apendices mais 16.....como ve não podemos ser mais papista que o papa, senão acabamos por culpar Dom Afonso Henriques pelos males que nos afligem....
Renato Nunes
10.10.2011 - 18:30
Em DEMOCRACIA tudo e possivel acontecer.
Uma vez que Portugal vive em democracia tenham santa paciencia e nao se deixem roer pela inveja e despeito quando alguem que voces nao gostam -- como o populista e bairrista Alberto Joao Jardim -- ganha eleicoes por uma MAIORIA ABSOLUTA DE MENOS DE 50%.
Afinal, nao foram voces nos tempos do P.R.E.C. Revolucionario que criaram as regras pelas quais Portugal e regido hoje ?
Sera que nesse tempo criaram a possiblidade de dar maioria absoluta e menos de 50% porque sabiam que as Esquerdas em Portugal nunca conseguiriam uma maioria absoluta de outra maneira ?
Agora aguentm-se. Ca se fazem ca se pagam.
JARDIM e mais uma vez SENHOR da situacao.
Vou gostar de ve-lo negociar -- em favor da sua Madeira -- o tapar do... "buraco" !.
Adao
10.10.2011 - 15:14
No outro dia fiquei a rir uns bons 10 minutos quando o Sr/a parasol descubriu que o tal lider do PCP tinha sido o chefe da NKVD para a peninsula.

Hoje e uma ves mais tenho que me rir com mais esta perola««««««

«««««« parasol
10.10.2011 - 09:12 denunciar

Mais uma retumbante vitoria do PCP e dos seus aliados da direita! Conseguiram reduzir estrondosamente os votos no PS!
Numa palavra: em Portugal o crime compensa!««««««

Quando é que será que o "PCP e aliados de direita" vão ser por si responsabilizados pelo buraco de OZONO?

Meu caro/a a derrota do PS na Madeira deve-se unicamente ao proprio PS e especialmente ao seu actual secretário geral por ter nomeado um candidato que os madeirenses nem sequer conheciam.....aliáz foi bem claro numa entrevista naquele jantar comicio do PS, onde os participantes mostravam o convite para o jantar mais o bilhete do transporte, e quando lhes era perguntado se conheciam o nome do candidato se referirem á pessoa errada ou simplesmente dizerem que não conheciam.

Não vale a pena procurar "bodes expiratórios" a reeleição do Jardim deve-se pura e simplesmente ao facto de que a oposição (toda) não ter tido capacidade de passar a sua mensagem.....
Poer-se-ia argumentar que nas actuais condições de supressão de liberdade que hexistem na Madeira não é possivel fazer melhor, agora culpar os outros partidos pelos desaires do PS, é desculpa de quem está ofuscado pela "clubite politica".

MSMINHO
10.10.2011 - 13:36
Não te preocupes Jardim e eu sei que não estás preocupado. Leva o mandato até ao fim. Afinal o povo madeirense é manso e não te levanta problemas. Eu até penso que os madeirenses têm saudades do Salazar, mas como já não podem saborear o chicote de um verdaeiro ditador, contentar-se-ão com a vergasta de um ditadorzinho como tu, Alberto João.
kemal
10.10.2011 - 13:34
Pelo título da notícia parece que foi o Jardim que perdeu as eleições e o CDS ganhou-as.
SilvaB
10.10.2011 - 13:26
Ora, Parabéns ao CDS que vai comemorando o 1.º lugar dos vencidos, nem 20% do eleitorado conseguiram; Ah... conseguiram quadriplicar um resultado miserável conseguido Há uns anos atrás.. grande vitória. Parabéns ao PSD, pois estes até conseguiram quase 1/3 dos votos a mais que o CDS. Há que ter coragem, que não há, para fazer uma limpeza aos abutres que rodeia o Dr. AJJ. A queda, apesar da crise, do desgaste politico e outras coisas, não foi grande pois o PSD sempre andou na casa dos 50 e poucos com excepção da última eleição (64%). Se não conseguiram agora derrubar o PSD nunca mais o vão conseguir.
tratorderasto
10.10.2011 - 12:14
Já comprei o bilhete ,só de ida . para a Madeira . Lá a dívida é menor .
00SEVEN
10.10.2011 - 11:52
A clarividência e inteligência dos madeirenses sobrepô-se, inequívocamente, à mediocridade do eleitorado da "Metrópole"!

Eles sabem que a retórica da esquerda destrói os valores da ciilização e do crescimento económico dos países.

Basta olhar para os dois ainda baluartes da esquerda - Cuba e Coreia do Norte!
antoniopestana
10.10.2011 - 10:31
Os democratas saem ou entram para o governo por vontade própria ou por sufrágio universal directo,os fascistas são obrigados a abandonar o governo pela força pois chegaram pela força,ou com recurso a artimanhas com o Alberto João.

COMO PODERIA O ALBERTO JOÃO CUMPRIR COM A SINA QUE LHE ESTÁ RESERVADA DE VER O SEU PARTIDO SER EXPULSO DO GOVERNO CONTRA A SUA VONTADE,SE TIVESSE PERDIDO AS ELEIÇÕES ?
AJPC
10.10.2011 - 09:25
MAIS UMA VITÓRIA DO KADHAFI DA MAMADEIRA, AGORA O GAJO SEMPRE VAI MANDAR CONSTRUIR UM TÚNEL ATÉ AO CONTINENTE, PARA QUE OS BANANAS DA MAMADEIRA, POSSAM VISITAR OS MORCÕES QUE FINANCIAM ESSA PESTE DE PRESIDENTE.
AJPC
10.10.2011 - 09:22
MAIS UMA VITÓRIA DO KADHAFI DA MAMADEIRA, AGORA O GAJO SEMPRE VAI MANDAR CONSTRUIR UM TÚNEL ATÉ AO CONTINENTE, PARA QUE OS BANANAS DA MAMADEIRA, POSSEM VISITAR OS MORCÕES QUE FINANCIAM ESSA PESTE DE PRESIDENTE.



PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook