quarta-feira, 16 de Abril de 2014, 5:12
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
'Valor da língua é maior atractivo da comunidade'

6 de Fevereiro, 2012
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, apontou hoje a língua portuguesa como o maior atractivo da comunidade lusófona, sublinhando que o «enorme valor económico» tornará «inevitável» a sua ascensão como idioma internacional de trabalho.

«Um dos pontos mais atractivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem a ver com o facto de o Português ser uma língua que vai triunfar na globalização. É falado em quatro continentes, é a sexta língua mais falada no mundo e a terceira língua de origem europeia mais influente (...). Dentro de algumas décadas, 350 milhões de pessoas falarão Português em todo o mundo e isso torna inevitável a ascensão do português como língua internacional de trabalho e tem um valor económico enorme», disse Paulo Portas.

O chefe da diplomacia portuguesa falava aos jornalistas no final da inauguração oficial da nova sede da organização lusófona, que hoje juntou em Lisboa individualidades dos oito países da organização - Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Paulo Portas, que durante a sessão oficial ouviu do secretário-executivo da CPLP agradecimentos pelo empenho na obtenção da nova sede da organização, sustentou que «uma organização internacional que quer ser respeitada tem que ter uma sede prestigiada».

«O tema da sede internacional da CPLP estava parado há muito tempo porque muitas vezes a burocracia e a inércia fazem o seu caminho e é preciso sobrepor-lhes a vontade política», disse, adiantando que a nova sede terá «custo zero».

A CPLP mudou-se em finais de Dezembro de uma prédio na zona da Lapa, para o Palácio Conde de Penafiel, perto do Largo do Caldas, na baixa de Lisboa, um edifício histórico que até à chegada da coligação PSD/CDS-PP ao Governo português serviu de casa do ministério das Obras Públicas.

«É um lindíssimo palácio no coração da cidade de Lisboa. (...) Fica a CPLP lindamente servida, com uma sede prestigiadíssima», disse Portas, considerando que o novo espaço será um ponto de encontro «para consensos políticos» de uma comunidade «com crescente influência».

Lusa/SOL




16 Comentários
pinto2007
07.02.2012 - 19:02
'Valor da língua é maior atractivo dacomunidade'
é sem dúvida!
mas seria também muito atractivo não perdermos de vista o bem estar de toda esta grande e variada comunidade, começando desde já a desenharmos e decidir todos os pontos fortes e fracos de todos os países desde as economias, saúde, turismo,universidades, agricultura, pescas, florest, etc..et...etc..e cumprir esses planos e prazos!
desejamos, exigimos muita fruta e pouca parra!
gipsyking
07.02.2012 - 11:32
Ao ritmo a que vamos "evoluindo", aínda acabamos nas copas das árvores a garatujar...
gipsyking
07.02.2012 - 11:27
Não chóro por nada que a vida traga ou leve. Há porém paginas de prosa me teem feito chorar. Lembro-me, como do que estou vendo, da noute em que, ainda creança, li pela primeira vez numa selecta, o passo celebre de Vieira sobre o Rei Salomão, "Fabricou Salomão um palacio..." E fui lendo, até ao fim, tremulo, confuso; depois rompi em lagrimas felizes, como nenhuma felicidade real me fará chorar, como nenhuma tristeza da vida me fará imitar. Aquelle movimento hieratico da nossa clara lingua majestosa, aquelle exprimir das idéas nas palavras inevitaveis, correr de agua porque ha declive, aquelle assombro vocalico em que os sons são cores ideaes - tudo isso me toldou de instincto como uma grande emoção politica. E, disse, chorei; hoje, relembrando, ainda chóro. Não é - não - a saudade da infancia, de que não tenho saudades: é a saudade da emoção d'aquelle momento, a magua de não poder já ler pela primeira vez aquella grande certeza symphonica.
Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente, Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.
Sim, porque a orthographia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração greco-romana veste-m'a do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha.
gipsyking
07.02.2012 - 11:13
parasol
07.02.2012 - 10:04

Pois... Olha, Para, antes a morte que tal sorte!...
parasol
07.02.2012 - 10:04
CondedeMenteTriste
06.02.2012 - 18:14 Não aprnedi nada, nem percebi qual a diferença entre acordos ortograficos...
Melhor: percebo que sejas contra o progrsso, a evolução, etc.
Sabes que o Português de Portugal é considerado como lingua moribunda por não ter evoluido?
spartano
06.02.2012 - 23:19
LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

LINGUA! QUAL LINGUA??? A GENTE LEVAMOS COM O ACORDO ORTOGRAFICO É ESTE CÓCÓ! VEM FALAR DE (Valor da língua) VAI DE (RETO)ou(RECTO) SATANAS

jcesar
06.02.2012 - 23:14
Este desde que é Ministro, não quer saber dos Portugueses, agora está tudo bem, mesmo estando aqueles que tanto apoiava na oposição e na campanha eleitoral, cada vez pior, até já nem têm dinheiro para os medicamentos, e cada vez há mais pessoas a pedir ajuda alimentar, mas tudo isso agora passa-lhe ao lado.
Grande hipócritas.
ASS1719
06.02.2012 - 19:08
LÍNGUA TEVE ESTE SAFARDANAS PARA ENGANAR O POVO...
antoniopestana
06.02.2012 - 18:25
Uma única língua universal é suficiente e essencial para promover a justiça e equidade entre todos os povos.

Lutar por uma qualquer língua em especial para um certo povo ou região é lutar a favor do isolamento,privilégios,exploração e injustiça a nível regional e global.
CondedeMenteTriste
06.02.2012 - 18:14

parasol
06.02.2012 - 17:52


CondedeMenteTriste
06.02.2012 - 17:26 Erudito comentador! E sahida? E Avellar? E Achylles? E peydo?
Qual a justificação?


Para teu conhecimento, no vocábulo SAHIDA foi suprimido o caracter H que servia para ABRIR a vogal I e acrescentado um ACENTO AGUDO no Í.!!!
Quanto a Avellar e Achilles como nomes próprios podem ser escritos como o titular mais gostar!!!
Sobre o peydo ninguém melhor que tu pode clarificar essa situação visto ser o componente maioritário do que alojas na caixa craniana!!!
E mais não te digo para que não me chamem ENSINA BURROS além de ferrador dos teus congéneres!!


condedementetriste albardeiro e ferrador
parasol
06.02.2012 - 17:52
CondedeMenteTriste
06.02.2012 - 17:26 Erudito comentador! E sahida? E Avellar? E Achylles? E peydo?
Qual a justificação?
CondedeMenteTriste
06.02.2012 - 17:26
Há dois tipos de apoiantes do Aborto Ortográfico, os que são sócretinos e os que não sendo só cretinos não sabem nem aprendem a escrever a Língua Pátria!!!
As pessoas com um mínimo de cultura não se deixam embarrilar pela justificação de se escrever Farmácia em vez de PHarmácia!!!
Não foi uma extinção de caracteres foi SUBSTITUIÇÃO de PH por F que têm o mesmo valor fonético!!!
Suprimir as consoantes que abrem as vogais, para ter o mesmo valor fonético, teria de se acentuar as vogais e na maior parte dos vocábulos obrigava a colocar acentos agudos em duas vogais diferentes o que à partida é contra as regras ortograficas!!!
Quem idealizou, melhor quem idiotizou, e ou permite, em Portugal, tal acordo não é só cretino é mais alguma coisa para dar tamanho coice na Língua Materna!!!


condedementetriste albardeiro e ferrador
gipsyking
06.02.2012 - 16:29
parasol
06.02.2012 - 16:16

Ó Para,

Cárquer dia estamo escrevendu àssi pq us intendidus da acádemia assim u intenderão.
É f***, meu. É f***...
parasol
06.02.2012 - 16:16
CrisLeiria
06.02.2012 - 15:01
gipsyking
06.02.2012 - 15:45
Para vocês valle tudo... quando não cagam à shida das pharmacias, cagam à entrada...
gipsyking
06.02.2012 - 15:45
Com a bosta de AO que fizeram nas nossas costas, estamos mais perto de falar e escrever pretugês do que português.
CrisLeiria
06.02.2012 - 15:01
É tão respeitada pelos nossos políticos, que querem dar cabo dela com este AO.


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook