quarta-feira, 23 de Abril de 2014, 20:32
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Seguro diz que partes do Estado 'estão capturadas' por interesses

1 de Fevereiro, 2014
O secretário-geral do PS disse hoje não estar seguro de que o Estado não esteja imune a "interesses ilegítimos" e "particulares", referindo uma "percepção" de que "há partes do Estado que estão capturadas ou em vias de o ser".

"O Estado forte é o Estado que não se deixa capturar, é o Estado que resiste e é imune aos interesses ilegítimos e aos interesses particulares. Eu hoje não estou seguro que o Estado português esteja totalmente imune a esses interesses, bem pelo contrário, temos muitas vezes a percepção de que há partes do Estado que estão capturadas ou em vias de o ser", afirmou António José Seguro.

O líder socialista falava em Lisboa no encerramento de uma iniciativa no âmbito da convenção "Novo Rumo", que se realizará em Maio, um painel que hoje foi dedicado ao tema "uma administração pública eficiente e com qualidade".

Na sua intervenção, Seguro defendeu a necessidade de retomar o programa de simplificação administrativa Simplex, iniciado no governo de José Sócrates, assim como da introdução do princípio da publicitação pública dos contratos de 'outsourcing' e das concessões.

"O Estado tem de ser transparente quando faz contratos fora do Estado. O Estado recorre frequentemente a pedidos de pareceres e de estudos. A primeira pergunta que nós fazemos é: com tantos juristas no Estado e com tantos trabalhadores públicos qualificados porque é que não recorre ao próprio Estado?", questionou.

"Mas o Estado pode ter razões, de um momento para o outro, que justifiquem o recurso a um escritório de advogados ou uma empresa que faça projectos. A nossa proposta é muito simples: quando isso tiver que acontecer, deve ser publicitado", anunciou.

Nessa publicitação devem constar as razões pelas quais se recorre a esse 'outsourcing' e quanto custa e, depois de concluído o parecer ou o estudo, aqueles documentos devem também ser divulgados "conhecimento de todos os portugueses".

"É fundamental esta transparência, é fundamental este rigor", declarou.

"Eu sei que há muita gente que não ficará contente com esta proposta, mas nós não estamos aqui para contentar essas pessoas, estamos aqui para resolver os problemas do nosso país", afirmou.

Seguro enunciou semelhante proposta para as concessões: "Quando há concessões, porque é que elas não são do domínio público? Se há um governo regional, por exemplo, na Madeira, que faz concessões a uma empresa de fotovoltaicas, porque é que isso não é do conhecimento publico?", questionou.

"O contrato deve ser público, para que todos os operadores, e também todos os contribuintes, possam conhecer com realismo e com clareza quais são as condições desse contrato. Estamos a falar de recursos públicos e estamos a falar de dinheiros públicos", disse.

António José Seguro reiterou a importância de "equilibrar as contas públicas", admitindo que esse objectivo "justifica ter um limite nominal para a despesa corrente", que não especificou.

"Isto não é um corte, isto é uma reforma. O que o Governo actual tem vindo a fazer são cortes", afirmou, reforçando a ideia de que "reformar não é cortar".

O secretário-geral socialista acusou o Governo de "gastar o dinheiro dos portugueses" e, ao mesmo tempo, destruir esse dinheiro, já que, afirmou, por cada quatro euros de austeridade, o défice só se reduz num euro.

Lusa/SOL




23 Comentários
jcesar
04.02.2014 - 21:11

AguiadaSerra
03.02.2014 - 00:31,

É nos Governos PSD que tem havido o maior aumento da despesa pública primária.

Isto é despesa que tem a ver com gastos de pessoal, admissão, aumentos, regalias, no setor público, e outras despesas, mas afinal tem aumentado muito mais nos Governo PSD.

«Nos últimos 30 anos, a despesa pública primária aumentou de 29% para 45% do PIB. Um aumento do peso do Estado na economia de 16,3 pontos percentuais, dos quais 12,1 p.p. (75%) aconteceram em governos liderados pelo PSD e apenas 4,2 em governos PS».
Jornal de Negócios online.
JChato
04.02.2014 - 00:02
Oh tózé ganzado da poi.ta!
Desde quando o Estado está "capturado"?
CLARO QUE ESTÁ!
Mas a pergunta é: DESDE QUANDO?
AguiadaSerra
03.02.2014 - 00:31
Claro que sim, Dr. José Falências!
Com 80% da máquina socialista na administração pública não se podia esperar outra coisa! E como o seu partido da ferrugem caloteira só governa enquanto há dinheiro DOS OUTROS, temos o resultado de 14 anos de poder dos caloteiros socialistas e canhotos!
Confessar que “há vários interesses” dentro do país que mandam mais do que o governo não é novidade! Novidade é um CALOTEIRO CUMPLICE desta bandalheira dizê-lo!
Dizer custa pouco…pretender votos à custa de uma confissão…é ser macaco! Porque só um macaco mal-intencionado vota contra a lei do enriquecimento ilícito! Neste assunto, não ser o único, não o desculpa…
abaixossindicatos
02.02.2014 - 20:09
Pergunta a todos os comentadores: Quem pensam ser o mais bonito politico....o Passos, o Seguro ou o Jeronimo

eu pessoalmente voto no Jeronimo
Platao
02.02.2014 - 19:38
MPortugal
02.02.2014 - 12:05

Ao ceu, mariazinha, nao chegara. Mas chegou aos teus lindos olhos.
jocas
02.02.2014 - 16:47
Mas isso salta á vista de todos, o estado inteiro está capturado por interresses estranhos ao estado, basta ver as leis que estão em vigor em todos os sectores são feitas á medida para os grupos onde a seguir muitos políticos se vão instalar sempre assim tem acontecido, está aí á vista é só olhar, metade do povo ainda colabora neste regime de chicoespertice a outra metade já acordou e já não vota, fazemos barulho e esperamosque os outros que ainda votam acordem, para que se possa implementar a verdadeira democracia.
jcesar
02.02.2014 - 15:45
É claro que partes do Estado 'estão capturadas' por interesses.

E se não aparecer um Governo que ponha fim a isso, os políticos cada vez terão menos credibilidade, e nas eleições a participação dos eleitores cada vez será menor, já atualmente a participação pouco ultrapassa os 50% dos eleitores, mas cada vez será pior, se continuarem a fazer tudo ao contrário do que prometem aos eleitores, como acontece com o atual Governo, que está a fazer tudo ao contrário do que prometeu aos eleitores, com a agravante de tudo estar a ser em vão.
JChato
02.02.2014 - 12:38
Oh tózé!
Andas a fumar charros a mais ou a ganza que usas é uma mherda!
MPortugal
02.02.2014 - 12:05
platao,

tu é que és muita bom, mas a tua voz não chega ao céu...
Platao
02.02.2014 - 11:10
Tanta transparencia!...

Este filho da phuta nao se lembra de falara na transparencia dos contratos das PPPs? Os iniciais e os varios sucessivamente alterados por uma serie de criminosos nos sucessivos governos - muito em particular os da xuxaria? Nunca lhe ocorreu?

Este gajo e demasiado patetico.
INIGMA
02.02.2014 - 01:33
José Seguro fala bem e comenta melhor!
Mas é tarde. Não se pode amar dois deuses e ser a favor daquele que der mais votos!


Compra da TVI era bom negócio
05 Março 2010

Pacheco Pereira ameaça divulgar despachos do Ministério Público
Quarta-feira, 9 de Junho de 2010

Sócrates pediu compra da TVI
14 Junho 2010

MARIANO GAGO CRITICOU O PARLAMENTO E ORDENS PROFISSIONAIS…
… …acusando o Parlamento de ceder aos interesses corporativos das ordens profissionais, que, na sua opinião, pretendem «canibalizar» o acesso ao mercado de trabalho.
EM 18 DE DEZEMBRO DE 2010


Escutas confirmam negócios
Documentos do processo Face Oculta mostram que o Governo socialista de José Sócrates tinha um plano para controlar a comunicação social
31 Outubro 2011


Procurador do 'Face Oculta' quer revelar caso PT/TVI
30 Abril 2010

Esquema com cheques do Instituto de Gestão Financeira da Justiça
22 de Junho, 2011

Ministério quer suspensão do contrato de arrendamento de tribunal da Maia
2011.07.14

DIAP abre inquérito-crime ao Campus de Justiça
9 de Setembro, 2011

Empresas do Estado tinham passivo de 77 mil milhões em 2010
28 de Setembro, 2011

Maria de Lurdes Rodrigues vai ser julgada
No âmbito do processo foram também pronunciados o investigador universitário João Pedroso, o ex-secretário geral do Ministério da Educação João da Silva Baptista e a chefe de gabinete da ministra na altura dos acontecimentos, Maria Matos Morgado.
16 de Janeiro, 2012

Fraudes contra o SNS sob investigação
25 de Janeiro, 2012

Governo pede auditorias aos 10 maiores hospitais
1 de Fevereiro, 2012

Custo de cada obra da Parque Escolar subiu mais de 400%
6 de Março, 2012

TC: Adjudicação das obras do TGV foi 'ilegal'
21 de Março, 2012


Corrupção
Domingo, 08 Maio 2011


Conforme o tempo passa e se vai destapando o baú da "mixórdia" do actual governo, neste que tem sido o reino de Sócrates e companhia, mais se vai ficando a saber, sobre os estratagemas usados para contornar a lei, enganar as entidades fiscalizadoras e facilitar a corrupção, abrir deliberadamente o caminho às vigarices com os grandes negócios, leia-se PPP (Parcerias público privadas).

As auto-estradas lançadas pelo governo só passaram no tribunal de contas porque foi sonegada (escondida) informação aos juízes. Em causa estão cinco subconcessões feitas pela Estradas de Portugal, em representação do Estado, no valor de 10 mil milhões de euros.

Estado gasta 38 milhões por ano com imóveis do Ministério da Justiça
13.07.2011 - 21:38


Relatório confidencial na posse do PS incendeia inquérito das PPP
30/05/12


Governo de Passos informa DIAP sobre medida de Sócrates para as farmácias
06 Março 2013


A Comissão Europeia (CE) decidiu abrir uma investigação aprofundada para verificar se o preço que a EDP pagou ao Estado, em 2007, pela extensão da concessão de barragens em Portugal não foi demasiado baixo e se estaria "em conformidade com as normas da UE em matéria de auxílios estatais".
18/09/2013




Devemos ao exterior 400 mil milhões
O antigo ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos disse ontem, em Vila Nova de Cerveira, que "Portugal deve ao exterior 230 por cento do PIB".

Seguro foi "co-autor de todos os erros do PS nos últimos anos"
Económico com Lusa
12/09/11 19:30



JChato
02.02.2014 - 00:01
Este "ganzado" começa a "tirar a máscara"!
Durante mais de 2 anos eu disse sempre o mesmo:
ESTE GAJO É "PERIGOSO"!
1) Como se não bastasse ser líder do maior bando de marginais da nossa História (p.s.ocretinos) é um demagogo COMPULSIVO!
2) Nunca teve coragem para assumir os erros que o seu partidozeco cometeu sob a batuta do trafulha mas hoje deu uma "canelada por baixo da mesa" que o zé de Paris ainda deve estar dorido! Imagino o que "vai na cabeça do monhé" e da cáfila da tal ala dos "socretinices" que continuam a prestar a maior vassalagem ao MAIOR TRAFULHA da História de Portugal!
3) NUNCA (tal como o "ami Hollande") fez UMA (uma que fosse) proposta concreta e não fez mais que de forma totalmente IMBECIL deixou de "maldizer" tudo e todos como se ignorasse que o País está sob custódia da troika a quem o seu antecessor no p.s.ocretinos nos "entregou"!
4) Durante o "reinado" do trafulha "passeou-se no meio dos pingos da chuva", calado e como se "não fosse nada com ele"! Assim que nas eleições/2011 o zé trafulha "levou a banhada que levou" (nessa mesma noite) "pôs-se a jeito" e, astutamente, lá foi eleito para "papagaio do bochechas"! CÍNICO!
5) Ao longo destes 2 anos e tal andou a "surfar" e, ao "sabor dos ventos" lá foi "levando a água ao moinho" nunca se percebendo NADA do que pensa e deita boca fora! Agora não se limita a atacar a maioria. Até ao trafulha dá caneladas! QUEM E O QUÊ está "por trás" deste gajo? UM FANTASMA? Para mim, ou este ganzado é um MANIPULADOR (pior que o zé trafulha) e "tem alguma na cabeça" para "dar cabo do País" ou alguém o vai "catequisando" para ver se "assalta o pote"!

EM RESUMO:
SE ATÉ HOJE DESCONSIDERAVA ESTA PALERMA HOJE NÃO ME INIBO DE O CONSIDERAR UM "PERIGO A EVITAR"!

QUANDO ELE DIZ QUE "OS ULTIMOS 4 GOVERNOS" ESTÁ A FALAR DESTE, DO TRAFULHA, DA "ALIANÇA EFÉMERA" QUE O SAMPAIO "MATOU" E ... GUTERRES!
ARREFINFA-LHE!
SÓ ELE É HONESTO! QUEREM VER? SÓ FALTA ELE DIZER ISSO!
pedescalco
01.02.2014 - 22:39
...
eu acho que estão capturados pelos partidos!


Platao
01.02.2014 - 22:00
O toze aplica-se na demagogia, entrega-se as tacticas mais macacas do calculismo politico - perfeitamente alienado do pais -, excita-se com as cabriolices em circuito fechado da canalha de que e efemeramente lider.

Tudo porque sabe bem na sua mediocridade que posto este orgasmo de mijo em que - sabe Deus como - chegou a quase chefe de governo, se refundira num resto de carreira tao obscura e sem brilho, correndo mesmo o risco de vir a ter que trabalhar para se sustentar. Ficara dependente de tachos que outros entendam emprestar-lhe, das migalhas do festim do poder pulhitico. So isso justifica nao abdicar de uma vezpor todas da permanente e pungente figura triste que e a sua imagem de marca.
Platao
01.02.2014 - 21:39
O completo hipocrita tem toda a razao.

A comecar pelo seu proprio partido e pelos filhos da phuta que no parlamento se dizem representantes dos portugueses. Ou sao macons ou simples empregados dos lobbies, ou ainda free-lancers que se alugam ao melhor preco.

Continuando pelos filhos da phuta que o PS xuxa tanto beneficiou a custa do esbulho dos pagantes de impostos. EDPs, motas engis, sa coutos, PTs, e tantos outros.

Este toze e tao bastardo e aviltado que ja nem a carneirada lhe pega. Desprovido de caracter, nulo de carisma, maleavel como uma enguia, e tao patetico quanto asqueroso. So a completa estupidez e ilusao de que e mais do que a besta que e ainda o faz correr e insistir nas figurinhas de urso a que nos habituou.

Nao sei qual das suas deficiencias o torna mais grotesco...
mundonovo50
01.02.2014 - 21:30
quijote
01.02.2014 - 21:17

O sr. Godinho é um honesto comerciante socialista e um ilustre benfeitor do partido.


Jacinto Leite Capelo Rego também é um benfeitor mas do CDS
quijote
01.02.2014 - 21:17
O sr. Godinho é um honesto comerciante socialista e um ilustre benfeitor do partido.
OldPirate
01.02.2014 - 21:14

Partes do Estado capturadas ? Coitado do senhor Godinho, um mártire do regime.

meiodoido
01.02.2014 - 21:08
mais um vira casacas...prometeu diminuir o numero de deputados...está quieto...os mamões não gostaram...todos iguais do cds ao bloco a mesma tralha
quijote
01.02.2014 - 21:00
Este tipo nem para porteiro do largo da Rata serve.
Socrates tem de vir salvar o PS.



PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt