quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 19:40
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
BE quer 'que se fique a saber tudo' sobre o BPN

17 de Março, 2012
O coordenador do BE considerou hoje "um mistério" a injeção de 5.000 milhões de euros "num banco tão pequeno" como o BPN, afirmando que o seu partido se baterá para que "se fique a saber tudo".

Numa sessão pública em Setúbal, Francisco Louçã considerou que a aprovação de uma comissão parlamentar de inquérito ao BPN representa "uma pequena vitória" em que o BE vai ter "um grande empenhamento", deixando críticas ainda à maioria PSD/CDS pela "grande confusão" gerada no Parlamento ao apresentar outra proposta de inquérito.

"Não há fome que não dê em fartura", ironizou a propósito da proposta apresentada pela maioria.

A Assembleia da República aprovou na sexta-feira por unanimidade a constituição de uma nova comissão e inquérito à gestão e reprivatização do BPN, na sequência de um acordo conseguido na noite da véspera na conferência de líderes parlamentares.

"Vamos dedicar-nos a esta comissão com grande empenho para que toda a gente fique a saber tudo o que pudermos apurar sobre o que aconteceu nestes anos de desvario financeiro, nesta conexão laranja que foi fazendo o BPN desde o tempo em que foi conduzido pelos ex-ministros de Cavaco Silva até à nacionalização, à sua gestão posterior e à devolução generosa a outro ex-ministro do PSD, aliado, como não podia deixar de ser, com José Eduardo dos Santos", afirmou.

Francisco Louçã acrescentou mesmo que "todos os bons negócios em Portugal se fazem aliados com José Eduardo dos Santos", o presidente de Angola.

Em seguida, apontou o BPN como "um dos maiores escândalos da vida pública portuguesa" e disse que há "um mistério no BPN" que a comissão de inquérito tem de esclarecer, "porque é preciso prestar contas a quem está a pagar a fatura".

"Há um mistério no BPN, que é o facto de um banco tão pequeno ter bebido 5.000 milhões de euros de empréstimos de liquidez que não sabemos se o Estado, a Caixa Geral de Depósitos, conseguirá recuperar", disse.

Numa nova crítica ao processo de reprivatização do BPN e da sua venda ao BIC, o coordenador bloquista declarou: "Só este ano, nas vésperas da sua privatização, o BPN teve um reforço de capital, dinheiro vosso, de 600 milhões de euros, mais uma linha de crédito a zero por cento de juro de 300 milhões. E, como todos bem sabemos fazer contas, 600 milhões mais 300 milhões vendem-se por 40 milhões".

Lusa / SOL




9 Comentários
vendap
17.03.2012 - 23:32
Quando se souber a verdade do caso BPN...!
Zedk
17.03.2012 - 18:20
Entre uma aspirina e uma martelada na cabeça para anestesiar, é preferível esta, desde que o doente não morra.
Quem saiba mais, são às toneladas mas, de verdade, precisamos mesmo é de algumas unidades que façam melhor. Comigo não contem. De economia e finanças, só sonheço a da minha carteira e não preciso de palpites de ninguém.
Antonyjunior
17.03.2012 - 17:52
O BPN foi sempre um caso de polícia, que alguns políticos quiseram transformar em política pura.

Desde a Operação Furacão, em que os trafulhas são avisados, até à nacionalização para evitar perdas aos contribuintes, quando estes já perderam 5.000 milhões...e quando alguns intervenientes estão já fora do país.

Este BPN contínua a ser um caso de polícia. Não vai ser esta ou outra comissão que vai resolver o imbróglio.
Há que operar alterações no actual quadro judiciário e deixar os cavalos correrem... ...mas não me parece que a esquerdalha pretenda tais alterações! Preferem ser mecânicos sem nunca terem visto um motor...

Aprecio a ignorância desta besta Louçã, que acredita que a aspirina também cura o cancro e a sida.
Zedk
17.03.2012 - 17:27
quijote
17.03.2012 - 15:42
Não sei. Eles que lhe respondam.
Que são xatos com'á pulga, temos que concordar. Que com eles se aprende alguma coisa, é facto.
Que sem BE e sem PCP estariamos pior, de certeza.
Que dariam um bom Governo, duvido.

Estou com os mais mal amados porque perfiro o melhor do pior, o esclarecimento e não o engano, Hoje, não tenho dúvidas, amanhã... quando houver eleições estarei mais esclarecido para fazer opções.
quijote
17.03.2012 - 15:42
Porque é que o BE usa o símbolo do MADE IN USSR?
Zedk
17.03.2012 - 15:23
parasol
17.03.2012 - 14:28
Olá !!! Já sabia que tinhas um ódiozinho de estimação pelo BE mas, em atenção aos partidários de uma esquerda a sério, pensei que ias deixar passar a minha "ingénia" piada.
Além do partido único, PS, não admitem mais nenhum !.!.! Salazar, Hitler e outros também. Estou esclarecido.
O poder é só para as camadas médias-altas e altas, também já sabemos. O Povo, para o PS e para toda a direita, sua companheira, é chato e acéfalo. Nunca me enganaste: Pertences a esse Povo que eles desprezam.
Toma cuidado contigo. Com tantos e tais quais amigos ...
parasol
17.03.2012 - 14:28
Zedk
17.03.2012 - 12:28 Acho que será mais um chato: instla-se na porcaria e custa a tirar. Tudo que pretende é fazer chicana. Está bem acompanhado pelos aldrabões do costume: PCP+PSD+CDS...
tracer
17.03.2012 - 13:47
A verdade do BPN é o fim do regime.
Zedk
17.03.2012 - 12:28
o BE é a pulga nas costas do Governo:
Não mata, mas chateia que se farta.


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook