sexta-feira, 24 de Maio de 2013, 10:59
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Guiné-Bissau: missão já deixou a Madeira

17 de Abril, 2012
A corveta 'Baptista de Andrade' deixou a Madeira às 19 horas, após reabastecimento, e dirige-se com a fragata 'Vasco da Gama' para uma missão de eventual resgate de portugueses da Guiné-Bissau.

A corveta, que integra a Força de Reacção Imediata (FRI), atracou no porto do Caniçal, no concelho de Machico, às 12h10, constatou a Lusa no local. Uma hora mais tarde chegou o navio balizador 'Shultz Xavier', que saiu pelas 17h45.

«A corveta aproveitou a passagem ao largo da Madeira para reabastecer de víveres e água potável, de forma a recompletar a sua capacidade em termos logísticos, dado desconhecer-se o período de duração da missão», informou o capitão de fragata e relações públicas da Estado-Maior General das Forças Armadas, Ramos de Oliveira.

Ramos de Oliveira esclareceu que, durante o período do reabastecimento logístico da corveta, a fragata 'Vasco da Gama' que integra também a FRI »manteve-se ao largo da Madeira», explicando que «ambas vão prosseguir a missão juntas».

A FRI, que inclui ainda um avião P-3 Orion, partiu ao início da tarde de domingo para Cabo Verde, com o objectivo de, caso seja necessário, apoiar as operações de retirada de cidadãos portugueses da Guiné-Bissau, país que foi alvo de um golpe de Estado na quinta-feira.

Neste dia, fonte oficial do Ministério da Defesa afirmou à Lusa que os militares portugueses não têm qualquer operação definida para já e que esta decisão acontece na sequência do aumento do nível de prontidão da FRI.

«O objectivo desta decisão é ficarmos mais próximos da Guiné-Bissau caso venha a ser necessário proceder a uma missão de retirada de cidadãos portugueses e de pessoas de outras nacionalidades», referiu esta fonte.

A decisão de aumentar o nível de prontidão da FRI foi conhecida na sexta-feira, um dia depois do golpe de Estado de um auto denominado Comando Militar na Guiné-Bissau.

A FRI tem meios dos três ramos das Forças Armadas que variam consoante o tipo de missão, pode ser deslocada em 72 horas e é comandada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

Na quinta-feira à noite um grupo de militares guineenses atacou a residência do primeiro-ministro e candidato presidencial, Carlos Gomes Júnior, e ocupou vários pontos estratégicos da capital da Guiné-Bissau.

Desde esse dia que se desconhece o paradeiro de Carlos Gomes Júnior e do Presidente interino, Raimundo Pereira.

A acção foi justificada por um auto denominado Comando Militar, cuja composição se desconhece, como visando defender as Forças Armadas de uma alegada agressão de militares angolanos, que teria sido autorizada pelos chefes do Estado interino e do Governo.

Lusa/SOL




17 Comentários
Portugalix
18.04.2012 - 18:55
E pelo caminho vai pescando.....
parasol
18.04.2012 - 14:34
Será desta que vamos reconquistar o Império?
GUEDES1955
18.04.2012 - 09:17
Que belas férias a BORDO DA FRAGATA, eu também quero ir.
meninodeouro
18.04.2012 - 07:47
Prudência,Companheiros
mfsmoura
18.04.2012 - 06:11
Espero que a missão corra bem e que nenhum dos nossos militares seja ferido.
Considero que a decisão do Governo é de louvar e merece o respeito de todos nós. Não são apenas os norte-americanos que possuem forças armadas para os proteger em qualquer parte do mundo. Nós também as possuímos e esse facto deve contribuir para elevar o nosso moral e o orgulho na nossa Grande Nação!!!
Taliban
18.04.2012 - 00:19
Adere à comunidade Beruby http://pt.beruby.com/promocode/u_Bp7r
Ganhas logo 1 euro por aderires e ganhas dinheiro em determinadas ações (ex: ver filmes, jogar jogos, ver o blog, escrever no fórum, registo em sites, etc.).
Também tens grandes descontos em muitas lojas de todas as áreas (desde viagens, a roupa e artigos informáticos, etc.)
Aparece http://pt.beruby.com/promocode/u_Bp7r
Taliban
18.04.2012 - 00:19
6 Blogs à maneira:
10 Jogos de Helicópteros, escolhe qual o melhor.
http://10jogoshelicopteros.blogspot.pt/
10 Jogos de corrida, escolhe qual o melhor.
http://lu-jogoscorridas.blogspot.pt/
Diretório de sites de emprego.
http://sitesdemprego.blogspot.com
Dicas para um casamento perfeito.
http://casamentoaoluar.blogspot.com
Jogos Online e ligação para os principais sites de jogos.
http://games-luar2011.blogspot.pt/
Aprende a ganhar dinheiro na internet.
http://ganhadinheironainternet1.blogspot.com
Aderitos
18.04.2012 - 00:18
Se o presidente da C. M. de Aveiro enviasse dois moliceiros, o resultado era o mesmo, mas mais económmico.
Portugalix
17.04.2012 - 23:30
pontaesquerda
17.04.2012 - 23:21

Então estamos feitos ainda vendem o chaço pelo caminho, e vamos ser alvos de chalaças da Europa os pelintras já andam a vender os charutos aos pretos.
pontaesquerda
17.04.2012 - 23:21
o comandante supremo e ministro dos negocios vão a comandar o leme???!!!...

...é que com a virilidade deles sinto-me em segurança!!!...
Portugalix
17.04.2012 - 22:48
Ainda vamos ter que mandar um rebocador para ir buscar o chaço isto se conseguir lá chegar todo operacional e esperemos que consiga voltar pelos seus meios….
Portugalix
17.04.2012 - 22:44
Vão disfarçados mas é pescar de arrastão de forma clandestina. Ou então vão ver se tem um lugarzinho no trafico…..
carlosgaspar
17.04.2012 - 22:35
Sou uma besta. Vamos lá fazer quê? Quantos Portugueses lá estão? Vão gozar com a P*** que os pariu. Dinheiro para s forças de segurança não há.
jsarmento
17.04.2012 - 22:15
Deviam ter mendado os submarinos em vez da corveta. Com um bocado de sorte afundavam e acabavam as despesas de manutensão - dizem que custam 50 mil euros mês!!!!!! será verdade?
zeparolo
17.04.2012 - 22:13
Fujam, Guineenses!

Não percebi para quê toda esta cena!
Joaquim Patrício
17.04.2012 - 22:13
Andamos a ser gemifrados desta maneira por este (des)governo do psd/cds, para andarem a brincar às guerras de mangerona e a armarem-se em heróis de pacotilha!
trupe
17.04.2012 - 21:38
prudencia, camaradas


PUB
PUB
Siga-nos
Marrocos Portugal
Passatempo SOL & ZOO: Ganhe bilhetes duplos para o Jardim Zoológico de Lisboa.
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt