quarta-feira, 23 de Abril de 2014, 20:33
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Revista de imprensa: 22 de Outubro

22 de Outubro, 2011
A polémica entre o primeiro-ministro e o Presidente da República sobre os cortes nos subsídios continua a dominar alguns jornais, como o Expresso, DN ou o i, enquanto as consequências da crise fazem manchete no Público e JN.

Apesar de colocar na primeira página o que considera ser uma resposta de Pedro Passos Coelho a Cavaco Silva - «Seria imprudente agravar ainda mais a carga fiscal», a manchete do DN vai para outro tema: «Governantes que não abdicam de subsídio de alojamento».

De acordo com o DN, existem nove ministros que recebem subsídio de alojamento por não terem residência permanente em Lisboa ou numa área de 100 km. No entanto, escreve o diário, dois deles, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, são proprietários de uma casa em Lisboa, apesar das suas residências permanentes serem, respectivamente, em Braga e Viseu.

Já o Correio da Manhã titula como manchete «Tesouro arrasa parcerias de Sócrates», com base num estudo da Direcção Geral do Tesouro e Finanças a que o jornal teve acesso. A pedido da 'troika', escreve o jornal, a DGTF elaborou um relatório que revela que as parcerias público-privadas vão gerar um buraco superior a 15 mil milhões de euros.

No Expresso, a quase totalidade da primeira página é dedicada a uma fotografia de Passos Coelho e Cavaco, que tem no meio o título «Passos ficou estupefacto com crítica de Cavaco», quando o chefe de Estado afirmou que o corte dos subsídios de férias e de Natal para funcionário públicos e pensionistas poderia violar a equidade fiscal.

Ainda sobre os subsídios de férias e de Natal, o Expresso escreve que estes poderão acabar e vir a ser integrados nos salários.

«Funcionária da Casa Sol acusada de agredir crianças», Universidades e politécnicos querem abrir mais 300 cursos» e «Bancos e Estado travam braço de ferro nos fundos de pensões» são outros dos títulos de primeira página do semanário. «Funcionária da Casa Sol acusada de agredir crianças», Universidades e politécnicos querem abrir mais 300 cursos» e «Bancos e Estado travam braço de ferro nos fundos de pensões» são outros dos títulos de primeira página do semanário.

O Público escolhe para manchete «Cortes nas Universidades acima dos 178 milhões de euros em 2012» e destaca ainda, em fotografia, o investimento aguardado nas minas de Moncorvo. «PPP vão custar no futuro 15,7 por cento do PIB nacional» e «Passos Coelho e cavaquistas contestam PR» são outros dos títulos em destaque na capa do jornal.

A crise faz também manchete no Jornal de Notícias - «Pobres sem ajuda para comer» - uma notícia que dá conta do corte de 36 milhões de euros por Bruxelas em alimentos para carenciados. Outro destaque do jornal prende-se com uma nova vaga de emigração: «Dois mil tentam sair do país», dizendo que os destinos preferidos dos jovens são Reino Unidos, Alemanha, França e Suíça.

Já o jornal i volta à polémica entre São Bento e Belém, com uma entrevista ao vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva e ex-consultor da Presidência da República, onde este defende que «O Presidente da República deve ser escutado» e dizendo esperar «abertura do Governo para aperfeiçoar Orçamento».

O i faz ainda um destaque especial para o que chama de «cromos de futebol».

Já nos desportivos, o futebol também domina: n' A Bola o destaque vai para as palavras do treinador do Benfica, Jorge Jesus, que disse que «se os políticos fossem treinadores estavam pouco tempo a governar». O jornal O Jogo prefere dar destaque ao jogador sportinguista Mathias, enquanto o Record põe em contraste as características do avançado do Benfica Cardozo e do guarda-redes do Beira-mar Rui Rego, equipas que se defrontam hoje à noite em Aveiro.

Lusa/SOL

 




0 Comentários


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt