sexta-feira, 18 de Abril de 2014, 19:12
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Parlamento debate requerimento do PCP para audição de PM

8 de Fevereiro, 2012
O requerimento apresentado pelo PCP, que pede a presença do primeiro-ministro na Comissão de Assuntos Constitucionais para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento dos serviços secretos, é hoje apresentado e debatido na 1.ª Comissão.

O PCP pediu potestativamente - de forma obrigatória - a presença de Passos Coelho na primeira comissão porque é o único membro do Governo que tutela os serviços de informações, tendo recorrido a uma possibilidade regimental nunca antes exercida pelos deputados.

No entanto, o entendimento dos comunistas pode não ser unânime, já que pelo menos o CDS-PP considera que este requerimento potestativo «não pode ser aplicável» ao primeiro-ministro, advogando que este já é obrigado pelo Regimento da Assembleia da República a «responder» quinzenalmente, no debate com os deputados na Assembleia da República.

«Há uma posição de princípio de que os potestativos não se aplicam à vinda dos primeiros-ministros», afirmou o deputado centrista Telmo Correia.

Por seu lado o PS, através do líder parlamentar Carlos Zorrinho, defende que o primeiro-ministro «tem de ser ouvido» sobre o funcionamento das secretas, mas que deve ser a conferência de líderes a definir o modo e o local desta audição.

Numa declaração à agência Lusa, Carlos Zorrinho advogou que a conferência de líderes deve estipular «regras claras» para audições deste tipo e que se possam aplicar futuramente, a este ou outros chefes de Governo.

Já o primeiro-ministro tem remetido para a análise do Parlamento a sua eventual ida à comissão de Assuntos Constitucionais para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento dos serviços secretos, afirmando não querer «alimentar essa polémica».

«Não vou sequer alimentar essa polémica, isso é uma matéria que será analisada dentro do Parlamento», afirmou Passos Coelho na passada sexta-feira.

Lusa/SOL




11 Comentários
pedrox
09.02.2012 - 17:18
Se em Portugal e nos paises democraticos os manifestantes fossem bombardados quando protestam ,há dezenas de anos que tinha-mos livrado da porcaria comunista tantas sao as manifes e as greves contra todos os governos desde finais de 1975 ,mas nao seria mal pensado!!!!!! Vamos convidar o Assad a vir para cá uns tempos para resolver o problema!!!
pedrox
09.02.2012 - 17:18
Se em Portugal e nos paises democraticos os manifestantes fossem bombardados quando protestam ,há dezenas de anos que tinha-mos livrado da porcaria comunista tantas sao as manifes e as greves contratodos os governos desde finais de 1975 ,mas nao seria mal pensado!!!!!! Vamos convidar o Assad a vir para cá uns tempos para resolver o problema!!!
Quetzal
09.02.2012 - 15:42
Ha,há,ha,ha ,ena pá o Adao armado em fino e leva dessas...he.he.he ,esta foi amelhor do dia!
Ahamed
09.02.2012 - 09:13
Amigo Adao
perguntou o que eu gostava de ser ,pois em consideraçao Ahamed responde ;GOSTAVA DE SER CORNO COMO VOCê,alias português não tem problema de ser corno!
Pergunto agora eu ; Quanto recebe de RSI?
partidocracia
08.02.2012 - 19:13
RENOVAÇÃO DOS PARTIDOS
Para haver renovação nos partidos, é preciso que alguns saiam para dar lugar a outros. Ora, qual é a maneira mais natural e democrática de ditar essas trocas? É seguindo as preferências dos eleitores. Quem não é eleito, dá lugar aos que mereceram mais votos dos eleitores. Perguntarão: como é isso feito em Portugal? Resposta: não é possível! Em Portugal, os eleitores não votam em nomes, mas em listas que nem sequer surgem no boletim de voto. A ausência dum voto nominal impede os eleitores de fazer a sua parte na renovação nos partidos.
Adao
08.02.2012 - 17:47
O Ahmed deve ser um imigrante ilegal, e pela aproximação e concordancia que faz com a Freda deve andar á procura de dar a volta ao sistema casando com a Freda.....
Mas amigo Ahamed, a Freda está tão velha e seca que voce vai ter que a por de molho durante uma semana.....
A propósito se voce não fosse idiota o que é que gostava de ser?
Ahamed
08.02.2012 - 14:04
parasol- talvez o cão sarnento ,o genocida Al Assad a governar um ano fazia bem a voces ,ou tu sei lá se calhar também servirias.
Com o Assad ou o grande sucessor da Coreia do Norte!Greves e protestos acabavam em menos de um dia ,batalhavam 15 ou 16 horas diarias e estou seguro que ninguém protestava!
dixit
08.02.2012 - 12:33
Força, camarada Jirónomo!
Com o punho fechado, mais blá-blá-blá, e mais demagogia é que o País vai para a frente!

É preciso paciência para aturar esta esquerdalha que tem destruído tudo, e continuam com a grande lata de se fazerem passar por salvadores da pátria! Fresco!!!
parasol
08.02.2012 - 10:47
Ahamed
08.02.2012 - 10:43 E quem achas que deviamos ter como ditador? O Mubarak? O da Tunisia? O Assad?
Tu?
Ahamed
08.02.2012 - 10:43
Freda ,eu nao entendo muito sinceramente a mentalidade de muitos Portugueses apesar de viver cá quase 20 anos,a muitos me parece que tudo deve cair do céu ,compram sem ter dinheiro ,compram e nao pagam ,os trubunais estao entupidos de caloteiros,mas sao muito vaidosos ,eu estive já em varios paises do mundo e a frota potuguesa de carros é das melhores ,mesmo comparado com Espanha que muitos conhecem ,ninguem pregunta a si mesmo porque será assim ?pderia falar em muitas coisas mais ,mas nao vale a pena ,quando o pais esta na falencia e é preciso todos os sacrificios ,fazem protestos ,greves criticam os governos todos independentemente de que seja o partido no poder ou que seja a pessoa,que esperam ajuda dos Marcianos???? de nao trabalharem mais e produzir mais muitos vao passar fome de verdade,pior mas muito pior que agora,portugues tem que ganhar muito juizo 50 mil ciganos a receber rsi,no meu pais o cigano(tem poucos) trabalha e nao rouba ,a lei é muito severa eles portam-se bem ,aqui nao ,porque?todos qurem muitos feriados para que? para ficar mais pobres,aqui os impostos sao muito altos as empresas fecham,muitos desempregados a receber do estado ,menos impostos mais empresas mais gente a descontar ,meus filhos nasceram aqui gostam de Portugal eu sei que aqui tem mais liberdade,e u trabalhei e estudei e ainda estudo apesar de ter quase 5o anos,mas nao é posivel continuar aqui isto cada dia piora e ninguem ajuda a salvar o pais todos protestam e só fazem greves muitas greves ,nao pensam no futuro?e no futuro de seus filhos?preferem assaltar ,basta ver os jornais é impossivel tanto roubo e tanto imposto e tao pouca vontade de trabalhar,será por ter liberdade a mais ? eu acho que sim,as lesi nao se aplicam aos criminosos ,as pessoas vivem com medo,muitos criminosos vem para Portugal e sao estrangeiros !Porque será ? Em Marrocos nenhum extrangeiro vai lá roubar nem forma gangues sabem porque nao sabem? voces precisam de um novo ditador para melhorar o vosso futuro .
parasol
08.02.2012 - 10:10
Mais uma comissão que não vai a lado nenhum...


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook